REVITANOTAÇÕES

Eixos e níveis – Propagar extensões

Eixos e níveis – propagar extensões vai permitir que a organização dos eixos e níveis do seu projeto sejam aplicadas as demais vistas do projeto, lhe poupando um tempo considerável! Aprenda agora!

Se tem uma coisa que enche o saco acaba com a paciência de qualquer um é ficar corrigindo o alinhamento dos eixos e níveis do projeto, uma vez que é muito comum eles ficarem “encavalados”.

eixos-e-níveis

Resolver isso é relativamente simples, uma vez que é possível adicionar um “cotovelo” na linha de nível/eixo e reposicionar de forma que não fiquem encavalados. Para isso basta selecionar o nível que deseja editar e clicar no simbolo de adicionar cotovelo.

eixos-e-níveis

Este processo vai dobrar o nível com dois cotovelos que podem ser arrastados e reposicionados sem alterar a altura na qual o nível esta configurado. Este ajuste permite uma melhor visualização da descrição e altura do nível editado.

eixos-e-níveis

Observe que o nó que permite configurar o alinhamento dos níveis não é movimentado, ele permanece alinhado em relação a linha de eixo/nível.

eixos-e-níveis

É importante observar isso, já que em algumas situações a organização dos níveis pede que os níveis não estejam exatamente alinhados.

eixos-e-níveis

Certo, até aqui sem muitos segredos ou novidades. Mas o problema é que quando você resolve este problema em uma vista, quando você vai para outra vista os níveis ainda estão encavalados!

eixos-e-níveis

Fazer isso no projeto inteiro pode lhe tomar um tempo valioso! E para acabarmos com esse sofrimento podemos usar o recurso Propagar extensões.

PROPAGAR EXTENSÕES

Ao selecionar um nível modificado vá até a aba Modificar|Níveis ou Modificar|Eixos (depende do que você está tentando editar). Observe que temos a opção Propagar extensões.

eixos-e-níveis

O que exatamente esta ferramenta faz?

Esta ferramenta permite que você replique a alteração realizada aos níveis ou eixos em todas as “vistas similares”.

Como assim similares?

Podemos dizer que são as vistas que estão no mesmo alinhamento. Imagine uma vista em planta baixa com eixos verticais (numéricos) e horizontais (alfabéticos).

eixos-e-níveis

Se você usar uma vista a partir do eixo Sul será possível visualizar os eixos 1, 2, 3 e 4. Estes eixos também são visíveis na vista Norte. Porém não é possível visualizar os eixos A, B, C e D, pois eles estão em outro sentido de visualização.

Então quando falamos vistas similares, queremos dizer que as edições realizadas nos eixos 1, 2, 3 e 4 serão propagadas para  para a vista Norte, que é uma vista “similar”, uma vez que está no mesmo alinhamento.

Claro que isso não se resume a apenas a vista imediatamente oposta. Isso vai incluir cortes, elevações, detalhes e demais vistas que tenham o mesmo “alinhamento”.

eixos-e-níveis

Certo e como eu ativo esse tal de “Propagar extensões”?

Mais simples impossível. Basta selecionar o nível/eixo que você fez a alteração e clicar na opção Propagar extensões.

eixos-e-níveis

Aqui cabe uma observação importante. Ao selecionar um eixo/nível e aplicar o Propagar extensões, isso só será aplicado ao eixo/nível selecionado. Se quiser que este recurso seja aplicado aos demais níveis/eixos você deve repetir o processo nos demais.

Para que o processo seja mais rápido, você pode selecionar um dos eixos/níveis e clicando com o botão direito e na opção Selecionar todas as instâncias, escolher Visível na vista.

eixos-e-níveis

Desta forma todos os eixos ou níveis do projeto são selecionados, assim você aplica o Propagar extensões a todos eles ao mesmo tempo.

Simples não é? Mas vamos analisar uma situação inversa. Em uma determinada vista você quer que o Nível/Eixo seja alterado SEM que a alteração apareça nas demais vistas, o que fazer?

Bom, primeiro você deve entender que apesar de um Nível ser uma família de anotação ela se comporta como uma família 3D, ou seja, ela aparece nas demais vistas “similares”. Observe que ao selecionar um Nível/Eixo é exibido um pequeno texto escrito 3D.

eixos-e-níveis

Este texto é editável. Se você clicar sobre ele perceberá que será alterado para 2D. A primeira vista não é possível perceber a diferença, afinal a alteração aqui é no comportamento e não exatamente gráfica.

Ao deixar o nível como 2D você pode fazer alterações sem que elas sejam replicadas as demais vistas. Principalmente quando você quer editar o comprimento da linha de eixo, que é o que causa mais dor de cabeça.

eixos-e-níveis

Então agora você pode personalizar os eixos e níveis do seu projeto sem sofrimento, de forma rápida e eficiente!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *