Filtro de seleção rápida

Filtro de seleção rápida permite que você defina uma seleção de objetos com base em suas propriedades, gerando seleções rápidas e precisas, agilizando o processo de trabalho. Aprenda agora!

Seu projeto está ficando grande, cheio de informações e cada vez mais difícil de selecionar os objetos. Mesmo organizando por layers ou grupos, fica difícil ou demorado selecionar um tipo específico de objeto.

Pensando nisso o AutoCAD disponibiliza algumas ferramentas de filtros, que inclusive já apresentei uma delas em outra publicação. Se você não viu ainda clique no link abaixo.

TRABALHAR COM FILTROS DE SELEÇÃO

Mas a ferramenta que vou apresentar hoje é um pouco diferente, permitindo filtros até mais complexos. vamos entender como funciona a ferramenta Quick Select.

FILTRO DE SELEÇÃO RÁPIDA – QUICK SELECT

Para ativar a ferramenta Quick Select você deve ir até a aba Home e localizar o campo Utilities. A ferramenta Quick Select é o ícone no canto superior direito.

filtro-de-seleção-rápida

Você também pode acessar esta ferramenta na janela Properties (Ctrl + 1), ela está no canto superior direito.

filtro-de-seleção-rápida

Ao clicar, temos acesso a janela Quick Select. Aqui vamos entender o que cada campo faz.

filtro-de-seleção-rápida

Logo no primeiro campo temos a opção Apply to, que é aqui que definimos onde será aplicado o filtro. Por padrão vem marcado Entire drawing (desenho inteiro), mas podemos escolher uma área específica do desenho clicando no botão Select object.

filtro-de-seleção-rápida

Dependendo do caso, pode ser que você precise selecionar objetos em uma área específica. Então escolha a opção mais adequada para seu problema.

Logo abaixo temos o Object type (Tipo de objetos), então aqui começam as diferenças. De acordo com o tipo de objeto que você escolher as opções dentro do campo Properties vão mudar. Em Object type temos as opção Multiple (múltiplos objetos), Polyline, Line, Block Reference, Text e Mtext.

filtro-de-seleção-rápida

Logo abaixo temos os campos Operator e Value. No campo Operator é possível escolher o tipo de operação que o filtro irá realizar.

filtro-de-seleção-rápida

O processo é simples, afinal temos poucas opções. No campo Operator você poderá filtrar objetos que sejam:

  • =Equal – Igual a propriedade.
  • <>Not Equal – Que sejam diferentes da propriedade.
  • >Greater Than – Maiores que a propriedade.
  • <Less than – Menores que a propriedade.
  • Select all – Selecionar todos.

E logo abaixo temos o campo Value. Esse campo irá mudar de acordo com a propriedade escolhida.

filtro-de-seleção-rápida

Está ficando confuso esse negócio…

Calma. Para entender e se acostumar com a ferramenta é necessário fazer alguns testes. Criei uma sequência de círculos de igual dimensão, com cores diferentes.

filtro-de-seleção-rápida

Vou usar o campo Multiple, por ser mais versátil. Se eu escolher em Properties o campo Color, em Operator a opção =Equal (igual) e em Value a cor Yellow.

filtro-de-seleção-rápida

Ao confirmar este filtro apenas o círculo amarelo é selecionado.

filtro-de-seleção-rápida

Agora se eu repetir o filtro, porém mudando o Operator para <>Not Equal (diferente de).

filtro-de-seleção-rápida

Agora o resultado é o inverso, tudo é selecionado, menos o círculo amarelo.

filtro-de-seleção-rápida

Em resumo, é uma questão de combinações. Eu particularmente acho a opção Multiple em Object Type a mais versátil, já que ela faz um filtro independente do tipo de geometria. Já com as outras opções o filtro é específico daquela característica (Polyline, Line, Block Reference, Text e Mtext).

Claro que vai depender da sua necessidade, mas uma boa combinação permite uma seleção de objetos muito rápida e prática, independente se o objeto está dentro de uma camada ou não.

Importante lembrar que objetos que estão dentro de blocos serão ignorados, pois o filtro só entenderá o bloco propriamente dito.

Nos campos abaixo podemos combinar o filtro atual a um filtro realizado anteriormente. No campo How to apply temos duas opções:

  • Include in new selection set: Incluir no novo conjunto de seleção.
  • Exclude from new selection set: Excluir do novo conjunto de seleção.

Mas o que isso quer dizer?

Por padrão a opção Include in new selection set (Incluir no novo conjunto de seleção) já vem ativada, ou seja, ao fazer um filtro uma nova seleção é criada. Já com a opção Exclude from new selection set (Excluir do novo conjunto de seleção) você faz com que esse novo filtro remova os objetos “filtrados da seleção atual.

Isso é bem confuso…

Não muito. Imagine que você fez um filtro para selecionar todos os círculos do exemplo anterior. Porém, gostaria de remover o círculo verde da seleção. Basta você manter os objetos selecionados, fazer um novo filtro e marcar a opção Exclude from new selection set (Excluir do novo conjunto de seleção), assim a seleção irá remover os objetos escolhidos no filtro.

Por fim temos a opção Append to current selection set (Anexar ao conjunto de seleção atual), que permite acrescentar um filtro ao filtro anterior.

filtro-de-seleção-rápida

Por exemplo, você faz um filtro para selecionar todos objetos vermelhos do desenho. em seguida quer acrescentar os objetos amarelos ao mesmo filtro. Basta ativar a opção Append to current selection set (Anexar ao conjunto de seleção atual).

Como eu disse anteriormente, é uma questão de saber fazer as combinações. Seleções mais elaboradas pendem combinações mais complexas. Mas se você precisa de seleções rápidas essa é a ferramenta certa!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “Filtro de seleção rápida”

Deixe um comentário