SKETCHUP & VRAY

Identificar materiais dos objetos

Identificar materiais dos objetos pode ser um desafio, principalmente quando você baixou o seu modelo da 3D Warehouse, onde nem sempre a pessoa que modelou teve a preocupação de nomear os materiais adequadamente. Mas vamos resolver este problema agora!

Sem dúvida fazer download de modelos prontos na 3D Warehouse ou em qualquer outro site se mostra uma solução rápida para qualquer projeto, mas nem sempre o modelo vem com os materiais bem configurados ou mesmo na cor que você precisa.

Em alguns casos, basta um pequeno ajuste para que o material fique com as características que você precisa. Porém, achar o material em uma lista que pode conter centenas de materiais pode ser um processo extremamente demorado.

identificar-materiais-dos-objetos

Pensando nisso o próprio Sketchup oferece uma excelente ferramenta para isso, a Escolher amostra.

ESCOLHER AMOSTRA [CONTA GOTAS]

A ferramenta escolher amostra está localizada na Bandeja padrão, no menu Materiais.

identificar-materias-dos-objetos

Bem comum em diversos programas, a ferramenta tem o ícone de um conta-gotas. O processo de utilização da ferramenta também é bem simples, mas pede alguns cuidados.

Para ativar basta clicar no botão Escolher amostra e clicar sobre o material que deseja identificar. Observe que imediatamente o material selecionado é exibido no topo do menu de materiais, bem como o seu nome.

identificar-materias-dos-objetos

Observe que ao clicar sobre a face que contem o material que você deseja utilizar o ícone de conta-gotas muda para o ícone Pintura (Balde de tinta).

identificar-materias-dos-objetos

Isso acontece porque o Sketchup entende que você quer pegar um material já existente e reaplicá-lo em outro lugar. Mas o nosso objetivo é outro. Queremos apenas saber o nome do material.

Legal, já sei o nome, agora é só ir no Vray e configurar do jeito que eu quero certo?

Você nem vai ter tanto trabalho, já que quando o material foi identificado ele ficou selecionado no Sketchup, o que faz com que consequentemente no Vray ele também fique selecionado, então basta abrir o Asset Editor do Vray e observe que no campo Materials o material que você identificou com a ferramenta Escolher amostra já está selecionado.

identificar-materias-dos-objetos

Agora basta fazer os ajustes necessários para que o material fique com as características que você precisa.

Essa ferramenta tem atalho?

Sim e não. Na verdade o que você pode fazer é utilizar o atalho para a ferramenta Pintura (Balde de tinta) clicando na letra B. Com a ferramenta Pintura ativada, mantenha a tecla ALT pressionada que o ícone do Balde de tinta muda para o ícone do conta-gotas, o que quer dizer que enquanto o botão ALT estiver pressionado a ferramenta ativa é a Escolher amostra.

identificar-materias-dos-objetos

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *