Fatal error no AutoCAD, o que fazer?

Fatal error no Autocad, o que fazer? O AutoCAD tem alguns mecanismos de recuperação de arquivos em caso de erro no programa e hoje, vamos aprender a recuperar o seu arquivo!

Você estava feliz e contente a fazer o seu projeto quando de repente no meio da tela aparece FATAL ERROR! Seus olhos esbugalham seu coração para de bater por alguns segundos e o desespero toma conta. Já passei por isso várias vezes. Por isso vamos mostrar como recuperar o seu arquivo em casos de erro.

Arquivos .BAK

Fatal error no autocad, o que fazer?

O AutoCAD cria automaticamente uma cópia do seu arquivo com a extensão .bak. Este é um arquivo de backup que em casos de erro você pode utilizar. Porém, se você tentar abrir ele clicando duas vezes:

Fatal error no autocad, o que fazer?

O AutoCAD não irá reconhecer a extensão do arquivo. Antes de tentar abrir você precisa renomear o arquivo para a extensão .DWG.

Eu particularmente não acho muito eficiente este arquivo, pois geralmente o backup dele costuma ser muito antigo, mas é melhor um backup antigo do que nenhum!

Drawing Recovery

Em versões recentes do AutoCAD logo após um Fatal Error, ao reiniciar o AutoCAD é comum ele exibir a mensagem de Drawing recovery:

Fatal error no autocad, o que fazer?

Mas em alguns casos ele cria um arquivo de recuperação porém não abre a tool palette. O que fazer? Simples, vamos abrir a janela manualmente, para isso basta ir no botão iniciar do AutoCAD, clicar em drawing utilities e depois em open the drawing recovery manager ou na linha de comando digitar DRAWINGRECOVERY.

Fatal error no autocad, o que fazer?

Agora que acessamos a tool palette, temos três campos: Backup Files, Details e Preview.

fatal-error-no-autocad-o-que-fazer-06a

O Campo que nos interessa é o Backup Files. Neste campo teremos algumas pastas que representam os arquivos recuperados, ao abrir a pasta teremos até 03 arquivos sendo:

fatal-error-no-autocad-o-que-fazer-07
  • O arquivo com extensão .dwg é seu arquivo original, sendo que ele tem o conteúdo original até a última vez que você salvou o arquivo.
  • O arquivo .bak é o arquivo de backup, ele é criado no momento em que você salvou o arquivo pela primeira vez.
  • O arquivo .sv$ vem com uma numeração ao lado do nome original e os números mudam de arquivo para arquivo. Este arquivo é o que contém o conteúdo mais recente do seu trabalho.

Muito cuidado ao utilizar o arquivo.sv$. Por que ao abrir o arquivo você imediatamente deve ficar aliviado ao conseguir recuperar parte ou até mesmo praticamente todo o trabalho perdido, porém, a primeira coisa a se fazer é clicar em salvar como e salva-lo com outro nome.

Porque???

Repare que o arquivo tem nome diferente do arquivo original. Caso você se esqueça e continue trabalhando neste arquivo quando fechar o programa e voltar para dar continuidade ao seu trabalho você deve abrir este arquivo novamente, por que se você se esquecer e abrir o arquivo original, não encontrará o trabalho anterior, somente o trabalho de ante do fatal error. Fora que vários arquivos em duplicidade dão um trabalho enorme de administrar!

RECOVER

Dependendo do tipo de erro seu arquivo pode ter sido corrompido. Quando você tenta abrir o arquivo o AutoCAD inicia e já da um fatal error de cara, não dando chance de você fazer nada. Como proceder?

Fatal error no autocad, o que fazer?

rimeiro você deve abrir o AutoCAD e acessar a opção Recovery. Para isso vá em Iniciar, Drawing utilities, recover e clique na opção recover.

Após clicar, o AutoCAD pede para localizar o arquivo, ele irá executar o procedimento de recuperação e caso o procedimento funcione será exibida a seguinte mensagem:

Fatal error no autocad, o que fazer?

Neste momento a melhor coisa a fazer é salvar o arquivo recuperado.

Com essas dicas acredito que você possa recuperar o seu arquivo e dormir em paz hoje a noite!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

37 comentários em “Fatal error no AutoCAD, o que fazer?”

  1. deu error fatal comigo e estou realmente chateado pois nao conssigo abrir o arquivo …fui no drowing utilities e fiz todo procedimento que vc instrui, mas nahora de abrir o arquivo …apareceu os tres ..arquivs o original o bak e o svs cliquei nele e nao abre ….mostra o preview do meu projeto mas nao abre …e fui no recover bem nao abriu , o que mais posso fazer …nao sei como lidar mais com esse desespero…..tenho que entregar trabalho da faculdade …estava salvando toda hora ….mas quando fui colocar gradiente …deu pau….me ajude por favor

    Responder
  2. O meu também não está dando certo. Assim que eu abro dá o tal fatal erro. Tentei todas as opções, mas não recupera. Não sei mais o que fazer.

    Responder
  3. Tenho tido o mesmo problema Luis Andre, o meu trabalho vezes dá FATAL ERROR e vezes dá AUTOCAD CANNOT CONTINUE e fecha logo. Tem vezes que faço o recover mais depois ele dá denovo o mesmo problema. O que faço, ajuda-me!

    Responder
  4. Olá , luis , cara estou com problemas no meu arquivo devido a esse fatal erro. Eu já fiz recorve ,audit, já salvei como , renomeie o arquivo mas sempre ele está dando fatal erro e sepmre repito o recorve e não consigo sair deste “círculo vicioso”,Cara da pra me dá uma ajuda.

    Responder
  5. BOM DIA ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR ?
    EU USEI O MEU PEN DRIVE PARA SALVAR MEU ARQUIVO, QUANDO VOU ABRIR EU VEJO O ARQUIVO NO PREVIEW, MAS A HORA QUE ABRE NÃO TEM NADA DENTRO DO ARQUIVO E JÁ ESTAVA TD PRONTO. POR FAVOR ALGUMA ALMA CARIDOSA PODE ME AJUDAR..

    Responder
  6. Olá Luís André, sou estudante de arquitectura em Angola (África), e tenho acompanhado sempre seus vídeos no canal, estou com problemas no cad, ele dá fatal error assim que eu abro um ficheiro um tanto quanto pesado, nem consigo mexer o mouse que ele trava logo e dá o erro, o computador é novinho, core i7, 12 de memória RAM e 64 bits, poderia me ajudar ?

    Responder
  7. Olá Luis! Meu arquivo de autocad não está abrindo, mas a mensagem é diferente: “FATAL ERROR: Out of memory – shutting down”. Já tentei fazer conforme explicação acima, mas não deu certo. Pode me ajudar a recuperá-lo, por favor? Obrigada

    Responder
    • Olá Junia,

      Nem o recovery funcionou? Tente desligar todos os programas que estiver utilizando. Isso é falta de memória na máquina, pelo menos me parece. Ou reinicie a maquina e ligue apenas o AutoCAD.

      Um abraço!

      Responder
  8. O meu arquivo não aparece o .bak, apenas tenho o arquivo .dwg, fiz todo o processo e aparece que não é possível recuperar “Unable to recover drawing file”

    Responder
  9. Bom dia Luís, preciso da sua ajuda. Vários arquivos meus estão aparecendo erro ao abrir. Eu trabalho normal neles, salvo normal, mas quando vou abrir novamente apresentam um erro. Pelo recovery que você ensinou eu consigo abrir mas qd salvo ele apresenta o mesmo erro ao abrir novamente. To ficando desesperada já. O erro que aparece é fatal error: unhandled access violation reading 0xffff80000 exception at e6710e15h. Já tentei o comando purge mas n adiantou. Me socorre, por favor.

    Responder
  10. Oi Luis André…SOS
    Estou com um problema:
    – abro o Cad e quando vou em arquivos para abrir algum desenho, aparece uma tarja na tela, pedindo para inserir todo o caminho do desenho salvo e dai trava o Cad.
    Por favor como proceder para solucão do problema

    Responder
    • Olá Elcio,

      Sobre o AutoCAD pedir o caminho do arquivo, se for o que estou pensando digite FILEDIA e altere o valor entre 0 ou 1. Agora sobre o travamento só vendo mesmo. Tem como me mandar um print da tela?

      Um abraço!

      Responder
  11. Olá Luis, existe alguma solução para amenizar o Fatal Error? Sempre que acontece, o autocad não abre mais , sendo preciso reiniciar o computador. Me ajuda, por favor 🙂 Obrigada

    Responder

Deixe um comentário