FAMÍLIA RPC NO REVIT

Família RPC no Revit vai muito além do que alguns modelos de árvores disponíveis na biblioteca do seu projeto, então aproveite para saber o que são, como usar e criar RPCs personalizados. Aprenda agora!

O Revit conta com uma pequena biblioteca de famílias RPC prontas para serem utilizadas no seu projeto, porém dentre as diversas opções disponíveis, tem uma que é muito pouco explorada, as famílias com a tecnologia RPC.

Mas o que é esse tal de RPC?

O QUE É UM RPC – RICH PHOTOREALISTIC CONTENT

Um arquivo RPC (Rich Photorealistic Content), que pode ser traduzido como um “conteúdo fotorealista rico”, consiste em uma tecnologia desenvolvida pela empresa ArchVision.

família-rpc-revit

A Archivision não entra em detalhes sobre como a tecnologia funciona, mas basicamente se trata de uma combinação de imagens fotográficas de alta qualidade com uma quantidade mínima de geometria poligonal, gerando um 3D leve e de alta qualidade.

As fotos tiradas do objeto são tiradas de diversos ângulos, então conforme você gira ao redor de um RPC, ele “atualiza” a foto” de acordo com o alinhamento da câmera (você), de forma que temos a sensação que estamos observando um modelo 3D.

Esta tecnologia é muito útil para objetos complexos, com formas orgânicas ou grande quantidade de detalhes, por exemplo pessoas ou árvores. Com isso podemos substituir elementos que seriam extremamente pesados para sua placa de vídeo processar por um RPC.

BIBLIOTECA RPC REVIT

O Revit conta com uma biblioteca de RPCs prontos para uso, como por exemplo as famílias de árvores, disponíveis na aba Massa e terreno, painel Modelar terreno e na opção Componente do Terreno.

família-rpc-revit

Ao inserir uma família de RPC, você vai perceber que sua representação é simplificada, contendo duas “faces cruzadas”.

família-rpc-revit

Para visualizar a família de RPC corretamente é necessário mudar o modo de exibição para Realista.

família-rpc-revit

Você vai notar que o resultado não é exatamente “impressionante” conforme eu descrevi acima. A imagem é estranha, você tem a sensação de que é uma foto que “gira” junto da câmera, permanecendo sempre na mesma posição, não importa por qual ângulo você gire.

família-rpc-revit

Isso acontece porque é uma biblioteca antiga de RPCs, que emprega uma versão mais antiga da tecnologia. Mas mesmo simples e com esse efeito estranho, eles até que quebram um galho.

Além das opções de árvores, temos outras opções disponíveis, para acessá-las basta ir até a aba Arquitetura e no painel Construir clique em Componente.

família-rpc-revit

Ao ativar a opção componente, vá até a aba Modificar | Colocar componente e clique em Carregar família.

família-rpc-revit

Temos alguns modelos disponíveis nas pastas Ambiente e Vegetação.

família-rpc-revit

Observe que alguns RPCs tem um comportamento um pouco melhor, como a Cadeira, Carro, Porta retrato e o Notebook. Eles já são visualizados em 360.

família-rpc-revit

Mesmo assim são modelos muito simples e inclusive antigos demais! Para você ter uma ideia o notebook tem Windows XP na tela! Porra Autodesk!

família-rpc-revit

Mas fique tranquilo, na versão 2022 do Revit essa biblioteca foi ampliada, de forma que temos novos modelos de RPC, de forma que podemos criar novas famílias com os novos RPCs. Vamos entender este processo.

CRIAR FAMÍLIA DE RPC PERSONALIZADA

Para ter acesso aos novos modelos de RPC é necessário criar uma família personalizada, para isso basta ir até a aba Arquivo e em Novo selecione Família.

família-rpc-revit

Na pasta Nova família selecione a Família RPC métrico.

família-rpc-revit

Ao abrir a Família RPC métrica, ao ir para a vista 3D e mudar a visualização para o modo realista, vai notar que já temos um modelo de RPC carregado.

família-rpc-revit

Para alterar este modelo atual, vá até a aba Criar e no painel Propriedades clique em Tipos de família.

família-rpc-revit

Na janela de Tipos de famílias, observe que no campos Dados de identidade temos dois campos importantes, Propriedades de aparência de renderização e Aparência de renderização.

família-rpc-revit

O primeiro campo que vamos explorar é o Aparência de renderização. Observe que no botão é exibido o nome do RPC, clique sobre ele para acessar a janela Biblioteca de aparência de renderização.

Em um primeiro momento, pode parecer que temos apenas três opções, porém um filtro de classe esta ativado, exibindo os resultados para a classe People [Casual].

família-rpc-revit

No campo Classe altere para Todos, assim temos um panorama completo das opções disponíveis.

família-rpc-revit

Nesta biblioteca temos os modelos antigos e os novos. Os modelos com um texto na lateral escrito 3D Stills são as versões mais antigas, que tem aquele efeito “chapado”, já os modelos com fundo branco, em geral, são os novos modelos.

Vou selecionar um dos novos modelos, no caso a rp_fabienne_percy_posed_01. Após selecionar o modelo desejado clique em ok em ambas janelas para visualizarmos o modelo na área de trabalho.

A diferença do resultado é imensa. Agora temos um modelo que condiz com a qualidade que é descrita para um RPC.

família-rpc-revit

E os novos modelos não se limitam a pessoas, temos também veículos e alguns itens de mobiliário.

família-rpc-revit

Apesar dos RPCs já serem modelos “prontos” é possível fazer alguns ajustes ou mesmo personalizações. Na janela Tipos de famílias temos o campo Propriedades de aparência de renderização.

família-rpc-revit

Por exemplo, para veículos, temos a possibilidade de alterar a sua cor.

família-rpc-revit

O padrão de cores é RGB, mas se você usar um programa de edição de imagens é possível selecionar uma cor específica a partir de uma amostra.

família-rpc-revit

Finalizada a configuração da família de RPC, basta salvar o arquivo e carregar no seu projeto.

RENDERIZAÇÃO FAMÍLIA DE RPC

Como nem tudo são flores, os modelos de RPC apresentam alguns problemas na renderização.

Modelos com reflexos, como veículos, ficam totalmente opacos na renderização, fora a transparência dos vidros que é removida. Confira um comparativo entre uma imagem no modo realista e outra renderizada.

família-rpc-revit

Por incrível que pareça, os modelos perdem qualidade na renderização. Mas ainda assim os modelos de pessoas apresentam um bom resultado, permitindo a humanização do seu projeto.

CONCLUSÃO

Sinceramente eu gostaria que o leque de famílias RPC fosse muito maior e com menos problemas, principalmente quando falamos de renderização. Mas mesmo assim podem ser muito úteis, principalmente quando falamos da humanização do nosso projeto.

Particularmente eu gostaria que fosse possível criar famílias de RPC personalizadas, o que traria muito mais liberdade de modelagem. Mas ainda assim não deixa de ser um recurso interessante para o seu projeto.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com famílias de RPC ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário