SKETCHUP & VRAY

Furar objetos no Sketchup

Furar objetos no Sketchup permite fazer recortes complexos e precisos em qualquer face, permitindo encaixes perfeitos de objetos como pias, spots embutidos e muito mais. Aprenda agora!

Quem nunca sofreu para recortar uma pia para inserir uma cuba de inox ou mesmo ficar fazendo “furinhos” no forro para encaixar os spots da iluminação do seu projeto? Para acabar de uma vez com esse problema você pode usar a ferramenta Interseccionar Faces. Vamos aprender como usar esta ótima ferramenta.

INTERSECCIONAR FACES

Imagine a seguinte situação, você terminou de modelar a sua cozinha e precisa colocar uma cuba de inox no tampo de granito. Ao movimentar a cuba para o tampo percebe quer terá que fazer um furo exatamente do formato da cuba! Que dor de cabeça!

furar-objetos-no-sketchup

Fazer este recorte “na unha” vai dar um bocado de trabalho, então melhor recorrer a ferramenta interseccionar faces. O processo é bem simples. A primeira coisa a ser feita é selecionar a face do tampo de granito. Caso seja um grupo ou componente, clique duas vezes para entrar no modo de edição.

furar-objetos-no-sketchup

Não se esqueça que a pia (ou o modelo que você precisa) deve ficar “atravessado na face”, já que ele vai servir de “gabarito” para o recorte. Certifique-se dessa intersecção girando o seu modelo antes de prosseguir.

furar-objetos-no-sketchup

Após selecionar a face clique sobre ela com o botão direito e escolha a opção Interseccionar face e depois a opção Com modelo.

furar-objetos-no-sketchup

Esta etapa pede um pouco de atenção e interpretação do modelo que você está editando. Aparentemente não aconteceu nada mas se você clicar dentro e fora da pia irá perceber que agora ao invés de uma única face, você tem uma face dentro e outra fora da pia. Para abrir o furo, basta você deletar a face interna.

furar-objetos-no-sketchup

Ah, mas num deu muito certo não, o furo ficou estranho.

Esta é a parte que você precisa observar com maior atenção. A sua pia tem uma espessura certo? Logo se a cuba da pia atravessa toda a espessura ela deve atravessar a face superior e a inferior também! Para resolver este problema basta repetir o processo com a face inferior.

furar-objetos-no-sketchup

Não se preocupe com a linha que aparece na face interna da cuba, ela não irá aparecer no render. Mas se isso ainda lhe incomoda, basta ocultar essas linhas.

Acredito que com a ferramenta Interseccionar faces você não terá mais problemas com recortes complexos em seus modelos do Sketchup. Aproveita mais esta incrível ferramenta.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

7 Comentários

  1. Liliane
    22 de fevereiro de 2017 at 12:07 — Responder

    Obrigada Luis André! Essa dica é sensacional!!!
    Já sofri muito fazendo “furos” na unha! agora vou testar a sua dica!
    Abraços!

  2. Denilson
    4 de agosto de 2017 at 18:54 — Responder

    O quanto que sofri pra fazer esse furo! já testei funcionou perfeitamente, obrigado!

  3. Claudia
    5 de agosto de 2017 at 15:00 — Responder

    Show de Dica, eu até interseccionava com o modelo, mas não sabia da face de baixo, daí as vezes até deletava a face ou transformava em água… Hhahahaha… Obrigadaaaa

  4. Pina
    25 de setembro de 2017 at 18:50 — Responder

    Meu amigo, obrigadão ! isso mudou a minha vida ! Deus te abençoe ! Valeu mesmo !!!!! ….. apanhei muito “lapidando” a bancada para caber as cubas…. rsrs….

  5. 2 de maio de 2018 at 11:51 — Responder

    […] FURAR OBJETOS NO SKETCHUP […]

  6. paloma
    11 de junho de 2019 at 20:13 — Responder

    Cara, você salvou minha vida

  7. Mário de Souza Guanaes
    12 de outubro de 2019 at 10:24 — Responder

    Fantástico. Apanhei uma vez para recortar cuba. Foi sofrível mas agora não sofrerei mais. Obrigado Qualificad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *