REVIT

Entendendo Faixas da vistas

Faixa da vista é um excelente recurso que permite um controle mais preciso do que é exibido dentro do nível na qual você esta trabalhando, mostrando ou ocultando componentes do seu projeto. Aprenda a usar essa ferramenta!

Entender o funcionamento da ferramenta Faixa de Vista (View Range)  é fundamental para uma apresentação precisa do seu projeto, porém antes é necessário entender que informações queremos passar em uma planta para depois ajustá-la de acordo com suas necessidades.

PLANTA BAIXA X FAIXA DE VISTA

Quando você esta visualizando uma planta de piso, a visualização atual é uma Faixa de vista (View Range) de 1,20 metro de altura (padrão do Revit). Basicamente é um corte horizontal a partir do nível do piso, contando 1,20 metro e removendo a parte superior.

plantas-subjacentes

Esse corte ocorre no nível na qual você está trabalhando. Por exemplo, vamos considerar uma edificação de 5 pavimentos.

plantas-subjacentes

Por exemplo, o seu Nível 3 se inicia em 9 metros. O seu campo de visão será entre 9 e 10,20 metros, que nada mais é do que sua Profundidade de vista.

plantas-subjacentes

O corte ocorre nesta altura justamente para permitir a visualização em planta de portas, janelas e a maioria dos elementos do seu projeto. Todas estas informações podem ser gerenciadas através da ferramenta Faixa de Vistas (View Range) que nada mais é do que um conjunto de planos horizontais que controlam a visibilidade e exibição dos objetos de uma vista.

A sua Profundidade de vista corresponde na relação entre os níveis acima e abaixo do nível na qual você esta trabalhando.

faixa-de-vista

Neste intervalo, temos algumas informações que podem ser configuradas, fazendo com que determinados elementos possam ser visualizados ou não no nível na qual você esta trabalhando. Podemos classificar essas informações como:

  1. Topo (Top).
  2. Plano de Corte (Cut Plane).
  3. Base (Botton).
  4. Deslocamento da Base (Offset [From Bottom]).
  5. Faixa Principal (Primary Range).
  6. Profundidade de Vista (View Depth).
  7. Faixa de Vista (View Range).

A partir da configuração Padrão temos dentro da nossa visualização tudo o que estiver a partir do Plano de Corte (Cut Plane) até  a Base (Botton). Todos elementos que estão 100% abaixo do plano de corte Plano de Corte (Cut Plane) serão exibidos normalmente.

faixa-de-vista

Porém temos elementos que estão inter seccionados com o Plano de Corte (Cut Plane), e serão exibidos “cortados”. tome cuidado para que o Plano de Corte (Cut Plane) passe em uma altura onde seja possível compreender os objetos cortados com clareza.

faixa-de-vista

Existem também os elementos que estão abaixo da Base (Botton) onde se enquadram na categoria Profundidade de Vista (View Depth),que tem profundidade de aproximadamente 1,22 metro. Para que esses elementos possam ser visualizados é necessário ajustar o Deslocamento (Offset), que vem configurado como 0 (zero) de forma que eles se tornem visíveis.

faixa-de-vista

E temos os elementos que estão em uma altura intermediária, ou seja, acima do Plano de Corte (Cut Plane) e abaixo do Topo (Top), onde para que possam ser visualizados devemos alterar o Plano de Corte (Cut Plane).

faixa-de-vista

Apresentados e entendidos os planos, podemos agora entender onde e como podemos configurá-los para que atendam as necessidades do nosso projeto.

FAIXAS DE VISTA (VIEW RANGE)

Para isso devemos recorrer a ferramenta Faixa de Vista (View Range). Você pode acessá-la em Propriedades, no campo Extensões (Extents), em Faixa de Vistas (View Range) clicando em Editar.

faixa-de-vista

Na janela Faixa de Vistas (View Range), temos 5 (cinco) opções de configuração na qual vou apresentar um exemplo de aplicação para cada uma delas.

Topo (Top)

Controla os elementos acima do Plano de Corte (Cut Plane) e abaixo do Topo (Top).

Onde usar? Em níveis na qual você tem um telhado, dependendo da inclinação ele pode ultrapassar a altura do Plano de Corte (Cut Plane), que por padrão vem com 1,20 metros a partir da Base (Botton).

faixa-de-vistaAhh mas aqui basta eu alterar a altura do Plano de corte (cut plane) até o telhado aparecer!

Faça um teste. Você receberá a seguinte mensagem: O plano de recorte superior está definido abaixo do plano de corte.

faixa-de-vista

O problema é justamente esse. Você terá que alterar o Plano de Corte (Cut Plane), porém a altura dele esta limitada a até o valor do Topo (Top). Para conseguir aumentar o  valor, você terá que aumentar o valor do Plano de Corte (Cut Plane) antes o valor do Topo (Top).

faixa-de-vista

Plano de Corte (Cut Plane)

Controla o que vai ser exibido na visualização do respectivo nível. Permite visualizar toso elementos abaixo do nível de corte (mobiliário, pisos, etc) e elementos inter secionados (paredes, portas, janelas, etc).

Onde usar? Este recurso já esta ativado e por padrão vem com o valor de 1,20 metro. Esta altura gera bastante discussão, mas fica entre 1,20 até 1,50 metro. Porém isso pode variar em função do seu projeto e dos elementos que deseja que sejam visualizados no respectivo nível.

faixa-de-vista

Inferior (Botton) e Profundidade de Vista (View Depth)

Controla os elementos que estão abaixo da Base (Botton) onde se enquadram na categoria Profundidade de Vista (View Depth). Se você criar um Piso Arquitetura (Floor: Arquitetural) ou Piso Estrutural (Floor Structural) eles serão exibidos normalmente.

Porém ao criar uma Fundação estrutural: Laje (Structural Fundation: Slab) a mesma se enquadra como fundação e não aparece no Nível atual.

faixa-de-vista

Para que essa Laje (Slab) apareça é necessário alterar o valor de Profundidade de Vista (View Depth). O cuidado aqui é que o valor a ser inserido é negativo, já que precisamos visualizar abaixo do nível do piso.

faixa-de-vista

 

Ficou bem longo mas acho importante esse tipo de entendimento, já que faz toda a diferença no resultado final do seu projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

13 Comentários

  1. 12 de agosto de 2016 at 22:39 — Responder

    Meus parabéns, eu já conhecia os recursos mas vim ler pra conferir o conteúdo. O artigo é muito bom, muito bem explicado e vai ajudar muito quem quer utilizar essa ferramenta maravilhosa. Vou favoritar seu site agora e espero ver mais conteúdos como esse. Qualquer coisa que precisar, é só avisar.

  2. Rose
    15 de agosto de 2016 at 01:42 — Responder

    Adorei as dicas. Amei mesmo, pois me ajudaram a finalmente compreender esta ferramenta.

  3. 28 de março de 2017 at 14:43 — Responder

    Olá Luiz André
    Obrigada por divulgar este artigo, mas nao consegui entender porque ao inserir uma porta de correr de 4 folhas ela aparece em vista mas em planta não…

    • 29 de março de 2017 at 10:18 — Responder

      Olá Fernanda,

      Verifique a configuração de visibilidade da família, pode ter algo que esteja mal configurado.

      Um abraço!

  4. Marília
    20 de abril de 2017 at 14:46 — Responder

    Olá Luis André,
    Gostaria de saber como faço para as plataformas de construção dos níveis superiores não aparecerem no nível inferior no meu terreno, essa plataformas não estão alinhadas em cima do nível inferior, quando coloco no nível inferior aparece retângulos brancos, onde estão as plataformas em outros níveis, não aparece o terreno cortado apenas com a hachura de terra como deveria, já fiz de tudo, agradeço desde já!
    Abraço!

    • 25 de abril de 2017 at 10:13 — Responder

      Olá Marília,

      Não sei se entendi exatamente o problema, mas temos duas possíveis possibilidades: Vá em propriedades e localize o campo Subjacência, neste campo você consegue configurar o que está visível acima ou abaixo do plano de corte. A outra possibilidade é ir em propriedades e no campo extensões clicar em faixa de vista e verificar sua respectiva configuração.

      Se ainda tiver problemas entre em contato,

      Um abraço!

  5. DANIEL
    2 de novembro de 2017 at 19:26 — Responder

    OBRIGADO

  6. Mayagnes Alves Pereira
    11 de janeiro de 2018 at 10:23 — Responder

    O melhor artigo que já vi desse assunto! Me ajudou muito!! Obrigada!

  7. alana lovo
    11 de abril de 2018 at 23:03 — Responder

    Gostaria de saber se tem como alterar uma família para aparecer no corte. Por exemplo o chuveiro x, está acima da linha de corte (1,2), quero continuar com essa altura de corte, mas gostaria que o chuveiro de todos os apartamentos, aparecesse na planta.Teria como?

    • 13 de abril de 2018 at 09:41 — Responder

      Olá Alana,

      Você pode usar a ferramenta região da planta que está localizada na aba Vista > Vistas de planta > Região da planta, que permite criar uma faixa de vista dentro de uma área delimitadora, o que permite que você controle a altura de corte para a exibição do chuveiro. Faça um teste, se tiver problemas me fale.

      Um abraço!

  8. Marcel França
    6 de maio de 2018 at 13:32 — Responder

    Boa tarde! Sei que o post é antigo mas se conseguir ainda me responder ficarei agradecido. Tenho dúvida em entender a profundidade para criar plantas que precisem estar implantadas no terreno. Numa planta do 5º andar de um prédio preciso mostrar o térreo. Quando uso Underlay ele resolve em partes a profundidade, no entanto ele mostra todos os objetos nesse intervalo, como paredes e móveis. Se eu uso a Profundidade de Vista eu consigo ver aquilo que gostaria, mas não mostra em Halftone o que não dá a profundidade necessária. Sei como resolver manualmente mas acho que é muito trabalhoso para um software dessa magnitude haha. Fico no aguardo! Parabéns pelo seu trabalho! Acompanho e recomendo!

    • 8 de maio de 2018 at 08:44 — Responder

      Olá Marcel,

      Eu respondo todas as publicações do site, fique tranquilo. Não sei se entendi direito a sua dúvida mas acho que você pode utilizar o View > Plan View > Plan Region e criar uma faixa de vista personalizada. Se tiver problemas me avise.

      Um abraço!

  9. […] ENTENDENDO FAIXA DA VISTA […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *