REVITANOTAÇÕESORGANIZAÇÃO

Identificar Área do projeto

Identificar área do projeto vai permitir que você tenha um levantamento completo de múltiplas áreas ou até mesmo pavimentos inteiros de forma rápida e pratica. Aprenda agora!

O Revit oferece duas ferramentas quando queremos trabalhar com a identificação dos espaços de um projeto sendo elas Ambiente e Área. Então nada mais justo do que primeiro entender a diferença entre ambas.

AMBIENTE

Quando falamos de ambientes podemos entender uma sala ou qualquer outro espaço dentro de uma edificação como um espaço único. Este espaço é calculado por seus “limites” que podem ser paredes ou linhas que desenhamos com a opção Separador de ambientes.

identificar-area-do-projeto

Não sabe trabalhar com Ambientes? Veja as publicações abaixo onde eu ensino a usar a ferramenta Ambiente e na publicação seguinte como você pode criar um identificador de ambientes personalizado.

IDENTIFICADOR DE AMBIENTES

CRIAR FAMÍLIA DE IDENTIFICADOR DE AMBIENTES

ÁREA

Já quando falamos de área você mesmo pode definir quais são os limites para cada área, conforme a necessidade do seu projeto.

identificar-area-do-projeto

Então vamos entender como usar essa ferramenta e quais cuidados devemos ter quando criamos e delimitamos áreas.

IDENTIFICANDO ÁREAS

Para identificar a área de um projeto devemos ir até a aba Arquitetura e no painel Ambiente e Área localizar o botão Área.

identificar-area-do-projeto

Ao clicar no botão área observe que temos dois campos sendo Planta da área e Área.

identificar-area-do-projeto

Ei! Porque o campo Área está bloqueado?

Aqui temos um detalhe importante. Quando estamos trabalhando com áreas, o Revit cria uma planta exclusiva para trabalharmos com os espaços que irão compor a nossa área. Clique na opção Planta da área.

Será exibida a janela Nova planta de área.

identificar-area-do-projeto

A primeira coisa que você deve definir é o tipo de área que você irá trabalhar. Esse campo tipo tem por finalidade organizar a informação que você quer trabalhar, por exemplo, você quer criar uma planta para identificar a área construída e outra planta para identificar a área permeável do imóvel.

É possível criar outros tipos conforme a sua necessidade, mas por enquanto vamos nos concentrar em alterar para Área construída e deixe o Nível 1 selecionado.

identificar-area-do-projeto

Uma mensagem será exibida perguntando se as linhas de delimitação podem ser criadas automaticamente.

identificar-area-do-projeto

O recomendado é colocar NÃO. Por mais que o Revit tenha uma “boa intenção” com a ferramenta ele não consegue interpretar a sua necessidade de projeto. Clique em não.

Uma nova vista será criada, você pode inclusive conferir no Navegador de projetos o campo Plantas de área (Área construída).

identificar-area-do-projeto

Certo, agora que temos a nossa vista precisamos delimitar os espaços correspondentes ao ambiente (ou ambientes). Para isso ainda no painel Ambiente e área localize a ferramenta Limite de área.

identificar-area-do-projeto

Ao clicar na ferramenta Limite de área você será direcionado para a aba Modificar|Colocar limite de área que vai permitir que você utilize as ferramentas de desenho por croqui.

identificar-area-do-projeto

O processo é simples, basta você delimitar a área que deseja identificar, porém cabe um aviso importante. As áreas delimitadas não precisam ter perímetros perfeitamente fechados. Se você tiver um transpasse nas extremidades isso não impede o Revit de fazer o cálculo (também achei esquisito, mas fazer o quê? rs!).

identificar-area-do-projeto

Explicado esse detalhe você pode criar linhas delimitando os espaços que pretende identificar como áreas. No exemplo vou criar quatro áreas. Uma área comum que contempla a sala grande a e o corredor, uma para as salas de cima, uma para as salas de baixo e outra para a área externa.

identificar-area-do-projeto

Entenda que estamos apenas delimitando os espaços, então agora queremos identificá-los, para isso vá ao painel Ambiente e área e clique na ferramenta Área. Observe que agora ela está disponível para uso.

identificar-area-do-projeto

O uso da ferramenta é muito simples, basta mover o mouse até uma área delimitada que você já tem uma prévia da área que foi detectada. Ao clicar a área e o identificador de área são inseridos.

identificar-area-do-projeto

Importante! Uma área é um elemento “invisível” que é inserido no espaço delimitado. O texto é um identificador que detecta a área inserida e informa o tamanho da área. Se você passar o cursor do mouse sobre a área vai perceber um “X” que pode ser selecionado. Este X é a área.

identificar-area-do-projeto

Estou avisando isso para que você entenda que caso deseje excluir uma área não basta remover o identificador, mas sim ambos (ambiente e identificador de área).

Ao inserir uma área um texto genérico (escrito área) é inserido. Você pode clicar duas vezes sobre ele e colocar o nome que julgar mais adequado.

identificar-area-do-projeto

Agora vamos para a última etapa, aplicar um esquema de cores para as áreas identificadas.

APLICAR LEGENDA DE PREENCHIMENTO DE COR

Agora que as áreas estão devidamente identificadas, você pode inserir uma legenda de preenchimento de cores para identificar de maneira mais didática as áreas correspondentes ao seu projeto.

Para isso vá até a aba Anotar e no painel Preenchimento de cores clique em Legenda de preenchimento de cores.

identificar-area-do-projeto

Ao clicar em Legenda de preenchimento de cores será exibido junto do cursor dou mouse um quadrado com o texto Nenhum esquema de cores atribuído para a vista.

identificar-area-do-projeto

Escolha um lugar da área de trabalho e clique (não se preocupe, você pode reposicionar a legenda depois).

Ao clicar, será exibida a janela Escolher tipo de espaço e legenda de cor. Pode deixar com a configuração que está, clique em ok.

identificar-area-do-projeto

Ao confirmar, você terá a legenda com o título Legenda da área da construção e logo abaixo indicado a Área construída bruta.

identificar-area-do-projeto

Ei! Ficou tudo verde!

Sim, precisamos configurar nossa legenda, para isso selecione a legenda e observe a aba Modificar|Legenda de preenchimento de cores. Clique na opção Editar esquema.

identificar-area-do-projeto

Agora você está na janela Editar esquema de cor.

identificar-area-do-projeto

É possível alterar o esquema atual, porém recomendo que você crie um esquema novo. Para isso na lateral esquerda, dentro do campo Esquemas clique no ícone Duplicar.

identificar-area-do-projeto

Será exibida a janela Novo esquema de cores, vou colocar o nome de Quadro de áreas.

identificar-area-do-projeto

Observe que uma nova linha foi acrescentada nas opções disponíveis no campo Esquema. Confira se a mesma está selecionada e vamos configurá-la adequadamente.

identificar-area-do-projeto

 

Em Definição de esquema, podemos fazer alguns ajustes, começando pelo campo Título. Vou mudar para Quadro de áreas.

identificar-area-do-projeto

Em seguida a parte mais importante, o campo Cor.

identificar-area-do-projeto

Neste campo você pode definir como será o esquema de cor adotado. A configuração atual está como tipo de área. Altere para Nome. Será exibida uma janela de alerta informando que as cores não serão preservadas e que é melhor você criar um novo esquema de cores. Como acabamos de fazer isso não precisamos nos preocupar, pode clicar em Ok.

identificar-area-do-projeto

Observe que agora podemos visualizar os nomes das áreas e suas respectivas cores. Se necessário você pode alterar as cores conforme achar necessário. Eu particularmente mantenho como está. Pode clicar em ok.

identificar-area-do-projeto

Pronto! Agora temos nossas respectivas áreas devidamente identificadas e com um esquema de cores aplicado.

identificar-area-do-projeto

É possível criar vários esquemas diferentes para um mesmo projeto, então a partir daqui vai depender da sua criatividade!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. João Pedro Carvalho Nunes
    8 de novembro de 2018 at 14:47 — Responder

    Boa tarde Luís!

    Meus Parabéns pelo Site, agradeço por estar publicando dicas e informações que agregam conhecimento. Diante disso te lanço um desafio pois ainda não conseguir fazer isso de forma ágil e precisa no revit. Minha sugestão de post no site é como fazer tabelas de índices Urbanísticos (T.O, C.A…) no projeto em revit. com esquemas de áreas como descrito nesta matéria.

    Grande Abraço!

    • 30 de novembro de 2018 at 13:05 — Responder

      Olá João,

      Pode deixar que isso está nos planos!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *