Filtro de seleção rápida permite que você defina uma seleção de objetos com base em suas propriedades, gerando seleções rápidas e precisas, agilizando o processo de trabalho. Aprenda agora!
Seu projeto está ficando grande, cheio de informações e cada vez mais difícil de selecionar os objetos. Mesmo organizando por layers ou grupos, fica difícil ou demorado selecionar um tipo específico de objeto.
Pensando nisso o AutoCAD disponibiliza algumas ferramentas de filtros, que inclusive já apresentei uma delas em outra publicação. Se você não viu ainda clique no link abaixo.
TRABALHAR COM FILTROS DE SELEÇÃO
Mas a ferramenta que vou apresentar hoje é um pouco diferente, permitindo filtros até mais complexos. vamos entender como funciona a ferramenta Quick Select.
FILTRO DE SELEÇÃO RÁPIDA – QUICK SELECT
Para ativar a ferramenta Quick Select você deve ir até a aba Home e localizar o campo Utilities. A ferramenta Quick Select é o ícone no canto superior direito.
Você também pode acessar esta ferramenta na janela Properties (Ctrl + 1), ela está no canto superior direito.
Ao clicar, temos acesso a janela Quick Select. Aqui vamos entender o que cada campo faz.
Logo no primeiro campo temos a opção Apply to, que é aqui que definimos onde será aplicado o filtro. Por padrão vem marcado Entire drawing (desenho inteiro), mas podemos escolher uma área específica do desenho clicando no botão Select object.
Dependendo do caso, pode ser que você precise selecionar objetos em uma área específica. Então escolha a opção mais adequada para seu problema.
Logo abaixo temos o Object type (Tipo de objetos), então aqui começam as diferenças. De acordo com o tipo de objeto que você escolher as opções dentro do campo Properties vão mudar. Em Object type temos as opção Multiple (múltiplos objetos), Polyline, Line, Block Reference, Text e Mtext.
Logo abaixo temos os campos Operator e Value. No campo Operator é possível escolher o tipo de operação que o filtro irá realizar.
O processo é simples, afinal temos poucas opções. No campo Operator você poderá filtrar objetos que sejam:
- =Equal – Igual a propriedade.
- <>Not Equal – Que sejam diferentes da propriedade.
- >Greater Than – Maiores que a propriedade.
- <Less than – Menores que a propriedade.
- Select all – Selecionar todos.
E logo abaixo temos o campo Value. Esse campo irá mudar de acordo com a propriedade escolhida.
Está ficando confuso esse negócio…
Calma. Para entender e se acostumar com a ferramenta é necessário fazer alguns testes. Criei uma sequência de círculos de igual dimensão, com cores diferentes.
Vou usar o campo Multiple, por ser mais versátil. Se eu escolher em Properties o campo Color, em Operator a opção =Equal (igual) e em Value a cor Yellow.
Ao confirmar este filtro apenas o círculo amarelo é selecionado.
Agora se eu repetir o filtro, porém mudando o Operator para <>Not Equal (diferente de).
Agora o resultado é o inverso, tudo é selecionado, menos o círculo amarelo.
Em resumo, é uma questão de combinações. Eu particularmente acho a opção Multiple em Object Type a mais versátil, já que ela faz um filtro independente do tipo de geometria. Já com as outras opções o filtro é específico daquela característica (Polyline, Line, Block Reference, Text e Mtext).
Claro que vai depender da sua necessidade, mas uma boa combinação permite uma seleção de objetos muito rápida e prática, independente se o objeto está dentro de uma camada ou não.
Importante lembrar que objetos que estão dentro de blocos serão ignorados, pois o filtro só entenderá o bloco propriamente dito.
Nos campos abaixo podemos combinar o filtro atual a um filtro realizado anteriormente. No campo How to apply temos duas opções:
- Include in new selection set: Incluir no novo conjunto de seleção.
- Exclude from new selection set: Excluir do novo conjunto de seleção.
Mas o que isso quer dizer?
Por padrão a opção Include in new selection set (Incluir no novo conjunto de seleção) já vem ativada, ou seja, ao fazer um filtro uma nova seleção é criada. Já com a opção Exclude from new selection set (Excluir do novo conjunto de seleção) você faz com que esse novo filtro remova os objetos “filtrados da seleção atual.
Isso é bem confuso…
Não muito. Imagine que você fez um filtro para selecionar todos os círculos do exemplo anterior. Porém, gostaria de remover o círculo verde da seleção. Basta você manter os objetos selecionados, fazer um novo filtro e marcar a opção Exclude from new selection set (Excluir do novo conjunto de seleção), assim a seleção irá remover os objetos escolhidos no filtro.
Por fim temos a opção Append to current selection set (Anexar ao conjunto de seleção atual), que permite acrescentar um filtro ao filtro anterior.
Por exemplo, você faz um filtro para selecionar todos objetos vermelhos do desenho. em seguida quer acrescentar os objetos amarelos ao mesmo filtro. Basta ativar a opção Append to current selection set (Anexar ao conjunto de seleção atual).
Como eu disse anteriormente, é uma questão de saber fazer as combinações. Seleções mais elaboradas pendem combinações mais complexas. Mas se você precisa de seleções rápidas essa é a ferramenta certa!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!