Editar blocos no Model

Editar blocos no Model é um recurso que permite que as alterações que você precisa realizar no bloco possam ser feitas diretamente na ambiente Model, sem a necessidade de abrir o Block Editor. Aprenda agora!

Um coisa muito comum no dia a dia é ter que fazer alterações em um bloco. E o processo é bem simples, onde basta selecionar o bloco e editá-lo via a opção Block Editor, onde podemos cortar caminho clicando duas vezes sobre o bloco.

editar-blocos-no-model

Porém além de tomar tempo, algumas alterações são feitas devido a relação do bloco com os objetos do entorno, e ao acessar o Block Editor vamos para um ambiente onde o bloco é exibido de maneira isolada.

editar-blocos-no-model

Para resolver isso temos um recurso que permite editar o bloco diretamente na área de trabalho (Model). Vamos ver como este recurso funciona.

EDITAR BLOCOS NO MODEL (MODEL IN PLACE)

O processo é muito simples. Como exemplo, vou pegar uma situação onde preciso corrigir o batente de uma porta para que fique alinhado em relação a espessura da parede.

editar-blocos-no-model

Para fazer essa correção diretamente no Model, selecione o bloco desejado, clique com o botão direito e selecione a opção Edit Block In-place.

editar-blocos-no-model

Ao clicar em Edit block In-place será exibida a janela Reference Settings, onde você deve confirmar o bloco que deseja fazer alterações. basta clicar em Ok.

editar-blocos-no-model

Observe que todos os objetos da área de trabalho ficarão com um efeito de transparência e apenas o bloco escolhido ficará disponível para alterações.

editar-blocos-no-model

Outro detalhe para ser observado é que temos um painel de contexto que irá aparecer em qualquer aba na qual você estiver trabalhando. É o painel Edit Reference.

editar-blocos-no-model

O processo é muito simples. Faça todas as alterações necessárias, e assim que terminar basta clicar na opção Save Changes. Caso deseje cancelar as alterações clique em Discard changes, que o AutoCAD volta ao modo de exibição normal.

Mas e essas outras opções?

Em Add to Working Set (Adicionar ao conjunto de trabalho) você consegue adicionar objetos ao bloco atual. Por exemplo, imagine que você criou o bloco e esqueceu de colocar um dos batentes. Basta clicar em Add to working set.

editar-blocos-no-model

Já a opção Remove to working set faz o processo inverso. Permite que você remova qualquer elemento do bloco atual. O que faz com que esses campos ampliem o leque de opções de edição do seu bloco.

Simples não é mesmo? Agora você pode fazer os ajustes necessários aos seus blocos diretamente no Model sem perder tempo acessando o Block Editor.

Importante! Caso o seu bloco seja um bloco dinâmico, este recurso transforma o bloco selecionado em um bloco convencional, perdendo as funções dinâmicas do bloco. Para blocos dinâmicos você terá que usar o Block editor mesmo.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Editar blocos no Model”

    • Olá Cristina,

      Estranho isso, já vi algo parecido com blocos que a escala foi alterada, mas não deveria acontecer. Se não encontrar solução, entre no bloco, copie o conteúdo e cole no seu projeto.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário