ESTUDO SOLAR – REVIT

O estudo solar no Revit é um recurso muito eficiente e simples de ser utilizado, mas diversos profissionais ainda tem dúvidas de como deve ser realizada a sua correta configuração. Se você ainda tem dúvidas em como usar a ferramenta, essa publicação foi feita para você! Aprenda agora!

Provavelmente uma das ferramentas que mais chamou sua atenção dentro do Revit foi a de estudo solar. Também pudera, ver aquela faixa amarela identificando o percurso do sol com o seu projeto ao centro é realmente impactante.

estudo-solar

A ferramenta estudo solar é relativamente simples, porém é importante ter em mente alguns conceitos e fundamentos relacionados ao estudo solar, então vamos compreender melhor estes fatores.

O QUE É UM ESTUDO SOLAR?

O estudo solar permite visualizar o impacto da luz natural e das sombras nos exteriores e interiores de uma edificação, auxiliando em uma série de decisões de projeto, como melhor localização dos ambientes, janelas, áreas descobertas, entre diversas outras possibilidades.

Para um correto estudo solar é necessário ter em mãos algumas importantes informações, a começar pela localização dos pontos cardeais.

PONTOS CARDEAIS

Os pontos cardeais tem como função indicar a orientação geográfica sobre a superfície terrestre, sendo separados entre si por ângulos de 90° e identificados como Norte, Sul, Leste e Oeste. A sua representação é feita através da rosa dos ventos.

estudo-solar

Com base nos pontos cardeais podemos determinar o percurso do sol em qualquer localização geográfica no globo terrestre, permitindo assim identificar o percurso do sol.

PERCURSO DO SOL

Diferente do que esta em nosso imaginário, o sol não faz exatamente o mesmo percurso todos os dias. Isso se deve ao fato de que a terra possui uma inclinação de 23 graus e 26 minutos em relação ao percurso que ela faz ao redor do sol.

estudo-solar

Esta mudança no decorrer do ano corresponde as estações primavera, verão, outono e inverno. Além da mudança no clima, os pontos onde o sol nasce (leste) e se põe (oeste) variam ao longo do ano, assim como sua elevação máxima no céu.

Isso impacta na quantidade e ângulo de incidência de luz na edificação. Observando o globo terrestre, temos a linha do equador dividindo a terra em dois hemisférios, sendo o superior (Hemisfério norte) e o inferior (hemisfério sul).

Conforme a terra gira ao redor do sol, a forma como a luz incide sobre determinadas regiões muda no decorrer do ano. Perceba que em determinado período do ano o hemisfério sul (onde nós estamos) está menos voltado para o sol, correspondendo ao nosso inverno.

Porém, temos um determinado período do ano, que o hemisfério sul passa a fica totalmente voltado para o sol, que corresponde ao nosso verão.

estudo-solar

Para fazer uma analise refinada de como a luz do sol irradia a edificação que você está projetando, recorremos ao uso da carta solar.

CARTA SOLAR

Uma carta solar é uma representação gráfica do percurso do sol ao longo dos dias no decorrer de um ano. Nela, consideramos que a edificação está posicionada bem ao centro, de forma que podemos analisar como o percurso do sol impacta na edificação.

estudo-solar

Porém, é comum a necessidade de identificar a posição do sol em um determinado dia e horário, de forma que para isso precisamos de duas informações, o Azimute e a Altura solar.

O azimute corresponde a direção do sol, definido em graus a partir do Norte, variando de 0° a 360°, no sentido horário. Na carta solar ele pode ser identificado pelos traços que ficam localizados na borda.

estudo-solar

Já a altura solar (ou altitude solar) é o ângulo entre o plano do observador e o sol.

estudo-solar

Com essas duas informações é possível “rastrear” a posição exata do sol, conseguindo com isso fazer uma análise precisa, entendendo como será a luminosidade na edificação.

Agora que compreendemos os conceitos básicos, podemos entender como trabalhar com essas informações dentro do Revit.

ESTUDO SOLAR NO REVIT

Estudo solar no Revit apesar de muito simples, envolve uma série de pequenos cuidados para garantir a precisão dos resultados, afinal não adianta ficar bonito se não condiz com a realidade. Desta forma, o primeiro passo é corrigir o norte verdadeiro do seu projeto.

NORTE DO PROJETO X NORTE VERDADEIRO

estudo-solar

No Revit, o norte pode ser identificado em dois contextos, o Norte do projeto e o Norte verdadeiro. Confesso que achei isso bem estranho quando ouvi pela primeira vez, mas existe uma razão para isso.

Ao localizar um terreno ou edificação em um mapa, é de consenso comum que o norte geográfico está apontado para cima, de forma que nem sempre o terreno que você esta trabalhando dentro do Revit esta posicionado de forma perpendicular.

estudo-solar

Você deve concordar que modelar um projeto onde sua visualização em planta esta “inclinada” é terrível, logo o mais recomendado é “rotacionar” o projeto, de forma que o posicionamento da edificação fique perpendicular à base da sua folha (ou da sua tela).

Porém, ao executar este procedimento, o norte também é rotacionado, desta forma o Revit interpreta que temos dois nortes, sendo um o norte geográfico (norte verdadeiro) e o outro, o norte da vista (norte do projeto).

estudo-solar

Compreendida a diferença entre norte do projeto e norte verdadeiro, vamos fazer este ajuste dentro do Revit.

CONFIGURAR O NORTE VERDADEIRO NO REVIT

Para um melhor entendimento vou criar uma pequena casa, de forma que seja possível compreender como o reposicionamento do norte impacta no projeto.

estudo-solar

O primeiro passo que vou fazer é duplicar a vista 3D, de forma que o estudo solar seja configurado separadamente. Para isso no Navegador de projetos clique com o botão direito sobre a vista 3D e selecione a opção Duplicar.

estudo-solar

Quer saber mais sobre a ferramenta Duplicar vista? Clique no link abaixo e confira uma publicação exclusiva que fiz sobre o assunto:

DUPLICAR VISTAS NO REVIT

Não se esqueça de renomear a vista para Estudo solar! Para renomear clique com o botão direito sobre a vista e selecione Renomear.

estudo-solar

Agora na nossa vista de Estudo solar vou usar a View cube para alterar a visualização para Superior. Basta ir com o mouse sobre o topo do cubo e clicar na face superior.

estudo-solar

Observe que o View Cube além de controlar a forma como você visualiza o seu projeto ele exibe os pontos cardeais do projeto, ou seja, norte, sul, leste e oeste.

estudo-solar

A view cube sempre exibe o Norte verdadeiro do projeto, representado pela letra N. Para corrigir a orientação do Norte, vamos precisar abrir uma outra vista, neste caso a do Terreno.

Vou usar a ferramenta Vistas lado a lado, para uma melhor exibição do projeto (atalho WT).

estudo-solar

Não sabe configurar esta forma de exibição de vistas? Clique no link abaixo e vaja uma publicação que fiz explicando esta ferramenta.

VISTAS DO PROJETO – REVIT

Na vista do Terreno, no painel Propriedades, dentro do campo Gráficos temos a opção Orientação, que está exibindo a configuração atual para exibição do Norte.

estudo-solar

No campo Orientação você pode alterar de Norte do Projeto para Norte Verdadeiro.

estudo-solar

Porém se você alterar para Norte Verdadeiro irá perceber que não houve nenhuma mudança no projeto. Isso acontece porque ambos os nortes estão apontados para o mesmo lado, no caso para cima.

Desta forma é necessário posicionar o norte verdadeiro corretamente. O primeiro passo e ter uma referência para quando for realizar a rotação.

Para o projeto que estou usando como estudo, vou considerar que o norte está a 45° para a direita, desta forma vou criar um Plano de referência a 45°, próximo da casa que modelei. Esta linha representa a direção onde o norte do meu projeto está orientado.

estudo-solar

Não sabe usar planos de referência? Vou deixar o link de outra publicação que explico em detalhes esta ferramenta.

PLANOS DE REFERÊNCIA

Agora vamos até a aba Gerenciar e no painel Localização do projeto selecionar a ferramenta Posição.

estudo-solar

Clique em Posição e selecione a opção Rotacionar norte verdadeiro.

estudo-solar

Caso seja exibida uma mensagem, basta ir no painel Propriedades e alterar o campo Orientação para Norte verdadeiro.

estudo-solar

Observe que agora a função de rotação está ativada mas esta usando como ponto de pivô a coordenada absoluta do Revit. Basta ir na faixa de opções e no campo Centro de Rotação clicar em Local. Em seguida clique na base da sua linha de referência.

estudo-solar

Agora que o pivô está no local correto precisamos alterar para que o norte saia da posição “Cima” e fique em 45° (que é o meu caso, pode ser que seu projeto tenha uma necessidade completamente diferente do exemplo que estou usando).

O processo é bem simples. Você só precisa ir com o mouse na ponta da linha de referência e mover o mouse para a direção cima (90°).

estudo-solar

Ei meu projeto ficou girado!

Sim, mas não se preocupe, isto é apenas um modo de exibição da sua vista, que agora está atualizado. Perceba que no Revit, a localização do Norte em relação a vista é fixo, ou seja, ele sempre será para cima, então o que girou não foi o seu projeto mas a vista inteira!

Agora vamos comparar as vistas Terreno e Estudo Solar novamente. Observe que a Viewcube da vista Estudo Solar sofreu uma alteração.

estudo-solar

Olhando a Viewcube de perto, você irá perceber que o “anel” que mostra os pontos cardeais está rotacionado, exibindo corretamente a nova posição do norte.

estudo-solar

E o que são esses símbolos em azul na vista do terreno?

estudo-solar

São o ponto base do projeto e o ponto de levantamento topográfico (ponto de pesquisa). Fiz uma publicação explicando sobre isso e muitas outras informações sobre coordenadas dentro do Revit. Para conferir basta clicar no link abaixo:

GUIA BÁSICO – COORDENADAS NO REVIT

Se quiser, pode manter ambas as vistas como a orientação de Vista do projeto, pois para o estudo solar o que importa mesmo é a correta orientação do norte.

CONFIGURAÇÃO DO SOL

Agora que temos um projeto com o Norte corretamente posicionado, podemos enfim nos concentrar na ferramenta Configuração do Sol.

O primeiro passo será ativar as sombras do projeto, para isso basta ir até a Barra de controle da vista (menu inferior) e clicar no botão Sombras.

estudo-solar

Lembre-se que as opções presentes na barra de controle de vista afetam apenas a vista que esta selecionada, não afetando as demais vistas. Observe que na vista o terreno eu ativei as sombras, já no Estudo solar não.

estudo-solar

O próximo passo ainda é na barra de controle de vista, onde devemos clicar em Caminho do sol e selecionar a opção Configuração do sol.

estudo-solar

Agora temos acesso a janela Configuração do Sol. Nesta janela temos duas áreas principais, o campo Estudo Solar, a esquerda e o campo Configurações a direita.

estudo-solar

De acordo com a opção selecionada no campo Estudo solar, o painel de configuração se atualiza, exibindo novos recursos e campos para a sua configuração. desta forma, vou explicar separadamente cada um dos campos.

ILUMINAÇÃO

Na opção iluminação podemos definir como será a exposição do sol com base no Azimute (distância em graus do Norte) e Altitude (altura do sol em relação ao “chão”). Apesar de simples, precisamos nos atentar a um pequeno campo, a opção Relativo a vista.

estudo-solar

Em muitos casos, a ferramenta Sombras é utilizada apenas como um efeito “estético”, favorecendo a volumetria do projeto. Desta forma o Revit deixa a configuração padrão do sol como uma fonte de luz vindo do canto superior direito.

estudo-solar

Porém, ao deixar o campo Relativo a vista ativado, o Revit está considerando que o Norte esta localizado a esquerda! Observe o que acontece com o projeto quando desmarco a caixa Relativo a vista.

estudo-solar

Para entender o que aconteceu aqui vou explicar as diferenças entre ambas opções:

RELATIVO A VISTA – ATIVADO

Com a opção Relativo a vista ativado, o Norte verdadeiro é ignorado e é considerado que ele esta localizado a esquerda do projeto. Isso oferece um efeito estético interessante, porém não condiz com a realidade do seu projeto.

estudo-solar
RELATIVO A VISTA – DESATIVADO

Com a opção relativo a vista desativado, observe que a correção realizada para a posição do Norte verdadeiro é respeitada (inclusive já esta considerando o reposicionamento do norte verdadeiro que acabei de fazer), de forma que o valor de Azimute de 135° posiciona o sol corretamente.

estudo-solar

Confesso que achei isso bem confuso, mas se quiser trabalhar corretamente utilizando as informações de Azimute e altura solar, deixe o campo Relativo a vista desligado!

Um outro campo interessante é o de Predefinições. Aqui você pode salvar todos os ajustes realizados no campo configurações. Observe que inclusive é comum o Revit deixar algumas opções já disponíveis para uso.

estudo-solar

No caso das opções Sol de cima à direita e Sol de cima à esquerda, ambas são configurações com o campo Relativo a vista ativado, ou seja, são configurações puramente estéticas.

Certo, mas e o caminho do sol?

Para visualizar o caminho do sol, recomendo que utilize a vista, Estudo Solar, que criamos anteriormente. Lembre-se que os testes que foram realizados agora só afetam a vista atual (Terreno).

Desta forma, vá para a vista Estudo solar e ative as sombras.

estudo-solar

Agora, clique em Caminho do sol e selecione a opção Caminho do sol ativado.

estudo-solar

Será exibida uma mensagem de erro, mas não se preocupe, ela está relacionada ao “problema” com a opção Relativo a vista. Desta forma, basta selecionar a opção Continuar com as configurações atuais.

estudo-solar-

Observe que será exibido no chão, ao redor da casa uma carta solar, porém, não temos o Sol.

estudo-solar

Sabe porque o sol não está aparecendo? Simples, o campo Relativo a vista esta ativado, desta forma o Norte verdadeiro é ignorado e temos uma visualização estética das sombras. Vá ao campo Configuração do Sol e desmarque o campo Relativo a vista.

estudo-solar

Olha aí o nosso sol! Observe que inclusive junto dele temos uma pequena anotação correspondente aos valores utilizados em Azimute e Altitude.

estudo-solar

Com esta configuração, basta inserir os valores de azimute e altura solar que o seu projeto será iluminado de forma precisa, sem margem para erros.

Caso não tenha estas informações, não se preocupe, temos a opção de trabalhar com a localização geográfica da sua edificação, para isso podemos recorrer as outras opções de caminho do sol, como por exemplo, a opção Estático.

ESTUDO SOLAR – ESTÁTICO

O campo configuração do Sol -Estático, permite definir uma data, horário e localização específica em qualquer ponto do globo terrestre.

estudo-solar

O campo Estático irá preencher as configurações conforme o seu “cadastro” na Autodesk, isto é, ele considera que a sua edificação está no Brasil (em Brasília, mais especificamente) e considera a hora atual do seu computador. No meu caso, como estou escrevendo este artigo a noite (19:59), olhe como ficou meu estudo solar.

estudo-solar

Em um primeiro momento pode parecer que deu errado, porém as 19:59 o sol já se pôs. Fora que minha edificação não está em Brasília, então precisamos fazer os devidos ajustes. Vamos voltar para Configuração do sol e ir ao campo Configuração.

estudo-solar

A primeira coisa a ser feita aqui é corrigir a localização. Para isso basta ir em Localização e clicar nos “três pontinhos”, com isso teremos acesso a janela Localização e terreno.

estudo-solar

Na aba Localização temos duas opções para definir a localização. Usar o Serviço de mapeamento na Internet ou Lista de cidades padrão.

estudo-solar

O Serviço de mapeamento na Internet é bem simples, basta digitar o endereço desejado. Confesso que achei esta opção bem ruim, uma vez que não consigo dar zoom no mapa para conferir o resultado, eu tenho que confiar em um balão que aparece na tela.

Eu coloquei o endereço do Masp, na Avenida Paulista. Se achar a janela muito pequena, você pode clicar no canto da janela e redimensionar.

estudo-solar

Já a Lista de cidades padrão, exibe uma lista que se resume a países e capitais, porém o campo de coordenadas (Latitude e Longitude) se mostra a opção mais eficiente.

estudo-solar

Só para testar a precisão do mapa, entrei no Google maps e peguei as coordenadas no Masp.

estudo-solar

Agora vou inserir os mesmos valores nos campos Altitude e Latitude.

estudo-solar

Aparentemente tudo certo. Voltei para o modo de Serviço de mapeamento da Internet, foi necessário inserir os valores com uma maior precisão, mas pelo menos consegui conferir pelo mapa.

estudo-solar

Agora restam os ajustes mais simples, o dia e o horário.

estudo-solar

Ajustes realizados agora basta conferir o resultado.

estudo-solar

Observe que temos a exata posição do sol em relação a edificação, considerando não apenas a posição do Norte, mas utilizando a localização do Museu Masp, na Avenida Paulista. Isso demonstra o quão preciso pode ser o seu estudo solar.

No campo Predefinições temos acesso a datas chave para o Estudo solar, os Solstícios e Equinócios.

estudo-solar

Basicamente, os solstícios e os equinócios representam as datas em que temos a mudança das estações (primavera, verão, outono e inverno). Também podemos determinar o momento do ano com o dia mais longo (Solstício de verão) e o momento em que o dia e noite tem a mesma duração (Equinócio de inverno).

Também temos informações do horário que o sol nasce e o horário que o sol se põe, de forma que podemos fazer uma série de analises, onde basta alterar o horário do dia.

Mas e se eu quiser analisar o percurso do sol no decorrer de um dia completo?

Para isso podemos voltar para Configuração do sol e selecionar a opção Dia único.

ESTUDO SOLAR – DIA ÚNICO

O campo configuração do Sol – Dia único, permite analisar o percurso solar no decorrer de um único dia a sua escolha.

estudo-solar

Observe que o campo configurações permanece com opções que já vimos anteriormente, como Localização e Data, sendo que a diferença significativa que temos esta no campo Horário.

estudo-solar

No campo hora é possível determinar um intervalo de tempo no decorrer do dia escolhido para visualizar o percurso do sol. O mais interessante aqui é a opção Do nascer do sol ao por do sol, que configura automaticamente o horário para você.

estudo-solar

Mas e esse campo de Quadros e intervalo de tempo?

estudo-solar

Eles são a parte mais interessante aqui, pois para conferir o estudo solar de dia único podemos ativar um modo de animação, onde o Revit simula o percurso do sol.

Para isso basta dar Ok na janela Configuração do sol e de volta ao projeto, no campo Caminho do sol, você vai observar que uma nova opção foi adicionada, a Visualizar estudo solar.

estudo-solar

Em um primeiro momento você pode achar que nada aconteceu, mas observe que na faixa de opções foi adicionado um “Player” com os controles da animação.

estudo-solar

O player é bem simples, onde podemos escolher em que quadro a animação se inicia além das opções de avançar ou retroceder. Para assistir a animação do percurso do sol basta clicar em Executar.

estudo-solar

Meio rápido né?

Sim, isso se deve ao intervalo de tempo da animação. Por padrão, ela vem configurada como uma hora, ou seja, cada “quadro” da animação usa uma hora, de forma que temos tão poucos quadros que a animação é rápida demais.

Para ajustar isso vá até Configurações do Sol e no campo Intervalo de tempo altere para 15 minutos, que é o menor intervalo permitido.

estudo-solar

Teste a animação novamente e você vai perceber que ela esta mais fluida e levando um pouco mais de tempo.

estudo-solar

Lembre-se que não necessariamente o estudo solar precisa ser realizado pelo lado externo da casa, em uma vista aérea. Você também pode explorar como a iluminação afeta os ambientes internos do seu projeto.

estudo-solar

ESTUDO SOLAR – MÚLTIPLOS DIAS

O campo configuração do Sol – Múltiplos dias , permite analisar o percurso solar no decorrer de uma sequência de dias.

estudo-solar

A primeira vista o que temos são as mesmas opções do estudo solar de dia único, mas se você observar com atenção, vai notar que o campo Data tem duas opções, onde podemos inserir um intervalo de dias a nossa escolha.

estudo-solar

A opção de animação também é exibida para visualizar o percurso do sol. Agora se você quiser fazer aquele “arco amarelo” com o percurso do sol, basta inserir um intervalo de um ano. Recomendo que desligue as sombras para melhorar o resutado.

estudo-solar

Agora é só deixar a vista Estudo solar salva e adicioná-la no seu projeto. Recomendo que você bloqueie a vista para evitar que o estudo solar seja girado por acidente. Não sabe bloquear uma vista 3D? fiz uma publicação explicando como fazer, para acessá-la, basta clicar no link abaixo.

BLOQUEAR VISTA 3D

SALVAR ANIMAÇÃO DO ESTUDO SOLAR EM VÍDEO

O Revit permite que você salve a animação do estudo solar em vídeo, afinal nada mais justo do que poder compartilhar isso com o seu cliente.

O processo é bem simples, basta você ir até a aba Arquivo e em Exportar observe uma seta no canto inferior. Pare o mouse sobre ela para exibir mais opções.

estudo-solar

Aguarde até aparecer a opção Imagens e animações, então selecione a opção Estudo solar.

estudo-solar

Será exibida a janela Comprimento/formato, aqui precisamos definir algumas informações simples, porém importantes.

estudo-solar

A primeira coisa a se entender aqui são os Quadros. Em uma animação, o que temos na verdade são uma sequência de imagens que devido a velocidade na qual são trocadas, temos a ilusão de que existe o movimento.

Para que o nosso cérebro entenda que existe movimento, precisamos de pelo menos 12 quadros por segundo, de forma que menos do que isso nosso cérebro percebe que são apenas imagens em alta velocidade.

No campo comprimento de saída podemos definir a quantidade de quadros da animação do percurso solar. Tenha em mente que quanto mais quadros, mais suave a animação e proporcionalmente mais pesado será o arquivo.

estudo-solar-

No campo Formatar você pode definir o Estilo visual que será utilizado, além do tamanho do vídeo (largura e altura). Também há um campo para exibir dentro do vídeo a marcação de data e hora.

estudo-solar

Tome cuidado com o estilo visual, pois a opção Renderizado pode demorar um tempo considerável para ser finalizada! Clicando em Ok será exibida uma janela para você escolher o local para salvar o arquivo.

estudo-solar

Clicando em Ok, por fim teremos uma última janela, para definir como será a compactação do vídeo. Particularmente eu não faço alterações, mas caso você tenha domínio sobre a etapa de pós produção do vídeo é possível selecionar uma opção diferente. Pode clicar em ok.

estudo-solar

O tempo de processamento vai depender do estilo visual escolhido, mas costuma ser rápido. Você vai observar que o processo é realizado diretamente na tela, sendo possível ter uma ideia de como será o resultado.

Finalizado o processo, basta ir no local onde você salvou o arquivo e testar.

estudo-solar

CONCLUSÃO

A ferramenta de estudo solar oferece um leque bem completo de recursos para você fazer um estudo refinado do impacto da iluminação natural no seu projeto, tudo de forma extremamente precisa.

Agora você pode incluir o estudo solar nos seus projeto e impactar os seus clientes!

Tem alguma dúvida sobre a ferramenta de estudo solar ou alguma outra sugestão? 
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “ESTUDO SOLAR – REVIT”

  1. De grande proveito este canal. Linguagem simples e objetiva, incluindo ilustrações fáceis de se entender o funcionamento do que está sendo explicado.

    Responder

Deixe um comentário