REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Guia Básico Materiais – Revit

Este guia básico de materiais vai apresentar para você o que são os materiais dentro do Revit, suas características e como eles impactam no seu projeto, não se resumindo apenas a estética do render! Aprenda agora!

Todo mundo gosta daquele material que fica bem bonito no projeto, e quando temos uma renderização? Nem se fala! Mas os materiais dentro do Revit não se resumem apenas a renderização. Temos um leque bem amplo de características e informações do material real e entender isso é muito importante.

É muito comum você acessar o painel de materiais dentro de uma família, tanto dentro do Editar Tipo ou mesmo diretamente no painel de Propriedades. Mas o painel de materiais pode ser acessado diretamente. Para isso você deve ir até a aba Gerenciar, painel Configurações e clicar em Materiais.

guia-basico-materiais

Agora você está na janela Navegador de materiais. Esta é a sua aparência quando você o acessa pela primeira vez.

guia-basico-materiais

Nesta aba é possível visualizar todos os materiais disponíveis para serem utilizados no projeto atual. Para que seja possível visualizar as suas propriedades você deve ir no canto inferior direito e clicar no botão para expandir.

guia-basico-materiais

Agora você tem acesso tanto aos materiais como as suas respectivas propriedades.

guia-basico-materiais

Você pode mudar a forma como os materiais são exibidos, utilizando miniaturas para ter uma melhor ideia do aspecto visual de cada material.

guia-basico-materiais

Quer aprender a configurar seu navegador de materiais para ficar com essa forma de exibição? Veja a publicação que fiz explicando o processo clicando no link abaixo:

EXPANDIR NAVEGADOR DE MATERIAIS

Além dos materiais já disponíveis você pode acessar a biblioteca, que oferece um imenso leque de materiais prontos. No canto superior localize o ícone biblioteca para que sua aba seja exibida.

guia-basico-materiaisO painel esquerdo agora está dividido. Temos na parte superior os materiais já disponíveis para o seu projeto atual e na parte inferior a biblioteca de materiais.

guia-basico-materiais

Na biblioteca temos uma série de materiais organizados por categorias. Ao clicar na categoria desejada os materiais correspondentes são exibidos.

guia-basico-materiais

Lembre-se, estes materiais estão na biblioteca, e não no seu projeto.

Mas como eu coloco eles no meu projeto?

Simples. Passe o mouse sobre o material desejado. Observe que dois ícones irão aparecer logo abaixo do material.

guia-basico-materiais

Ambos os botões adicionam o material ao seu projeto. A diferença é que o da esquerda apenas adiciona e o da direita adiciona e exibe suas propriedades no painel de recursos (a direita), caso você precise fazer alguma alteração/personalização.

guia-basico-materiais

Basta clicar no material desejado que ele imediatamente é disponibilizado no campo de materiais do projeto.

guia-basico-materiais

Observe que ele não some da biblioteca, isso permite que ele possa ser adicionado a outros arquivos. Vamos olhar melhor o painel a direita, onde controlamos e editamos os recursos de cada material. Estes recursos são organizados em abas sendo que cada uma delas corresponde a um recurso específico.

guia-basico-materiais

Cada um desses recursos controlam determinadas características ou mesmo o comportamento de um material. Cada material pode ter até cinco recursos, sendo um de cada tipo, não é possível repetir um recurso em um mesmo material. Na próxima página vamos entender o que temos em cada aba de recursos.

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *