PROBLEMAS COMUNSREVITDESENHO E EDIÇÃO

Espelhar o projeto inteiro – Revit

Espelhar o projeto inteiro no Revit permite que você altere a posição do projeto sem o risco de perder nenhum detalhe, principalmente as anotações em 2D.

Geralmente já inicializamos o projeto orientado corretamente mas em algum momento você vai acabar precisando espelhar o projeto inteiro e o Revit tem um excelente recurso para resolver este problema.

Mesmo sendo uma ferramenta muito simples é necessário ter muito cuidado, pois quanto mais avançado o projeto estiver mais “probleminhas” podem surgir.

espelhar-projeto-inteiro

Como assim “probleminhas”?

Isso vai variar muito de projeto para projeto, então vou usar um de cobaia para mostrar alguns cuidados que deverão ser tomados. Abra o projeto que deseja fazer o espelhamento, em seguida vá até a aba Gerenciar e localize o painel Localização do projeto.

espelhar-projeto-inteiro

Dentro de Localização do projeto clique no botão Posição para selecionarmos a opção Espelhar projeto.

espelhar-projeto-inteiro

Assim que você clicar será exibida a janela Espelhar projeto.

espelhar-projeto-inteiro

Eu recomendo que você clique no campo Mostrar detalhes para observar algumas orientações que a própria ferramenta oferece.

espelhar-projeto-inteiro

Em resumo, tome cuidado. É recomendado que você tenha uma versão de backup do projeto antes de aplicar o espelhamento no projeto.

Certo, mas e estas opções?

O espelhamento é realizado com base em eixos, conforme descrito abaixo de cada uma das opções. Para simplificar eu fiz uma amostra de todas as situações.

espelhar-projeto-inteiro

Quando ativamos esta ferramenta o Revit sempre nos notifica caso encontre algum problema, então é melhor ler com atenção a janela de alerta.

espelhar-projeto-inteiro

Se você expandir a janela de avisos é possível visualizar os erros encontrados e tomar providências quanto a eles.

espelhar-projeto-inteiro

A partir daqui vai ser impossível eu identificar todos os erros possíveis, uma vez que cada projeto pode apresentar problemas completamente diferentes, então vou mostrar algumas possíveis situações. Mesmo com os erros, você pode aceitar a edição e clicar em Ok.

Legal, o que eu faço agora?

O mais recomendado é que você entre em vista por vista no Navegador de projetos e olhe com calma em busca de possíveis erros. Em elementos de anotação, as vezes o problema é simplesmente o texto que fez uma sobreposição, algo está “flutuando” fora do projeto ou uma linha de corte esta mal posicionada.

Também é possível ter algum erro um pouco mais sério, por isso esse “trabalhinho extra” de varredura manual.

Comigo o que sempre da dor de cabeça são as vistas de câmera. Sempre tem uma ou outra que fica com um enquadramento ruim ou árvores flutuando.

espelhar-projeto-inteiro

Outro item que certamente apresentará problemas, as renderizações. Se você analisar bem as renderizações, elas são “fotografias”, então não são atualizadas ao espelharmos o projeto, logo você vai precisar deletar todas as renderizações realizadas até ali e refazê-las.

E por fim as famílias. Quando espelhamos o projeto as suas respectivas famílias são espelhadas. Parece prático mas você pode ter uma série de problemas com isso. Pense, por exemplo, em uma geladeira. Por padrão de mercado as portas sempre abrem da esquerda para a direita e com um projeto espelhado isso se inverte, o que pode ser um problema no seu layout.

Felizmente a família que está no projeto também já está carregada e ao inseri-la novamente ela vem na posição correta.

espelhar-projeto-inteiro

Pronto! Apesar desses problemas, boa parte deles são de fácil solução. Com isso você consegue um resultado rápido e eficiente ao espelhar o seu projeto.

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Vitor Matos
    14 de agosto de 2019 at 06:35 — Responder

    Interessante, e funcionou . Saber estar na vida é isto … sempre aprendendo. Abraço e obrigado André.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *