REVITANOTAÇÕES

Dimensões no Revit – Parte III

Dimensões no Revit – Parte III é uma série de 3 partes onde explico como trabalhar com o sistema de cotas e como fazer alguns ajustes para que você consiga deixar o seu projeto corretamente dimensionado! Aprenda agora!

As ferramentas de dimensionamento do Revit permitem que você insira todas as cotas que você necessita no seu projeto com uma velocidade incrível, mas para isso você deve configurá-las corretamente, para conseguir extrair o máximo do potencial deste recurso.

inserir-dimensões-no-revit

Nesta parte vamos abordar as ferramentas Elevação do Ponto, Coordenada do Ponto e Inclinação.

ELEVAÇÃO DO PONTO (SPOT ELEVATION)

inserir-dimensões-no-revit

Aqui entra um importantíssimo elemento em qualquer tipo de projeto, a Cota de nível. Em uma obra é comum termos diferentes alturas de pisos ou mesmo pavimentos, fora situações onde temos cotas de nível para piso osso e piso acabado. Com a ferramenta Elevação do ponto é possível identificar a altura exata da face na qual for inserida.

inserir-dimensões-no-revit

Temos algumas diferenças do modo que a Cota de nível é inserida em relação ao que a ABNT recomenda. Para inserir uma Elevação do ponto basta você clicar sobre a face desejada, porém a cota não será imediatamente inserida. Você precisa indicar onde ficará o “cotovelo” da cota e por fim sua posição final.

inserir-dimensões-no-revit

Ah, mas eu quero que fique igual a ABNT!

Calma, basta ir até a faixa de opções, onde temos uma série de opções.

inserir-dimensões-no-revit

Por padrão os campos Chamada de detalhe e Ombro vem ativados. Se você desmarcar o campo Ombro a Elevação do ponto ficará sem o “cotovelo”, agora se você desmarcar o campo Chamada de detalhe o campo Ombro também será desativado, gerando três possibilidades de combinação.

inserir-dimensões-no-revit

Mas e se eu quiser indicar o nível bruto e o nível acabado?

Neste caso é necessário criar uma família de Elevação do ponto, mas não se preocupe, eu fiz uma publicação explicando como fazer isso, além de suas limitações. Para acessar, clique no link abaixo:

COTA DE NÍVEL ABNT 6492

Legal, mas e esse campo Base relativa, porque está bloqueado?

Esta é uma funcionalidade que está associada ao tipo de família de Elevação do ponto. Para entender melhor vamos analisar um projeto em uma vista de elevação.

inserir-dimensões-no-revit

Considerando que você começou o seu projeto no Nível 1, que corresponde a cota 0,00, todos os valores indicados na Elevação do Ponto estarão associados a este nível, sendo assim, caso você vá para, por exemplo, o Nível 2 (que corresponde a cota de 3,00) a Elevação do ponto irá exibir o valor 3,00.

inserir-dimensões-no-revit

Para ativar a opção Base relativa, você deve selecionar a Família de Ponto de base, ir até o menu Propriedades e clicar em Edita tipo.

inserir-dimensões-no-revit

em Propriedades de Tipo, no campo Texto, localize a opção Origem da elevação.

inserir-dimensões-no-revit

Altere para Relativo e depois feche a janela.

inserir-dimensões-no-revit

Ao finalizar e olhar a área de trabalho, observe que na faixa de opções o campo Base relativa está ativo e temos algumas opções disponíveis.

inserir-dimensões-no-revit

Agora você pode considerar que o Nível na qual você está trabalhando será o “Nível zero”. O processo é simples, basta selecionar o nível de Base relativa de sua preferência para que ele seja “zerado”.

inserir-dimensões-no-revit

Por fim temos a opção Exibir elevações, que permite escolher entre quatro opções sendo:

inserir-dimensões-no-revit

  • Elevação real (selecionada) – Exibe a elevação onde a Elevação do ponto foi colocada.
  • Elevação Superior – Exibe a elevação superior da face em que foi selecionada (mesmo resultado da real).
  • Elevação inferior – Exibe a elevação da face inferior em que foi selecionada.
  • levações superiores & inferiores – Exibe a elevação das faces inferior e superior em que foi selecionada.

inserir-dimensões-no-revit

Recomendo cuidado quando for inserir a cota de Elevação do ponto em planos inclinados ou rampas, já que o valor que exibido será exatamente do ponto na qual você efetuar o clique.

COORDENADA DO PONTO (SPOT COORDINATE)

inserir-dimensões-no-revit

Apesar do nome deixar bem claro a ferramenta Coordenada do ponto pede que você tenha um mínimo entendimento de trabalhar com coordenadas e principalmente as coordenadas do Revit.

O Revit, assim como diversos softwares voltados para arquitetura, trabalham com um sistema de coordenadas. Por exemplo, o AutoCAD, percebemos isso de forma mais explicita, pois exibe além do grid o eixo X e Y no canto da tela.

inserir-dimensões-no-revit

Já no Revit o sistema de coordenadas existe da mesma forma, porém se você quiser visualizar terá que ativar alguns recursos para isso. Em uma vista de planta, vá até a aba Arquitetura e no painel Plano de trabalho clique em Exibir.

inserir-dimensões-no-revit

Observe que na planta de piso agora é possível visualizar o Eixo de plano de trabalho e inclusive o mesmo é selecionável.

inserir-dimensões-no-revit

Legal mas e a coordenada zero/absoluta?

A coordenada zero do plano de trabalho está oculto, por isso você deve ir até a Barra de controle de visualização (menu inferior) e clicar em Revelar elementos ocultos (uma lampadinha cinza).

inserir-dimensões-no-revit

Observe que será exibido ao centro da tela um ícone (na verdade são dois, estão sobrepostos) na cor magenta.

inserir-dimensões-no-revit

Estes ícones são o Ponto de pesquisa – interno e o Ponto de base do projeto. Não precisa desocultá-los, o que você precisa saber é que é com base nestes pontos que a cota de Coordenada do ponto trabalha. Ela vai adicionar um ponto no projeto para informar as coordenadas Norte/Sul e Leste/Oeste do projeto. As coordenadas são reportadas respeitando o sistema de coordenadas compartilhadas.

Então clique na ferramenta Coordenada do ponto, mova o cursor do mouse e observe que os valores vão sendo atualizados conforme você se distância ou aproxima do Ponto de base do projeto. Lembrando que só é possível inserir cotas de Coordenada do Ponto em uma face.

inserir-dimensões-no-revit

Observe que podemos dividir a nossa área de trabalho em quadrantes, onde os valores podem ficar positivos ou negativos.

inserir-dimensões-no-revit

Mas se é um sistema de coordenadas o que são essas letras N e E?

Aqui temos um problema de tradução e de configuração da família. O N é de North (Norte) e o E é de East (Leste), que correspondem as coordenadas X (norte) e Y (Leste). Isso deixa o resultado um pouco confuso, porque temos algo do tipo:

Quando N está positivo quer dizer distância do Ponto base do projeto na direção Norte. Quando o N está negativo é a distância do ponto de Base do Projeto na direção Sul! Já quando o L está positivo é a distância do Ponto Base do projeto na direção Leste e quando o L está negativo é a distância do Ponto de Base do Projeto na direção Oeste! Já deu pra perceber a confusão.

Para evitar isso eu altero as propriedades da Família selecionado a Coordenada do ponto e clicando em Editar Tipo no campo Propriedades.

inserir-dimensões-no-revit

Em Propriedades de Tipo localize o dentro do campo Texto as opções Indicador Norte/Sul e Indicador Leste/Oeste.

inserir-dimensões-no-revit

Altere os valores de Indicador Norte/Sul para N/S (Norte/Sul) e Indicador Leste/Oeste para L/O (Leste/Oeste).

inserir-dimensões-no-revit

Assim teremos:

  • N/S – Positivo é Norte e negativo é Sul.
  • L/O – Positivo é Leste e negativo é Oeste.

inserir-dimensões-no-revit

Pronto! Muito mais intuitivo não acha?

INCLINAÇÃO DO PONTO (SPOT SLOPE)

inserir-dimensões-no-revit

O nome aqui também já deixa claro o que é possível fazer. Você consegue identificar planos inclinados com a ferramenta Inclinação do Ponto.

Antes de começar a utilizar este tipo de cota você deve se atentar a unidade de inclinação do seu arquivo. Já fiz uma publicação explicando sobre isso, se você ainda não viu basta clicar no link abaixo:

PROBLEMAS COM INCLINAÇÕES

Mas em resumo você deve conferir se a inclinação do seu projeto está configurada para porcentagem.

inserir-dimensões-no-revit

Isso é necessário para que quando você inserir a cota de Inclinação do ponto seja identificado o percentual de inclinação da maneira que precisamos. Como exemplo vou usar um piso inclinado. Basta clicar na ferramenta Inclinação do ponto e clicar sobre a superfície.

inserir-dimensões-no-revit

Legal, mas essa é a formatação correta?

Então… para o padrão brasileiro não, então precisamos fazer alguns ajustes na família. Selecione a cota de Inclinação do ponto, vá em Propriedades e clique em Editar tipo.

inserir-dimensões-no-revit

Na janela Propriedades de tipo localize o campo Texto e a opção Formato de unidade.

inserir-dimensões-no-revit

Clique para acessar a janela Formato e altere o campo Unidades para Percentual.

inserir-dimensões-no-revit

Não esqueça de corrigir o campo Arredondamento para duas casas decimais e o campo Símbolo de unidade para % (porcento).

inserir-dimensões-no-revit

Pronto! Com isso o valor será exibido da maneira correta.

inserir-dimensões-no-revit

Provavelmente você tentará testar esta ferramenta em uma rampa e vai perceber que não funciona.

inserir-dimensões-no-revit

Como assim? Uma ferramenta pra inclinação não funciona em uma rampa?

Pois é, como eu sempre digo porra Autodesk! é lamentável este tipo de problema. Mas agora vamos para a parte engraçada. Funciona se a vista for elevação ou corte.

inserir-dimensões-no-revit

Mas e aí? Minha rampa vai ficar sem cota de inclinação?

Calma, da para fazer uma “gambiarra”. Na verdade é só você criar a cota de Inclinação do ponto em uma superfície plana e depois arrastar para a rampa. Por mais idiota que pareça, funciona.

inserir-dimensões-no-revit

Não esquecendo que temos alguns recursos na faixa de opções, onde o primeiro é o Representação da inclinação. Lembrando que este recurso só fica disponível para vistas em corte ou elevação.

inserir-dimensões-no-revit

Aqui você pode escolher a forma da representação entre as opções Seta e Triângulo.

inserir-dimensões-no-revit

E por fim o Deslocamento da referência, que seria o quanto a linha de dimensão desencosta da face que está indicando a inclinação.

inserir-dimensões-no-revit

O valor pode tanto ser pré configurado como ser ajustado posteriormente.

inserir-dimensões-no-revit

Pronto! Agora você já sabe trabalhar com dimensionamento no Revit, então chega de sofrer e “bora” cotar o projeto!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. 18 de junho de 2018 at 09:44 — Responder

    Olá Luís!

    Sou Renato Martins, Docente em Revit e AutoCAD no SENAC
    SP, fizemos uma prova de certificação em Revit na Consolação se não me engano.
    Estou passando para lhe parabenizar pelo site, os artigos que li, achei de otima qualidade.
    Estou trabalhando com MKTG Digital, uma alternativa ao nosso trabalho formal.
    Você me autoriza a divulgar seus artigos em grupos que participo no Facebook, penso que irá aumentar ainda mais sua audiência e me ajudará muito.

    Obs.: Meu site esta em construção, pretendo divulgar alguns cursos relacionados.

    Desde já agradeço!

    Se permitir será otimo, se não respeitarei.

    Grande Abraço e Sucesso!

    Renato Martins

    • 21 de junho de 2018 at 11:06 — Responder

      Fala Renato,

      Tudo bom? Te respondi por e-mail.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *