Exportar tabelas – Revit x Excel

Exportar tabelas do Revit para o Excel é uma necessidade muito comum em qualquer fluxo de trabalho, porém precisamos tomar alguns cuidados dentro deste processo. Tem dúvidas sobre este fluxo de trabalho? Aproveite e aprenda agora!

Um dos grandes benefícios de um fluxo de trabalho BIM é a possibilidade organizar os quantitativos do seu projeto em tabelas, proporcionando um melhor entendimento e organização das informações do seu projeto.

exportar-tabelas-revit

Porém, em muitos casos, não é suficiente ter a informação tabelada no Revit, precisamos também desta informação em um editor de planilhas, como o Excel. Então a dúvida é: Como enviar uma tabela do Revit pra o Excel?

EXPORTAR PLANILHAS DO REVIT PARA O EXCEL

Para exportar uma planilha do Revit para o Excel precisamos compreender alguns pontos importantes.

O primeiro deles é que não temos um vínculo de informações, isto é, a partir do momento em que os dados da tabela do Revit são exportados para o Excel, caso a tabela do Revit seja atualizada, sua planilha do Excel permanece como esta, não recebendo esta atualização.

exportar-tabelas-revit

Isso implica em toda vez que o projeto sofrer alguma alteração a tabela deve ser exportada novamente. Outra “triste” notícia. O Revit não exporta no formato nativo do Excel, no caso .xls ou .xlsx.

Como assim??

O Revit oferece apenas dois formatos de arquivo quando exportamos uma tabela: .CSV OU .TXT. Mas não se preocupe, apesar de não serem formatos “oficiais” o Excel abre estes formatos, mas claro que precisamos fazer alguns ajustes, então vamos aprender a fazer este processo.

Com a vista da tabela que você deseja exportar aberta, vá até a aba Arquivo, no campo Exportar localize a opção Relatório e selecione Tabela.

exportar-tabelas-revit

Na janela Exportar tabela temos que selecionar o local onde o arquivo será salvo. Observe que na parte inferior temos o campo Arquivo do tipo, onde podemos escolher a extensão do arquivo.

exportar-tabelas-revit

Aqui temos apenas dois formatos de arquivo: CSV ou TXT.

exportar-tabelas-revit

Vamos entender as diferenças entre esses formatos:

exportar-tabelas-revit

CSV – COMMA SEPARATED VALUES

CSV é uma sigla que significa valores separados por vírgula, que nada mais é do que um arquivo simples que armazena informações de planilhas ou tabelas, sendo facilmente lidos por programas que armazenam dados em tabelas.

TXT – TEXT

TXT é um formato de arquivo para textos simples, sem nenhum tipo de formatação como negrito ou itálico, sendo facilmente lidos por qualquer programa que consiga ler textos.

Independente da extensão do arquivo, a informação contida nestes arquivos é a mesma, basicamente a forma como a informação é organizada dentro do arquivo é que muda. Tanto é que ao selecionar uma opção e clicar em Salvar a janela Exportar tabela é exibida.

exportar-tabelas-revit

Para explicar melhor estes campos, vou exportar uma tabela em formato TXT e dar OK. Para visualizar o conteúdo do arquivo, vou utilizar o Bloco de notas.

exportar-tabelas-revit

Observe que temos um emaranhado de dados no arquivo, mas as informações das tabela estão ali. Vou fazer algumas indicações parra explicar a estrutura.

exportar-tabelas-revit

Observe que as informações estão corretamente organizadas, podemos ir para a próxima etapa, que é a importação das informações para o Excel.

IMPORTAR TABELA PARA O EXCEL

Para abrir a sua tabela do Revit no Excel temos alguns cuidados também. Caso você tenha exportado no formato CSV e clicar duas vezes sobre o arquivo provavelmente o Excel vai reconhecer o formato de arquivo e abri, porém a aparência não será das melhores.

exportar-tabelas-revit

Para que isso não aconteça você deve primeiro abrir o Excel e em seguida ir até a aba Arquivo e em Abrir clicar na opção Procurar.

exportar-tabelas-revit

Será exibida a janela Abrir, que em um primeiro momento não vai exibir nada. Isso acontece porque o Excel esta configurado, por padrão, para abrir arquivos de formato Excel, como podemos ver no campo inferior direito.

exportar-tabelas-revit

Clicando neste campo, temos uma série de opções, onde devemos selecionar a opção Arquivos de texto.

exportar-tabelas-revit

Observe que agora é possível visualizar o arquivo. No meu caso converti a mesma tabela nos dois formatos disponíveis: CSV e TXT.

exportar-tabelas-revit

Ao efetuar o processo de abrir um arquivo com extensão CSV ou TXT, o Excel irá abrir o Assistente de importação de texto.

exportar-tabelas-revit

Esta é a primeira janela de três, onde temos alguns campos que podem ser configurados. A configuração padrão da primeira janela já atende nossas necessidades, não sendo necessário realizar alterações. Clique em avançar.

Na segunda janela (etapa 2), podemos definir o delimitador de dados, onde precisamos fazer um pequeno ajuste, que depende do tipo de arquivo que foi importando.

Para arquivos CVS o delimitador utilizado é a vírgula. Para arquivos TXT o delimitador é Tabulação mesmo. Para ter certeza que você escolheu a opção correta, observe no campo visualização de dados se os dados foram organizados em colunas.

exportar-tabelas-revit

Por fim temos a última etapa, podemos fazer ajustes em cada coluna individualmente, sendo muito útil quando temos colunas com informações como por exemplo, datas.

O processo é simples, basta ir em Visualização de dados e selecionar a coluna desejada, que será exibida em preto. Em seguida no campo Formato dos dados da coluna você deve selecionar a opção mais adequada em função da informação ali contida.

Basicamente você só deve fazer alterações caso necessário, uma vez que a opção geral já oferece um bom resultado, convertendo valores numéricos em números, datas em datas e demais valores em texto.

exportar-tabelas-revit

Pronto! Agora temos os nossos dados dentro do Excel, prontos para serem utilizados.

exportar-tabelas-revit

Observe que temos dados sem nenhuma formatação “estética”, mas a informação que precisamos está aí. Outro ponto importante é que nenhuma célula possui fórmulas, então tome cuidado, pois caso algum valor seja alterado, os demais permanecem como estão.

CONCLUSÃO

O processo de exportação de uma tabela do Revit para o Excel é extremamente simples, porém demanda de atenção em alguns pontos, mas com isso é possível se obter de forma simples e rápida os dados tabelados no Revit para uso no Excel em poucos cliques.

Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com Exportação de tabelas do Revit para o Excel ou alguma outra sugestão? 
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Exportar tabelas – Revit x Excel”

  1. Excelente explicação, como sempre!!! Mas o que infelizmente se torna “chato” e/ou até mesmo inviável exportar para o Excell, é o fato de perder todas as formulas. Assim, precisando adequar todas as formulas novamente no excell. O que “dobraria” o tempo de trabalho.

    Responder
    • Olá Fílipi,

      Realmente o processo não é dos mais eficientes, mas é importante entender o que é possível para a partir daí definir uma solução. Existem inclusive plugins muito bons para solucionar este tipo de problema.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário