AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Editar blocos no Model

Editar blocos no Model é um recurso que permite que as alterações que você precisa realizar no bloco possam ser feitas diretamente na ambiente Model, sem a necessidade de abrir o Block Editor. Aprenda agora!

Um coisa muito comum no dia a dia é ter que fazer alterações em um bloco. E o processo é bem simples, onde basta selecionar o bloco e editá-lo via a opção Block Editor, onde podemos cortar caminho clicando duas vezes sobre o bloco.

editar-blocos-no-model

Porém além de tomar tempo, algumas alterações são feitas devido a relação do bloco com os objetos do entorno, e ao acessar o Block Editor vamos para um ambiente onde o bloco é exibido de maneira isolada.

editar-blocos-no-model

Para resolver isso temos um recurso que permite editar o bloco diretamente na área de trabalho (Model). Vamos ver como este recurso funciona.

EDITAR BLOCOS NO MODEL (MODEL IN PLACE)

O processo é muito simples. Como exemplo, vou pegar uma situação onde preciso corrigir o batente de uma porta para que fique alinhado em relação a espessura da parede.

editar-blocos-no-model

Para fazer essa correção diretamente no Model, selecione o bloco desejado, clique com o botão direito e selecione a opção Edit Block In-place.

editar-blocos-no-model

Ao clicar em Edit block In-place será exibida a janela Reference Settings, onde você deve confirmar o bloco que deseja fazer alterações. basta clicar em Ok.

editar-blocos-no-model

Observe que todos os objetos da área de trabalho ficarão com um efeito de transparência e apenas o bloco escolhido ficará disponível para alterações.

editar-blocos-no-model

Outro detalhe para ser observado é que temos um painel de contexto que irá aparecer em qualquer aba na qual você estiver trabalhando. É o painel Edit Reference.

editar-blocos-no-model

O processo é muito simples. Faça todas as alterações necessárias, e assim que terminar basta clicar na opção Save Changes. Caso deseje cancelar as alterações clique em Discard changes, que o AutoCAD volta ao modo de exibição normal.

Mas e essas outras opções?

Em Add to Working Set (Adicionar ao conjunto de trabalho) você consegue adicionar objetos ao bloco atual. Por exemplo, imagine que você criou o bloco e esqueceu de colocar um dos batentes. Basta clicar em Add to working set.

editar-blocos-no-model

Já a opção Remove to working set faz o processo inverso. Permite que você remova qualquer elemento do bloco atual. O que faz com que esses campos ampliem o leque de opções de edição do seu bloco.

Simples não é mesmo? Agora você pode fazer os ajustes necessários aos seus blocos diretamente no Model sem perder tempo acessando o Block Editor.

Importante! Caso o seu bloco seja um bloco dinâmico, este recurso transforma o bloco selecionado em um bloco convencional, perdendo as funções dinâmicas do bloco. Para blocos dinâmicos você terá que usar o Block editor mesmo.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *