Identificar área do projeto vai permitir que você tenha um levantamento completo de múltiplas áreas ou até mesmo pavimentos inteiros de forma rápida e pratica. Aprenda agora!
O Revit oferece duas ferramentas quando queremos trabalhar com a identificação dos espaços de um projeto sendo elas Ambiente e Área. Então nada mais justo do que primeiro entender a diferença entre ambas.
AMBIENTE
Quando falamos de ambientes podemos entender uma sala ou qualquer outro espaço dentro de uma edificação como um espaço único. Este espaço é calculado por seus “limites” que podem ser paredes ou linhas que desenhamos com a opção Separador de ambientes.
Não sabe trabalhar com Ambientes? Veja as publicações abaixo onde eu ensino a usar a ferramenta Ambiente e na publicação seguinte como você pode criar um identificador de ambientes personalizado.
CRIAR FAMÍLIA DE IDENTIFICADOR DE AMBIENTES
ÁREA
Já quando falamos de área você mesmo pode definir quais são os limites para cada área, conforme a necessidade do seu projeto.
Então vamos entender como usar essa ferramenta e quais cuidados devemos ter quando criamos e delimitamos áreas.
IDENTIFICANDO ÁREAS
Para identificar a área de um projeto devemos ir até a aba Arquitetura e no painel Ambiente e Área localizar o botão Área.
Ao clicar no botão área observe que temos dois campos sendo Planta da área e Área.
Ei! Porque o campo Área está bloqueado?
Aqui temos um detalhe importante. Quando estamos trabalhando com áreas, o Revit cria uma planta exclusiva para trabalharmos com os espaços que irão compor a nossa área. Clique na opção Planta da área.
Será exibida a janela Nova planta de área.
A primeira coisa que você deve definir é o tipo de área que você irá trabalhar. Esse campo tipo tem por finalidade organizar a informação que você quer trabalhar, por exemplo, você quer criar uma planta para identificar a área construída e outra planta para identificar a área permeável do imóvel.
É possível criar outros tipos conforme a sua necessidade, mas por enquanto vamos nos concentrar em alterar para Área construída e deixe o Nível 1 selecionado.
Uma mensagem será exibida perguntando se as linhas de delimitação podem ser criadas automaticamente.
O recomendado é colocar NÃO. Por mais que o Revit tenha uma “boa intenção” com a ferramenta ele não consegue interpretar a sua necessidade de projeto. Clique em não.
Uma nova vista será criada, você pode inclusive conferir no Navegador de projetos o campo Plantas de área (Área construída).
Certo, agora que temos a nossa vista precisamos delimitar os espaços correspondentes ao ambiente (ou ambientes). Para isso ainda no painel Ambiente e área localize a ferramenta Limite de área.
Ao clicar na ferramenta Limite de área você será direcionado para a aba Modificar|Colocar limite de área que vai permitir que você utilize as ferramentas de desenho por croqui.
O processo é simples, basta você delimitar a área que deseja identificar, porém cabe um aviso importante. As áreas delimitadas não precisam ter perímetros perfeitamente fechados. Se você tiver um transpasse nas extremidades isso não impede o Revit de fazer o cálculo (também achei esquisito, mas fazer o quê? rs!).
Explicado esse detalhe você pode criar linhas delimitando os espaços que pretende identificar como áreas. No exemplo vou criar quatro áreas. Uma área comum que contempla a sala grande a e o corredor, uma para as salas de cima, uma para as salas de baixo e outra para a área externa.
Entenda que estamos apenas delimitando os espaços, então agora queremos identificá-los, para isso vá ao painel Ambiente e área e clique na ferramenta Área. Observe que agora ela está disponível para uso.
O uso da ferramenta é muito simples, basta mover o mouse até uma área delimitada que você já tem uma prévia da área que foi detectada. Ao clicar a área e o identificador de área são inseridos.
Importante! Uma área é um elemento “invisível” que é inserido no espaço delimitado. O texto é um identificador que detecta a área inserida e informa o tamanho da área. Se você passar o cursor do mouse sobre a área vai perceber um “X” que pode ser selecionado. Este X é a área.
Estou avisando isso para que você entenda que caso deseje excluir uma área não basta remover o identificador, mas sim ambos (ambiente e identificador de área).
Ao inserir uma área um texto genérico (escrito área) é inserido. Você pode clicar duas vezes sobre ele e colocar o nome que julgar mais adequado.
Agora vamos para a última etapa, aplicar um esquema de cores para as áreas identificadas.
APLICAR LEGENDA DE PREENCHIMENTO DE COR
Agora que as áreas estão devidamente identificadas, você pode inserir uma legenda de preenchimento de cores para identificar de maneira mais didática as áreas correspondentes ao seu projeto.
Para isso vá até a aba Anotar e no painel Preenchimento de cores clique em Legenda de preenchimento de cores.
Ao clicar em Legenda de preenchimento de cores será exibido junto do cursor dou mouse um quadrado com o texto Nenhum esquema de cores atribuído para a vista.
Escolha um lugar da área de trabalho e clique (não se preocupe, você pode reposicionar a legenda depois).
Ao clicar, será exibida a janela Escolher tipo de espaço e legenda de cor. Pode deixar com a configuração que está, clique em ok.
Ao confirmar, você terá a legenda com o título Legenda da área da construção e logo abaixo indicado a Área construída bruta.
Ei! Ficou tudo verde!
Sim, precisamos configurar nossa legenda, para isso selecione a legenda e observe a aba Modificar|Legenda de preenchimento de cores. Clique na opção Editar esquema.
Agora você está na janela Editar esquema de cor.
É possível alterar o esquema atual, porém recomendo que você crie um esquema novo. Para isso na lateral esquerda, dentro do campo Esquemas clique no ícone Duplicar.
Será exibida a janela Novo esquema de cores, vou colocar o nome de Quadro de áreas.
Observe que uma nova linha foi acrescentada nas opções disponíveis no campo Esquema. Confira se a mesma está selecionada e vamos configurá-la adequadamente.
Em Definição de esquema, podemos fazer alguns ajustes, começando pelo campo Título. Vou mudar para Quadro de áreas.
Em seguida a parte mais importante, o campo Cor.
Neste campo você pode definir como será o esquema de cor adotado. A configuração atual está como tipo de área. Altere para Nome. Será exibida uma janela de alerta informando que as cores não serão preservadas e que é melhor você criar um novo esquema de cores. Como acabamos de fazer isso não precisamos nos preocupar, pode clicar em Ok.
Observe que agora podemos visualizar os nomes das áreas e suas respectivas cores. Se necessário você pode alterar as cores conforme achar necessário. Eu particularmente mantenho como está. Pode clicar em ok.
Pronto! Agora temos nossas respectivas áreas devidamente identificadas e com um esquema de cores aplicado.
É possível criar vários esquemas diferentes para um mesmo projeto, então a partir daqui vai depender da sua criatividade!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Boa tarde Luís!
Meus Parabéns pelo Site, agradeço por estar publicando dicas e informações que agregam conhecimento. Diante disso te lanço um desafio pois ainda não conseguir fazer isso de forma ágil e precisa no revit. Minha sugestão de post no site é como fazer tabelas de índices Urbanísticos (T.O, C.A…) no projeto em revit. com esquemas de áreas como descrito nesta matéria.
Grande Abraço!
Olá João,
Pode deixar que isso está nos planos!
Um abraço!
Show de bola !!
Boa tarde,
Existe no Revit alguma forma de criar essas áreas (com limite de área ativo) em uma planta de forro ou estrutural? Ou transformar uma planta de piso de forma que fique “olhando para cima”? Pelo que percebi, só da pra fazer planta de área com plantas comuns de piso.
Eu precisava muito de uma solução para isso já que estou delimitando as áreas de influência de carga que meus pilares exercem elas são em relação a laje do pavimento e não ao chão dele.
Olá Larywana,
Acho que conversamos via Facebook. Qualquer problema me avise.
Um abraço!
Olá!
conforme explicado no seu post, as áreas são criadas em uma planta à parte. Tem como coloca-las na planta a qual estou trabalhando?
Muito obrigada
Olá Brenda,
Por padrão ele faz isso em uma nova vista.
Um abraço!
Parabéns pela explicação bem didática, me atendeu em segundos.
Obrigada