ISOLAR CAMADAS (LAYERS) NO AUTOCAD

Isolar camadas (layers) no AutoCAD é um recurso muito prático mas nem todos profissionais sabem usar ou conhecem seus recursos. Aprenda a usar essa ferramenta!

Quando trabalhamos com camadas (layers) no nosso projeto em determinados momentos vamos congelando (freeze) ou desligando (Off) as camadas conforme nossa necessidade.

Porém, o projeto vai ficando cada vez mais complexo e precisamos em alguns casos desligar ou congelar todas as camadas menos a que estamos trabalhando, ou seja, precisamos isolar uma camada.

Para este tipo de situação temos a ferramenta Isolate. Vamos entender como ativar e configurar.

ISOLANDO UM LAYER

Ativar o comando é um processo bem simples, basta clicar no botão Isolate e clicar sobre qualquer objeto e pressionar enter, para que a camada deste objeto seja isolada. Porém, nem todo profissional sabe, mas a ferramenta Isolate permite trabalharmos de duas maneiras:

  • Deixar o layer escolhido ativo (current) e todos os outros desligados (Off).
  • Deixar o layer escolhido ativo (current) e todos os outros bloqueados (Lock).

Vamos apresentar como alterar para cada uma das opções e como utilizar.

ISOLATE OFF (DESLIGANDO OS DEMAIS LAYERS).

Geralmente está opção já vem ativada, mas de qualquer forma, vamos ensinar como ativar.

Na aba Home localize o painel Layers, dentro dele temos o botão Isolate (Atalho LAYISO).

isolar-camadas

Clique neste botão e antes de clicar em qualquer objeto, observe que na linha de comando temos a opção Settings. Clique nesta opção.

isolar-camadas

Agora temos duas opções: Off e Lock and Fade. Selecione a opção Off.

isolar-camadas

Desta forma quando a ferramenta Isolate for ativada, ao selecionar qualquer objeto a camada correspondente a este objeto será a camada ativa (current) e todas as outras camadas estarão desligadas.

isolar-camadas

Esta opção deixa o ambiente de trabalho mais limpo, facilitando a edição dos objetos que estão nesta camada, afinal apenas objetos que pertencem a camada selecionada estão visíveis, todos os demais ficaram desligados. Pode conferir no campo Layers.

isolar-camadas

Para encerrar o comando, no painel Layers clique sobre o botão Unisolate (Atalho UNISOLATE).

isolar-camadas

Pronto, agora vamos trabalhar com a segunda opção.

ISOLATE LOCK AND FADE (BLOQUEANDO E ESMAECENDO OS DEMAIS LAYERS).

Na aba Home localize o painel Layers, dentro dele temos o botão Isolate (Atalho LAYISO). Clique neste botão e antes de clicar em qualquer objeto, observe que na linha de comando temos a opção Settings. Clique nesta opção.

isolar-camadas

Desta vez escolha a opção Lock and Fade.

isolar-camadas

Ao clicar nesta opção aparecerá outra mensagem: LAYISO Enter fade value (0-90) <50> traduzindo, enter com o valor de esmaecimento. Esse esmaecimento quer dizer o quão “apagado” as demais camadas irão aparecer. O valor que vem pré-configurado é de 50%. Deixe neste valor mesmo.

isolar-camadas

Agora clique em um objeto correspondente a camada que deseja bloquear e pressione Enter.

isolar-camadas

Perceba que a cor das demais camadas está mais “apagada”. Esse é o nível de esmaecimento configurado como 50%. Para alterar o nível vá até o painel Layers e clique na palavra layers para expandir o painel.

isolar-camadas

Perceba que temos uma barra e dentro dela está escrito Lock and Fading. Aqui é possível configurar o índice de esmaecimento entre 0 e 90% (100% seria o mesmo que ativar a opção Off).

isolar-camadas

Esta opção deixa em destaque a camada que você isolou e bloqueia as demais camadas para edição. Facilitando a identificação dos objetos que pertencem a esta camada e impedindo que outros objetos sejam editados ou excluídos por acidente.

isolar-camadas

Para encerrar o comando, no painel Layers clique sobre o botão Unisolate (Atalho UNISOLATE).

Pronto! Agora você tem mais uma ferramenta para facilitar a organização do seu projeto.

Gostaram? Acompanhem nosso site e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

11 comentários em “ISOLAR CAMADAS (LAYERS) NO AUTOCAD”

  1. Muito útil. gosto que os outros layers fiquem desligados quando dou layiso, mas achei que no autocad 2018 não era possível fazer. Muito obrigada pela dica.

    Responder
  2. Ola Luis,
    Num desenho onde sobrepomos vários pisos(piso -1, piso 0 e piso 1 ), mas queremos no apresentar no Layout os pisos separados, como fazemos?
    agradecia uma ajuda quanto ao assunto.
    Obrigado

    Responder
    • Olá Rui,

      Você deve separar os pisos por layers e criar uma viewport para cada. Dentro de cada viewport você deve clicar duas vezes para acessar e no campo layers marcar a opção congelar na Viewport. Se não tiver entendido me contate pelo grupo do facebook que lhe explico melhor.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário