Função das paredes – Revit

A função das paredes no Revit é um campo que passa despercebido por diversos profissionais, porém pode ter grande impacto no seu projeto, principalmente quando falamos da organização do seu projeto. Aprenda como trabalhar com esses recurso agora!

Um dos recursos que mais chama a atenção no Revit é a versatilidade da ferramenta de criação de paredes.

função-das-paredes

Podemos criar paredes com as mais variadas características, porém, além do vasto leque de possibilidades de personalização, temos um outro importante aspecto que é:

Como organizar tantas paredes em um mesmo projeto?

A etapa de construção da edificação a conta com diferentes fases de execução, onde diferentes paredes serão executadas em diferentes momentos, desta forma é importante conseguir identificar e organizar todas essas paredes.

FUNÇÃO DA PAREDE

Para isso o Revit permite definir a função da parede, recurso muito útil mas que poucos profissionais se dão conta de sua importância. Para acessar este campo basta selecionar a parede desejada e clicar em Editar tipo.

função-das-paredes

Dentro da janela Propriedades de tipo, dentro do campo Construção temos o campo Função.

função-das-paredes

Dentro do campo Função temos algumas opções padronizadas pelo próprio Revit.

função-das-paredes

De acordo com a função selecionada algumas funcionalidades presentes no processo de criação da parede são alteradas, então para um melhor entendimento vamos conhecer cada uma das funções disponíveis e suas respectivas aplicações recomendadas.

FUNÇÃO DA PAREDE – INTERIOR

As paredes que ficam na parte interna da edificação, isto é, não são expostas a intempéries, podem ter sua função definida como interior.

função-das-paredes

Quando definimos uma parede com a sua função como interior o Revit entende que esta parede será posicionada “entre níveis”, isto é, a parede se inicia no nível atual e se conecta ao próximo nível.

Tanto é que quando vamos inserir uma parede de função interior no projeto, a Faixa de opções no Revit (menu superior, linha em verde claro), o campo Altura desconectada esta bloqueado e o campo de Restrição superior já está preenchido com o nível superior mais próximo.

função-das-paredes

Se necessário, você pode alterar para qual nível a parede deverá ser conectada.

FUNÇÃO DA PAREDE – EXTERIOR

As paredes que tem a função de alvenaria de vedação, que invariavelmente ficam expostas a intempéries, podem ter sua função definida como exterior.

função-das-paredes

Esta é a configuração padrão do Revit, tanto é que você já deve estar acostumado a “corrigir” o campo Altura desconectada, que sempre indica 8 metros.

função-das-paredes

De acordo com o processo construtivo empregado, é comum que uma parede de função externa não se limite a ficar entre níveis, podendo pegar dois ou mais níveis, ou até mesmo ter o seu topo anexado a um telhado.

função-das-paredes

FUNÇÃO DA PAREDE – FUNDAÇÃO

Paredes de fundação são aquelas que podem ser vistas na parte inferior da casa, como em porões, algumas situações de garagem e principalmente em edificações que são executadas em terrenos acidentados.

função-das-paredes

Geralmente estas paredes tem uma de suas faces em contato com o solo, de forma que a parte superior da parede é amarrada a estrutura de uma laje e sua base conta com uma sapata ou outro tipo de fundação para fazer sua amarração.

função-das-paredes

Observe que é uma parede que faz parte da edificação, em si, sendo inclusive muito comum o uso da opção parede empilhada. Caso não saiba trabalhar com parede empilhada, vou deixar o link de uma publicação sobre o tema logo abaixo:

PAREDE EMPILHADA – REVIT

Ao configurar a função da parede como profundidade, na faixa de opções o campo Profundidade fica bloqueado, ou seja, a parede será criada a partir do nível atual para baixo, o que exige atenção na etapa de definição da altura.

função-das-paredes

O campo de restrição de nível está disponível, então você pode conectar a parede, porém, apenas à níveis abaixo do nível atual.

FUNÇÃO DA PAREDE – RETENÇÃO

Paredes com a função de retenção não possuem um contraventamento no seu topo, sendo muito comum fazerem parte de estruturas externas independentes da edificação, geralmente separando diferenças de nível.

função-das-paredes

O exemplo mais prático deste tipo de parede são os muros de arrimo, com função autoportante. Inclusive é comum que a parede tenha algum grau de conicidade, para dar conta do “esforço”.

função-das-paredes

Ao definir a função de uma parede como retenção, a faixa de opções não chega a sofrer alterações significativas, temos apenas uma altura padrão de 2,00, que pode ser alterada conforme a necessidade.

função-das-paredes

Estas paredes costumam ser executadas nos estágios iniciais da obra que, em muitos casos, quando elas são finalizadas a edificação nem foi iniciada ou está em um estágio inicial.

FUNÇÃO DA PAREDE – SOFITO

Parede com a função sofito é um segmento de parede colocado abaixo do nível superior (teto) que não desce até o nível do piso, uma vez que sua principal função é fazer um fechamento ou acabamento.

função-das-paredes

O melhor exemplo são situações onde temos uma transição de diferentes níveis de forro ou o fechamento sobre armários em uma cozinha. O mais comum é que essas paredes sejam em gesso ou madeira.

função-das-paredes

O uso de forro rebaixado em um projeto oferece uma série de vantagens, que vão desde a maior flexibilidade para instalação de pontos de iluminação, ar-condicionado, som, etc. também podemos esconder elementos estruturais como vigas.

Porém é comum a necessidade de se trabalhar com diferentes níveis, o que gera um pequeno grande problema. A ferramenta de forro de gesso trabalha apenas com planos horizontais, o que implica em procurar “soluções alternativas” para executar esses tipos de fechamento.

Uma solução é usar a ferramenta de modelagem no local, e modelar “na unha” os fechamentos necessários para o forro, processo esse que eu já compartilhei aqui. Vou deixar o link da publicação logo abaixo:

FORRO COM REBAIXO E SANCA – REVIT

E uma outra possibilidade é o uso da ferramenta parede, onde temos uma maior liberdade para controlar a altura do topo e da base, resolvendo o problema de uma forma relativamente rápida.

Porém, percebemos aqui que é importante que esta “parede” seja corretamente identificada, afinal temos uma aplicação “diferente”. Para isso basta configurar sua função como Sofito.

Paredes com função sofito não sofrem grandes alterações na faixa de opções, sendo a única diferença é que sua altura desconectada é de 0.25, que pode ser alterada a qualquer momento.

função-das-paredes

Existem diferentes situações além de forro onde esse tipo de parede pode ser aplicado, sendo que tudo depende da necessidade do seu projeto.

FUNÇÃO DA PAREDE – SHAFT NÚCLEO

Paredes com a função Shaft núcleo, são paredes que atravessam múltiplos pavimentos de uma edificação, permitindo a comunicação entre estes pavimentos.

função-das-paredes

Basicamente um shaft é uma abertura vertical por onde passam as instalações de uma edificação, como elétrica, hidráulica, ar-condicionado, entre outros.

função-das-paredes

A parte interna dessas paredes é livre em toda a sua extensão, sendo necessário prever uma abertura nos pisos ou recorrer a ferramenta Shaft, que já foi apresentada em outra publicação. Vou deixar o link deste artigo logo abaixo:

ABERTURAS NO REVIT

Paredes com função Shaft-núcleo não sofrem grandes alterações na faixa de opções, onde temos sua altura não conectada com padrão de 8.00 metros, que pode ser alterada a qualquer momento.

função-das-paredes

Existem diversas aplicações para paredes com a função Shaft-núcleo, onde esta função permite classificá-las separadamente.

FILTRAR PAREDES POR FUNÇÃO

A proposta de se fazer a correta classificação das paredes no seu projeto é justamente permitir a rápida identificação das mesmas, para isso temos algumas possibilidades, sendo a principal delas recorrer a filtros.

Fiz um exemplo genérico com várias paredes, onde cada uma delas tem uma diferente função.

função-das-paredes

Vou explorar dois cenários aqui, sendo o primeiro a questão dos quantitativos.

FILTRAR FUNÇÃO DA PAREDE NOS QUANTITATIVOS

Para simplificar, extraí informações apenas de nome, área, volume e, não menos importante, função.

função-das-paredes

Caso não esteja familiarizado com a ferramenta de extração de quantitativos no Revit, vou deixar o link de alguns conteúdos que já fiz sobre esse tema.

TABELAS, DADOS E PARÂMETROS – REVIT

TABELA DE QUANTIDADE NO REVIT

Em uma extração de quantitativos convencional, todas as paredes são quantificadas, independente de sua função, porém é possível filtrar os resultados, onde você pode remover determinadas paredes de acordo com sua função ou quantificar um único tipo de parede.

Para isso basta ir até sua tabela e na aba de Propriedades clicar em Filtro.

função-das-paredes

Na janela Propriedades de levantamento de material, por padrão, não temos nenhum filtro ativado, mas temos diversos campos disponíveis para trabalhar. Desta forma, o primeiro passo é definir o tipo de filtro.

função-das-paredes

Clique na caixa e selecione Função.

função-das-paredes-

A partir do momento em que definimos o critério de filtro, temos dois novos campos, onde o principal deles é o segundo, onde podemos definir o tipo de filtro. Observe que temos diversas opções.

função-das-paredes

Para não complicar muito, vou me concentrar em duas opções: “igual” e “não igual”.

  • Igual – esta opção define que apenas um tipo de parede será quantificado na tabela.
  • Não igual – esta opção define que todas as paredes serão quantificadas, com exceção da parede selecionada.

Por fim temos o último campo, onde podemos selecionar qual função será afetada pelo filtro. Vou exemplificar com as paredes de função Interior, para compararmos o que acontece a esta parede com os filtros Igual e não igual.

função-das-paredes

Observe que com o filtro como “igual” a função interior, somente a parede Interior foi quantificada. Já quando alterei o filtro para “não igual” todas as paredes foram quantificadas, menos a parede de função interior.

Isso já me permite organizar de forma muito rápida os diferentes tipos de paredes presentes no meu projeto. Mas provavelmente você está se perguntando:

Mas eu sou obrigado a ter essa coluna função na minha tabela?

Para criar o filtro é necessário que a coluna função seja adicionada, porém você pode ocultar esta coluna. Para isso basta selecionar a coluna desejada, ir até a aba Modificar tabela | Quantidade e no painel Colunas, clicar em ocultar.

função-das-paredes

Imediatamente a coluna é escondida, permanecendo apenas as informações relevantes para o projeto.

função-das-paredes

FILTRAR FUNÇÃO DAS PAREDES GRAFICAMENTE

Em muitos casos, é necessário identificar visualmente determinadas paredes, onde podemos novamente utilizar a função das paredes para alterar a forma como as paredes são exibidas no projeto.

função-das-paredes

Observe que ao adotar a representação padrão, não conseguimos identificar os diferentes tipos de paredes presentes no projeto, desta forma, se quisermos dar o devido destaque a um determinado tipo de parede, podemos recorrer a um Filtro.

Para isso vá até a aba Vista e no painel Gráficos clique em Visibilidade/gráficos.

função-das-paredes

Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos vá até a aba Filtros.

função-das-paredes

Aqui temos duas etapas a serem trabalhadas. Precisamos criar um filtro e depois aplicar o filtro e fazer os ajustes gráficos necessários. Vamos começar criando um novo filtro clicando em Editar/Novo.

função-das-paredes

Na janela Filtros, temos três colunas a serem trabalhadas:

  • Filtros – permite a edição e criação de novos filtros.
  • Categorias – define quais categorias de elementos do projeto serão afetadas pelo filtro.
  • Regras de filtro – define a regra para a seleção dos elementos.
função-das-paredes

Na coluna Filtros, no campo inferior clique no botão Novo.

função-das-paredes

Na janela Nome do filtro, crie um nome simples e de fácil identificação. Como teste vou filtrar as paredes com função shaft-núcleo, logo vou usar o nome paredes shaft.

função-das-paredes

Criado o filtro, vamos para a coluna Categoria, onde precisamos definir qual categoria será afetada pelo filtro. Selecione a categoria paredes.

função-das-paredes

Por fim e não menos importante, temos que definir a regra do filtro. O processo é bem simples, marque o parâmetro Função e abaixo coloque igual a Shaft Núcleo.

função-das-paredes

Finalizado o filtro, pode clicar em ok. Perceba que estamos de volta a janela visibilidade/sobreposição de gráficos. Como já temos um filtro criado basta clicar em Adicionar para incluir o novo filtro.

função-das-paredes-

Na janela Adicionar Filtros, selecione o filtro Paredes shaft e clique em ok.

função-das-paredes

Agora chegamos na segunda etapa, configurar graficamente o filtro. Entenda que adicionar o filtro faz com que o Revit apenas identifique as paredes com função Shaft, porém nenhuma alteração em sua forma de exibição é realizada.

função-das-paredes

Observe que temos diversos campos, que vou explicar brevemente:

  • Nome – Nome do filtro.
  • Ativar filtro – permite ativar/desativar o filtro na respectiva vista.
  • Visibilidade – exibe ou oculta os elementos identificados pelo filtro.
  • Projeção/superfície – afeta linhas hachuras e transparência do elemento em uma vista.
  • Cortar – afeta linhas e hachuras em uma vista de planta ou corte.
  • Meio-tom – ativa/desativa o efeito de meio-tom.

Como meu objetivo é identificar as paredes de Shaft, vou me concentrar na coluna Cortar e alterar o padrão (hachura) clicando em sobrepor.

função-das-paredes

Clicando em sobrepor será exibida a janela Gráficos de padrões de preenchimento, onde temos dois importantes campos:

  • Primeiro plano – afeta as hachuras que estão a frente.
  • Plano de fundo – permite configurar um segundo padrão de hachura ao fundo (geralmente um padrão sólido).
função-das-paredes

No campo primeiro plano vou selecionar um padrão de preenchimento sólido (primeira opção) e depois a cor laranja.

função-das-paredes

Clique em ok para finalizar a configuração e novamente em ok para fechar a janela Visibilidade/sobreposição de gráficos.

Observe que apenas as paredes com a função Shaft-núcleo foram exibidas em laranja, permitindo a sua rápida identificação.

função-das-paredes

Você pode criar novos filtros, identificando as diferentes paredes no seu projeto. O melhor de tudo é que este filtro pode ser utilizado em qualquer outro tipo de vista, inclusive na 3D, basta configurar a coluna projeção/superfície.

função-das-paredes

CONCLUSÃO

A configuração da função da parede permite um controle refinado dos diferentes tipos de paredes utilizadas no seu projeto, facilitando a conferência, quantificação e exibição nas pranchas de projeto.

Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com função das paredes ou alguma outra sugestão? 
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Sigam o QualifiCAD nas redes sociais!

Facebook! Instagram!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

2 comentários em “Função das paredes – Revit”

  1. Boa tarde, tudo bem?

    Caso eu tenha um mesmo tipo de parede usada no interior e no exterior teria que duplicar o tipo e somente fazer esse ajuste na função? Penso que o ideal seria ter essa opção para a instância, não só no tipo de parede

    Responder

Deixe um comentário