Inserir blocos pela Command line agiliza o processo de colocação de blocos no seu projeto, sem a necessidade de procurar o bloco desejado em uma lista. Aprenda agora!
Dependendo da quantidade de blocos que você tem em um projeto localizar o bloco desejado acaba se tornando um processo cansativo.
Para evitar isso é possível ativar os blocos diretamente na linha de comando, mas para isso precisamos tomar alguns cuidados.
INSERIR BLOCOS PELA COMMAND LINE
Dependendo da sua configuração de ferramentas talvez ao digitar o nome do bloco não aconteça nada. Isso acontece porque você deve estar com a ferramenta Dynamic Input ligada.
Mas que ferramenta é essa?
A ferramenta Dynamic Input exibe um sistema de caixas de diálogo junto do cursor do mouse, facilitando a visualização da entrada de comandos e valores no AutoCAD. aqui as opiniões ficam divididas, já que tem gente que ama e gente que odeia esse recurso.
Além de controlar a exibição das janelas de diálogo, também controla o sistema de entrada de coordenadas relativas/absolutas. Para aprender mais sobre o sistema de coordenadas e o Dynamic Input recomendo a publicação no link abaixo:
Certo, mas o que muda com essa ferramenta ligada ou desligada?
A forma de ativar o bloco. Com a ferramenta desativada, basta você digitar o nome do bloco que a linha de comando já irá exibir o nome do bloco. Ao confirmar o bloco pressionando enter você terá que inserir o bloco e responder a mais algumas perguntas.
Além de inserir o bloco você pode fazer alterações no bloco antes de confirmar. Então a sequência é:
- Insira o bloco no local desejado.
- Altere a escala se desejar (se não quer alterar a escala pressione enter).
- Altere o fator de escala (se não quer alterar o fator de escala pressione enter).
- Defina a rotação do bloco (se não quer alterar a rotação pressione enter).
Para resumir, se não deseja alterar nada do bloco insira o bloco no local desejado e pressione Enter 3 vezes.
Mas e se o meu Dynamic Input estiver ligado?
Você vai observar que ao tentar digitar o nome do bloco nada irá acontecer.
Eu sou obrigado a desativar o Dynamic Input?
Não, fique tranquilo. O único detalhe é que para que o AutoCAD reconheça o comando você deve clicar na linha de comando para inserir o nome do bloco.
Clicou na linha de comando, digite o nome do bloco que o mesmo já será exibido, então é só seguir com as informações que forem solicitadas (definir a posição, escala, fator de escala e rotação) ou defina o ponto de base e pressione enter 3 vezes.
Mas e se o nome do meu bloco tiver espaços?
Aqui você deve tomar outro cuidado, pois a linha de comando entender a tecla espaço como “enter”, ou seja, ela confirma o comando. O que você deve fazer caso o seu bloco tenha um espaço no nome, por exemplo, cama de casal, você deve digitar apenas o primeiro nome e escolher o bloco em uma lista que será exibida diretamente na linha de comando.
Outro recurso interessante é que se você posicionar o mouse sobre o nome do bloco na lista da linha de comando será exibida uma miniatura do bloco, facilitando ainda mais a confirmação do bloco desejado.
Pronto! Agora você pode inserir os seus blocos de maneira muito mais rápida, sem perder tempo “caçando o bloquinho” em uma lista.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Boa tarde, segui o passo a passo mas mesmo assim não deu certo, tem alguma dica do que possa ser?
Olá Matheus,
Simplesmente não funcionou ou deu alguma mensagem de erro? Qual sua versão do AutoCAD?
Um abraço!
Ola.
O post não mostra como habilitar essa função, fala apenas do dynamic imput..
Olá Ricardo,
Basta você conferir se o Dynamic Input está desligado e simplesmente digitar o nome do bloco. Simples assim.
Um abraço!