SKETCHUP & VRAY

Desenhar com Adaptar à foto

Desenhar com adaptar a foto permite que você copie aquele móvel ou projeto que você só conseguiu uma foto de referência. Aprenda agora!

Você provavelmente já passou por isso. Achou um móvel ou projeto incrível e queria reproduzir no Sketchup, porém a única referência que você tem é uma imagem. Pensando nisso o Sketchup disponibiliza o recurso foto adaptada (Match Photo), onde você pode alinhas os eixos X, Y e Z existentes na foto em relação a foto e simplesmente modelar por cima!

DESENHANDO EM CIMA DE UMA FOTO

O processo é bem simples, porém a imagem tem que “ajudar”. Imagens em perspectiva são as que dão um melhor resultado, então para um exemplo simples vou utilizar a foto de um Rack.

match-photo

Legal mas qual o “truque” pra desenhar direto no Sketchup?

Para trazer a foto, basta ir na opção Câmera e escolher Adaptar à nova foto.

match-photo

Selecionando a opção Adaptar à nova foto é só escolher a imagem e clicar em abrir que a foto será inserida na sua área de trabalho. Agora observe que sua área de trabalho foi toda alterada. A imagem escolhida esta inserida e temos um grid (malha) para cada eixo, sendo um vermelho (X), um verde (Y) e um azul (Z).

match-photo

Antes de fazer qualquer alteração, na bandeja Padrão foi adicionado o campo Adaptar à foto, com algumas opções de ajuste em função do tipo de objeto ou ambiente você deseja reproduzir.

match-photo

Nesta primeira configuração, o que nos interessa são os campos Estilo e Planos.

match-photo

No campo Estilos é possível determinar como o Grid será posicionado, já que você pode ter situações em que a sua foto de referência pode ser interna, por cima ou externa. A minha primeira recomendação é antes de importar a foto de referência você use o comando Orbitar e gire o ambiente de forma que os eixos fiquem posicionados da maneira que você precisa.

match-photo

Isso facilita, e muito, a modelagem em cima de uma foto. Se tiver dificuldades, você pode utilizar a ferramenta Eixos.

match-photo

Para modelar o Rack, deixei posicionado para externo, já vou modelar a parte externa do Rack. No painel Adaptar à foto vou marcar a opção Externo.

match-photo

Poxa, mas o Rack não está dentro do ambiente? O cerno não seria escolher a opção interno?

Depende. Como vou modelar apenas o Rack escolhi externo. Se eu fosse modelar o ambiente inteiro escolheria interno. Esta escolha de opções não é regra, você conseguirá modelar com qualquer uma delas. Mas se escolher o mais adequado a foto e ao que precisa, menos dor de cabeça terá.

Nosso próximo passo será reposicionar o ponto de origem para a quina do Rack. Que será nosso ponto de referência. Para mover, basta clicar e manter pressionado o mouse sobre o ponto de origem e mover para a quina do móvel.

match-photo

Agora um detalhe que temos que nos atentar é quanto a escala. Como estamos trabalhando com uma foto, não temos ideia de qual o tamanho que o móvel terá no final da modelagem. Para facilitar é interessante manter o “personagem” que vem no arquivo para termos uma referência de escala humana. No final podemos fazer alguns ajustes mais precisos.

Observe que o personagem pode ter ficado muito maior ou muito menor que a foto que você esta usando de referência, não da pra ajustar de maneira impecável, mas da pra chegar bem perto. Para isso pare o mouse sobre o eixo Z (azul) e observe que o cursor do mouse está com um ícone de Aplicar mais ou menos zoom.

Basta mover para cima ou para baixo até o personagem ficar de um tamanho proporcional ao objeto ou ambiente que você esta modelando.

match-photo

Agora podemos posicionar as Barras de eixo, (em vermelho e azul) e alinhar os eixos.

match-photo

Você deve prestar atenção é quanto aos pontos de referência você vai utilizar. O objetivo aqui é identificar os planos X e Y, por isso você deve utilizar arestas da foto que sirvam de referência para isso. Por exemplo, na lateral esquerda vou utilizar a parte superior e inferior do Rack como referência e alinhar as barras nestas arestas.

match-photo

Ei! O origem agora esta todo torto!

Não se preocupe, quando você finalizar ele ficará na posição correta novamente. Agora devemos repetir o processo, porém com os eixos vermelhos.

match-photo

Observe que o eixo azul (Z) foi novamente reposicionado, onde agora temos um plano de trabalho perfeitamente alinhado em relação a foto. Para finalizar o modo de edição basta clicar fora da foto. Observe que o grid e as barras sumiram, porém o eixo está alinhado em relação ao Rack na foto.

match-photo

Se você utilizar o comando Orbitar a foto irá sumir, porém observe que temos uma cena criada. Para voltar a exibir a foto basta clicar na cena. Observe que os eixos também serão reposicionados em relação a foto.

match-photo

Agora vamos a modelagem! Neste processo você terá que utilizar as guias que você pode criar com a ferramenta Fita Métrica. A primeira coisa é criar as guias no piso para determinar a base do Rack.

match-photo

Após criar as guias já é possível criar um retângulo e usar a ferramenta Empurrar/puxar para criar o bloco do Rack. Observe que ele fica posicionado exatamente como o Rack está na foto. Não é fantástico?

Você pode inserir os detalhes diretamente pela face que desejar, podendo inserir ainda mais detalhes até conseguir que seu modelo fique igual a foto!

match-photo

Uma outra possibilidade, que eu não recomendo já que o resultado não fica muito bom, é deixar apenas o bloco do Rack e usar a opção Projetar foto. Esta ferramenta faz com que a imagem da foto seja projetada na face do objeto, dando um resultado artificial, mas se você não se preocupar com isso é uma possibilidade.

Posicione a foto, selecione a face desejada e clicando com o botão direito localize a opção Projetar foto.

match-photo

Para um resultado satisfatório o ideal é modelar o objeto completo. Mas vamos para outro problema, o da escala. Como modelamos em cima de uma foto a escala não deve estar muito boa, para isso podemos reescalar o modelo até que fique em uma medida o mais próximo do real. Lembre-se que estamos modelando em cima de uma foto, as medidas não serão tão precisas.

Escolha uma medida como base. No exemplo vou pegar a altura e colocar uma cota. Identifiquei que o Rack está com 0,75 m de altura.

match-photo

Para redimensionar vamos usar a ferramenta escala. Porém não esqueça de deixar a cota para que conforme você for reduzindo o tamanho consiga controlar o tamanho observando o valor da cota. Lembre-se de ao ativar a ferramenta escala use a diagonal para preservar a proporção do objeto e ir puxando até que a cota mostre o valor 0,75m.

match-photo

Pronto! Agora você pode modelar o que quiser, basta ter uma boa foto de referência.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Thiago
    20 de novembro de 2017 at 11:25 — Responder

    Parabens pelo trabalho. Consegui ter noção de como trabalhar com a foto adaptada.

  2. William Clímaco
    23 de fevereiro de 2019 at 09:48 — Responder

    Parabéns e muito grato por esse trabalho que vocês realizam de orientar e ensinar. Os tutoriais são ricos em informação e de fácil compreensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *