Inserir imagem do logo no carimbo (sem xref)

Inserir uma imagem no AutoCAD sem utilizar o recurso do Xref é uma ótima solução para quem não esta afim de ficar redesenhando o logotipo da empresa ou esta com pressa. Aprenda agora!

Inserir imagens no AutoCAD costuma ser um problema já antigo para muitos profissionais. Inclusive já fizemos uma publicação a respeito disso.

Minha imagem do projeto sumiu! E agora?

Porém, quando vamos inserir uma imagem em um carimbo, temos o problema na qual quem receber o arquivo possa não saber configurar uma imagem em referência, o que pode fazer com que seu carimbo não seja apresentado corretamente. E justo o logo da empresa!

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Esse problema ocorre porque a imagem é uma referência, ou seja, ela não esta efetivamente incorporada ao projeto, ela apenas está referenciada, o que permite que ela possa ser visualizada dentro do projeto, porém fica dependente do arquivo original.

Porém, ao enviarmos esse arquivo para uma outra pessoa no momento na qual o arquivo for aberto ele imediatamente procura a imagem referenciada, e caso não localize, exibe um alerta com o caminho da imagem.

Para evitar esse problema, é possível incorporar a imagem ao arquivo, evitando assim a necessidade de uma imagem de referência. Mas como fazer isso?

INCORPORAR UMA IMAGEM AO ARQUIVO DE AUTOCAD

Para incorporar a imagem ao seu arquivo ou mesmo um bloco, vamos precisar abri-la em um editor de imagem (O Paint resolve muito bem esse problema), então clique com o botão direito na imagem desejada, localize a opção Abrir com e selecione o Paint.

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Dentro do programa Paint, utilize a ferramenta selecionar e selecione toda a imagem desejada.

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Com a área da imagem desejada selecionada clique em Copiar (ou Ctrl + C).

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Voltando para o AutoCAD, na aba Home, dentro do painel Clipboard localize dentro das opções de Paste a subfunção Paste Special.

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Dentro da janela Colar Special apenas confira se no campo como esta marcado Imagem do Paintbrush e pressione Ok.

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Se observar a linha de comando, basta escolher o local que deseja inserir a imagem.

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Possivelmente será necessário corrigir a escala da imagem. Lembrando que também temos uma publicação explicando como fazer isso.

http://qualificad.com.br/corrigir-escala-dos-objetos-scale/

Pronto! Basta posicionar a imagem no local desejado e salvar!

inserir-imagem-do-logo-no-carimbo

Resolvido! Chega de dor de cabeça com carimbos em folhas de projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

30 comentários em “Inserir imagem do logo no carimbo (sem xref)”

  1. Boa tarde!
    Gostei muito do post! Parabéns!
    Mas gostaria de saber como rotaciono uma imagem inserida dessa forma? Depois que colei assim ela não rotacionou mais.
    Por favor, preciso de ajuda!!

    Responder
    • Olá Juliana,

      Caso tenha ficado a borda você pode usar a variavel OLEFRAME. Digite OLEFRAME e pressione enter. São três opções de valores sendo:

      0 – A borda não aparece e não é plotada.
      1 – A borda aparece e é plotada.
      2 – A borda aparece mas não é plotada.

      Se ainda tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

      Responder
  2. Olá, não consigo fazer com que a imagem apareça de jeito algum após inserir a imagem, salvar e reabrir o arquivo. Ela sempre some. Estou inserindo ela dentro do meu carimbo.
    O que eu posso fazer?

    Responder
  3. Boa tarde, Tudo bem? Muito Obrigada por esta postagem, foi excelente para mim. Porém no meu arquivo está dando um problema que procurei muito como resolver e não consegui, será que pode me ajudar? ajustei a escala da minha imagem (que é minha prancha toda) e no Model asa medidas estão corretas. Porém quando vou imprimir ou transformar em pdf, ess aparte da imagem “se move” para fora do limite onde a coloquei, ficando deslocada do resto dos objetos que adiconei no Autocad. Já viu isso acontecer? Obrigada

    Responder
  4. Estou tendo o mesmo problema de alguns colegas aqui, inseri duas imagens no mesmo arquivo, uma salva do Google Earth (JPG) outra é o Logotipo do escritório (JPG).
    Ao inserir e comandar a plotagem em PDF a imagem aparece mas o logotipo some, e se salvar, fechar, e abrir novamente o arquivo do autocad, apenas a imagem continua lá, o logotipo some…

    Estava utilizando formato PNG no logotipo e acontecia isso, deduzi que teria que ser JPG, assim o fiz mas continuou da mesma maneira… O que poderia explicar o fato de estar utilizando duas imagens de mesmo formato e apenas uma está funcionando corretamente? Inclusive até em tamanho de arquivo as duas imagens são parecidas… Se souber uma solução por favor nos ajude… Abraços

    Responder
  5. Oiii!! Eu estava inserindo as imagens como sempre, raster image reference, e do nada começaram a ficar todas PRETAS! Não consegui resolver… Mas agora inseri do jeito que você ensinou neste post e deu certo! Thank youuuu a lot!!!

    Responder
  6. olá! mesmo de seguir todos os passos, a imagem não aparece quando eu reabro em outro computador, eu estou fazendo em um windows e quando abro em um macbook a imagem inda não aparece, poderia me ajudar?

    Responder
  7. Ao inserir o logo e comandar a plotagem em PDF a imagem desaparece no pdf, mas aparece no formato de impressão do Autocad.
    Não consigo fazer da sua forma a não ser fazendo o Attach, perde muito em qualidade mas pelo menos não desaparece do pdf.
    Sabe como resolver isso? Meu AutoCad é 2021

    Responder
  8. Olá! Eu consegui inserir as imagens certinho, porém quando eu abro o pdf da plotagem as imagens não aparecem (sendo que no layout estavam aparecendo tudo certinho). Sabe como posso resolver?

    Responder

Deixe um comentário