DUPLICAR OBJETOS NO BLENDER

Duplicar objetos no Blender é um processo muito simples, porém o que nem todos sabem é que existem dois métodos de trabalho, o Duplicate Objects (Duplicar objetos) e o Duplicate Linked (Duplicata vinculada), sendo muito importante saber em que momento cada opção deve ser utilizada. Aprenda agora!

Um dos recursos mais básicos de qualquer software 3D é a ferramenta de criação de cópias. No Blender não seria diferente, porém ele vai além nos oferecendo dois métodos, que são pensados para diferentes fluxos de trabalho.

Vamos conhecer cada um deles e como podemos trabalhar para tirar o melhor proveito possível de ambas opções.

DUPLICAR OBJETOS (DUPLICATE OBJECT)

Sempre que precisamos criar uma simples cópia de um objeto, podemos recorrer a ferramenta Duplicate Objects. A ferramenta Duplicate Object esta localizada na parte superior da área de trabalho, dentro da aba Object.

duplicar-objetos

ATALHO – Para ativar o Duplicate Objects pressione SHIFT + D.

O comando Duplicate objects pode ser utilizado em diversos contextos, principalmente quando falamos dos modos de trabalho, no caso Object Mode e Edit Mode.

Em Object Mode estamos trabalhando com os objetos “inteiros”, sem afetar a sua malha, de forma que ao usar o comando Duplicate objects obtemos uma cópia do objeto como um todo, inteiro.

Já em Edit mode, temos acesso a malha do objeto, onde podemos criar uma cópia a partir da seleção de uma parte do objeto. Nesse contexto, esta “parte” pode vir com materiais, mapas UV e outras propriedades.

duplicar-objetos

Quando ativar o comando, tome alguns cuidados, pois assim que criamos uma cópia, a mesma é criada exatamente na mesma localização do objeto que foi copiado e é associada ao mouse, fazendo com que, na maioria dos casos, o cursor do mouse fique longe da cópia.

duplicar-objetos

Para contornar este problema você pode fazer da seguinte forma: selecione o objeto, ative o comando Duplicate Object (pode ser via atalho) e mova o mouse. Assim que você visualizar que a copia foi criada, pressione Esc.

Com isso a cópia estará “sobreposta” ao objeto original, de forma que basta ativar o comando Move, para reposicioná-la conforme sua necessidade.

duplicar-objetos-blender

As cópias que forem criadas com a ferramenta Duplicate objects são cópias independentes, de forma que qualquer alteração realizada no objeto original não afetam a cópia e vice-versa.

DUPLICAR OBJETO COM VÍNCULO (DUPLICATE LINKED)

De acordo com a necessidade do seu projeto, pode ser interessante ao fazer uma alteração em um objeto, todas as cópias também sejam alteradas, proporcionando uma economia de tempo significativa no seu fluxo de trabalho.

A ferramenta Duplicate Linked estabelece um vínculo entre o objeto original e suas cópias, de forma que qualquer alteração realizada no objeto e sua geometria, afeta todas as cópias e o objeto original.

A ferramenta Duplicate Linked esta localizada na parte superior da área de trabalho, dentro da aba Object.

duplicar-objetos

ATALHO – Para ativar o Duplicate Objects pressione SHIFT + D.

O processo de criação de cópia com a ferramenta Duplicate Linked é exatamente o mesmo da ferramenta Duplicate Object, a diferença é o vínculo estabelecido entre os objetos, que se comportam como “clones”, onde as alterações realizadas em um deles, se refletem em todas as cópias.

duplicar-objetos

Com isso já é possível pensar em um fluxo de trabalho onde objetos que se repetem na sua cena devem ser copiados com a ferramenta Duplicate Linked, permitindo que seja possível fazer a correção de múltiplos objetos editando apenas um deles.

Certo, mas como eu faço para identificar essas cópias?

GERENCIAR MÚTIPLAS CÓPIAS

Quando trabalhamos com Duplicate Linked, estamos precisamos saber como identificar estas cópias, para isso vou criar um cubo e fazer quatro cópias com Duplicate Linked.

duplicar-objetos

Em um primeiro momento, pensamos que o lugar mais adequado para conferir as cópias é a janela Outliner, localizada na lateral direita na área de trabalho.

duplicar-objetos

Mas observe que o Blender apenas numera as cópias, sendo que independente do processo de cópia (Duplicate object ou Duplicate Linked), elas seriam nomeadas da mesma forma.

duplicar-objetos

Quando trabalhamos com Duplicate Linked, as cópias estão compartilhando informações, de forma que qualquer alteração no objeto, as cópias são atualizadas imediatamente.

A forma mais adequada de conferir o vínculo entre as cópias é selecionar uma das cópias ir na lateral direita da área de trabalho, no painel Properties.

duplicar-objetos

No painel Properties, localize a aba Object Data Properties.

duplicar-objetos

Também é possível ativar esta aba clicando no ícone Object Data Properties, ao lado do nome do objeto, na janela Outliner.

duplicar-objetos

Independente da cópia que for selecionada, será exibido na parte superior da aba Object Data Properties, temos o nome do objeto que está selecionado. Na mesma linha, no lado direito, temos uma caixa com um número.

Esse número corresponde ao número de cópias que compartilham as mesmas informações (incluindo o objeto original). Observe que mesmo clicando em diferentes cópias o nome da cópia muda, mas a informação compartilhada é a mesma.

duplicar-objetos

REMOVER VÍNCULO DA CÓPIA

Para remover o vínculo de uma cópia, você deve selecionar a cópia desejada, acessar o painel de Propriedades e na aba Object Data Properties clicar no número ao lado do nome da cópia.

duplicar-objetos

Deste modo, as informações exibidas na aba Object Properties Data passam a responder de forma independente, assim sendo as alterações realizadas neste objeto deixam de afetar os demais objetos.

duplicar-objetos

Um outro caminho para fazer isso é selecionar o objeto e na parte superior da área de trabalho acessar a aba Object > Relations > Make single user > Object & Data.

duplicar-objetos

Mas e se eu me arrepender e precisar refazer o vínculo?

Sinceramente a forma mais rápida é fazer uma nova cópia com o Duplicate Linked, claro que isso depende do contexto, que inclusive o blender oferece uma série de possibilidades neste sentido, basta selecionar o objeto é ir novamente a aba Object > Link/Transfer Data.

duplicar-objetos

Mas isso já é assunto para uma outra publicação, que vou trabalhar em breve.

CONCLUSÃO

As ferramentas para criação de cópias do Blender, Duplicate object e Duplicate Linked, permitem que você decida entre criar uma simples cópia e criar cópias vinculadas, agilizando o processo de alteração e edição de múltiplos objetos.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com Duplicate object e Duplicate Linked ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário