Hachura cobrindo desenho [DICA]

Hachura cobrindo desenho é algo que acontece com frequência e além de incomodar ainda temos o risco de cobrir uma cota ou outra informação importante. Vamos aprender a resolver isso de forma simples!

Geralmente, temos duas situações que fazem com que a sua hachura esteja cobrindo seu desenho. A primeira é você ter criado a hachura por cima do seu desenho e a segunda é apenas um problema temporário de visualização do seu projeto. Vamos resolver ambas.

Criar hachura por baixo do desenho

Quando foi criar a hachura no seu desenho, na aba Hatch, localize o painel Options e clique em Options para expandir o menu.

hachura-cobrindo-desenho

No painel inferior, localize a opção Send Behind Boundary, dentro deste menu configuramos a ordem na qual a hachura será criada.

hachura-cobrindo-desenho

A opção mais recomendada é a Send to Back, ou seja, criar todas as hachuras atrás dos objetos. Isso evita que a hachura seja criada por cima das linhas e demais objetos do projeto.

Mas agora eu já criei as hachuras sem configurar esta opção! Vou ter que recriar??

Calma, para isso temos uma solução bem mais simples. Na aba Home, localize o painel Modify e clique em Modify para expandir o menu. Agora localize o botão Draw Order.

hachura-cobrindo-desenho

Aqui podemos organizar a sequência dos objetos, posicionando objetos para frente ou para trás (o mais indicado no cado das hachuras).

Para solucionar o problema das hachuras, o mais indicado é que você escolha a última opção, Send Hatches to Back. Com esta opção, você não precisa selecionar as hachuras, o comando automaticamente identifica todas as hachuras do seu desenho e posiciona atrás de todos os objetos do seu projeto.

hachura-cobrindo-desenho

Para quem gosta de atalhos, basta digitar HB (HatchBack) na linha de comando e pressionar enter.

Toda vez que salvo o desenho as hachuras ficam por cima

Isso ocorre em alguns arquivos e trata-se apenas de um problema de visualização. Quando isso acontecer digite RE (Regen) e pressione Enter.

Pronto! Problema resolvido!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

24 comentários em “Hachura cobrindo desenho [DICA]”

  1. Oi Luis, eu sempre uso este comando e a vizualização fica perfeita no AutoCAD, porém quando exporto para o Word (“metarquivo avançado”) novamente as hachuras se sobrepõem ao desenho. Sabe o que devo fazer ?

    Responder
    • Olá Wanderley,

      Acredito que você esta utilizando hachuras sólidas. Mude para uma hachura ANSI31 e deixe o valor de SCALE bem pequeno a ponto de ficar com o aspecto de uma hachura solida. Ela fica junta o suficiente para dar o aspecto sólido mas com espaço suficiente para mostrar as linhas de contorno.

      Se der certo, compartilhe com a gente!

      Um abraço!

      Responder
      • Oi Luis,

        Deu certo, muito obrigado por sua ajuda.
        Aproveitando, vc teria alguma sugestão para exportar os arquivos do CAD para Word sem perder a qualidade, mantendo a escala. Atualmente uso a opção de “Metarquivo do windows”, copiando diretamente do ModelSpace.

        Grato pela ajuda

        Responder
        • Olá Wanderley,

          Exportar para o word é um problema, já que ele não é exatamente um programa gráfico, apesar de permitir inserção de imagens. A questão é que o próprio word redimensiona as imagens que forem maiores que a largura total do layout da folha. Metarquivo funciona, mas e Bitmap, já testou?

          Um abraço!

          Responder
  2. Fiz exatamente o que vc disse , mas não deu certo estou com problemas só na hora de colocar hachura no banheiro , nos outros cômodos já consegui .

    Responder
  3. Bom dia
    vc saberia me dizer qual o nome do comando que eu marco exatamento aonde eu quero que comece a paginaçao antes de chamar o hatch?
    Obrigada

    Responder
  4. Luis Andre, o comando HB funcionou certinho, porem as hachuras q estao dentro de blocos continuam sobrepondo as linhas. Tem ideia de como resolver sem ter que entrar nos blocos? Obrigado

    Responder
    • Olá Marcelo,

      Então, o AutoCAD não consegue interpretar o que são os objetos, então isso só pode ser feito no processo de criação da hachura, que sempre tem essas “surpresinhas” desagradáveis.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário