FAMÍLIAS – CATÁLOGO DE TIPOS

Famílias com catalogo de tipos permite que você escolha dentro de uma lista quais os tipos de famílias serão carregadas no seu projeto, evitando que famílias desnecessárias sejam carregadas, deixando seu projeto mais leve! Aprenda agora!

No Revit é possível criar uma família que contenha diferentes tipos, que nada mais são do que variações da mesma família, com diferentes valores de parâmetros. Por exemplo, você pode ter uma mesa com diferentes tamanhos salvos previamente.

famílias-catalogo-de-tipo

Este processo é muito prático, pois permite que você não perca tempo configurando os diferentes parâmetros de cada família que você insere no seu projeto.

Mas o lado negativo deste processo é que todos os tipos da família são carregados, ou seja, de acordo com a complexidade de variedades da família pode ser que dezenas de tipos sejam carregados, quando na verdade você precisa de apenas dois ou três tipos.

Você não sabe criar diferentes tipos de uma mesma família? Então dê uma conferida nesta publicação que fiz, onde explico como fazer, basta clicar no link abaixo:

MÚLTIPLOS TIPOS DE FAMÍLIA – REVIT

Entendido o processo de criação de tipos de famílias, vamos aprender a criar o catalogo de tipos.

CATÁLOGO DE TIPOS

É muito importante que sua família já tenha todos os tipos desejados previamente criados, pois será com base nos tipos existentes na família que o Revit irá criar o catalogo de tipos.

Para conferir os tipos disponíveis, na aba Criar, localize o painel Propriedades e clique na opção Tipos de famílias.

famílias-catalogo-de-tipo

Na janela Tipos de família clique no campo Digite o nome, que será exibida a lista de tipos que foi criada para a sua família.

famílias-catalogo-de-tipo

No exemplo, eu tenho uma mesa com cinco diferentes tamanhos, de forma que o catálogo de tipos.

Para criar o catálogo de tipos desta família, vá até a aba Arquivo e no campo Exportar selecione a opção Tipos de famílias.

famílias-catalogo-de-tipo

O Revit criará um arquivo de extensão .TXT contendo o catálogo de tipos com todos os tipos que sua família possui, porém temos que tomar muito cuidado com o nome e a localização do arquivo.

famílias-catalogo-de-tipo

O nome do catálogo de tipos deve ter exatamente o mesmo nome do arquivo da família, além de ser salvo na mesma pasta em que a família foi salva.

famílias-catalogo-de-tipo

Se você abrir o Bloco de notas, temos uma série de informações, que no caso são os parâmetros da família. A quantidade de informações aqui presentes sempre vai depender da complexidade da família.

famílias-catalogo-de-tipo

Mesmo sendo confuso em um primeiro momento, se você olhar com calma vai reconhecer uma série de informações ali dentro. Por exemplo, a esquerda é possível ver o título dos parâmetros de medidas da mesa, que salvei com o mesmo nome das medidas de cada tipo.

famílias-catalogo-de-tipo

Criado o catálogo de tipos, vamos carregar a família em um arquivo de projeto.

CARREGAR FAMÍLIA COM CATÁLOGO DE TIPOS

Carregar a família no seu projeto é muito simples, mas devemos tomar alguns cuidados, pois de acordo com o método utilizado, o catálogo pode não ser exibido.

O método mais comum para carregar uma família é acessar a aba Arquitetura e no painel Construir clicar no botão Componente.

famílias-catalogo-de-tipo

No botão Componente temos uma seta do lado direito, selecione a opção Inserir um componente.

famílias-catalogo-de-tipo

O Revit vai ativar a última família que foi carregada no arquivo, mas como o nosso objetivo é carregar uma nova família você deve ir até a aba Modificar e clicar em Carregar família.

famílias-catalogo-de-tipo

Agora basta localizar a pasta onde a família que você deseja carregar esta salva e clicar em Ok.

famílias-catalogo-de-tipo

Será exibida a janela Especificar tipos, listando os tipos disponíveis que podem ser carregados para o arquivo atual.

famílias-catalogo-de-tipo

Na janela Especificar tipos, cada linha corresponde a um tipo diferente da mesma família. Já nas colunas temos os parâmetros existentes para esta família.

Observe que em cada uma das colunas, logo abaixo do nome temos um campo indicando (todos). Este campo permite fazer um filtro, especificando qual informação de parâmetro você quer que seja exibida nos resultados.

Por exemplo, na coluna Material, temos dois tipos, Cerejeira e Mogno. Ao selecionar a opção Mogno, apenas os tipos que contém este material serão exibidos.

famílias-catalogo-de-tipo

Isso reduz significativamente a lista de opções, principalmente quando temos dezenas de tipos listados.

Agora vamos para o que interessa, escolher os tipos. O processo é muito simples, basta selecionar o tipo desejado e clicar em Ok. Para selecionar mais de um tipo, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nos tipos desejados.

Conforme você for selecionando, as linhas serão exibidas em preto.

famílias-catalogo-de-tipo

Clicando em ok a família já está pronta para uso, e se você conferir apenas as opções selecionadas estão disponíveis no seu arquivo.

famílias-catalogo-de-tipo

Simples, assim. Agora você pode selecionar apenas as famílias que deseja, de formas simples e rápida.

Claro que eu não ia perder a oportunidade de fazer alguns testes, então abri o bloco de notas e acrescentei manualmente um novo tipo, com as medidas de 2,50 x 2,50m.

famílias-catalogo-de-tipo

E ao carregar a família percebi que deu certo!

famílias-catalogo-de-tipo

Mesmo sendo possível, não recomendo fazer este processo, pois esta informação não existe dentro do arquivo original da família, o que pode causar alguns problemas posteriormente.

Um outro cuidado é não abrir o arquivo da família e carregar para o seu projeto. Fazendo este processo o Revit não lê o Catálogo de tipos, o que faz com que todos os tipos sejam carregados dentro do seu projeto.

famílias-catalogo-de-tipo

CONCLUSÃO

O catálogo de tipos é um recurso muito simples e eficiente, permitindo selecionar apenas os tipos de famílias que o seu projeto precisa, deixando o seu arquivo leve e sem opções desnecessárias.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com Catálogo de tipos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário