Layer Defpoint, para que serve?

Layer Defpoint, para que serve? Porque quando você cria um novo arquivo esta camada aparece sem mais nem menos e não permite ser excluída? Aprenda agora!

Quando você menos espera ao abrir seu painel de layers lá está a camada Defpoint. Mas… você não criou uma camada com esse nome, então como ela foi parar ali afinal?

layer-defpoint-para-que-serve

Ao tentar excluir a camada você se depara com a seguinte mensagem: The Selected Layer was not deleted (a camada selecionada não pode ser deletada).

layer-defpoint-para-que-serve

Pelo menos ao acessar o Layer Properties Manager esta camada está configurada para não ser impressa, ou seja, ela não aparece na impressão.

layer-defpoint-para-que-serve

Mas porque essa complicação toda? Eu nem vou usar essa camada! Calma, vamos entender melhor o que é a camada defpoint e o que podemos fazer com ele.

FUNÇÃO DO LAYER DEFPOINT

A camada defpoint é uma abreviação de Definition Points (pontos de ancoragem), que nada mais são do que os pontos na qual as cotas se ancoram na geometria.

Como visto em nossa publicação sobre Reassociar e Monitorar Cotas, ao inserirmos uma dimensão no projeto esta cota fica vinculada a geometria, fazendo com que ao alterarmos a geometria a cota seja reposicionada automaticamente.

layer-defpoint-para-que-serve-

Para que a cota consiga fazer essa atualização automática o AutoCAD cria esses pontos de ancoragem que são inseridos dentro da camada defpoint.

layer-defpoint-para-que-serve

Posso ter algum problema com essa camada?

Ela não irá interferir em nada no seu projeto, mas o único cuidado que você deve tomar é não colocar nenhum objeto dentro desta camada, já que ela esta configurada para não aparecer na impressão.

DICA!

Quando for configurar seu layout para impressão, selecione as Viewports e insira dentro da camada Defpoint, desta forma o retângulo da Viewport não irá aparecer na impressão!

layer-defpoint-para-que-serve

Outra dica é colocar nuvens de revisão e comentários para que estiver editando o projeto, como a camada defpoint não aparece na impressão você não corre o risco de imprimir o projeto cheio de comentários.

layer-defpoint-para-que-serve

Gostaram? Compartilhem com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

12 comentários em “Layer Defpoint, para que serve?”

  1. Muito esclarecedor.
    Prezado, procuro uma forma de seleção automática do layer. Ex. ao clicar no comando para inserir cotas, gostaria que o CAD alterasse automaticamente para o layer cotas. Muito obrigado

    Responder
    • Olá Paulo,

      No caso das cotas é possível. Basta que você vá ateá aba Annotation painel Dimension e localize a caixa de layers que se chama Dim Layer Override onde as cotas inseridas no projeto obedecerão o layer selecionado.

      Um abraço!

      Responder
  2. Boa noite Luis ,porque as setas de cotas não aparecem qdo vou imprimir no cad 2015 ,no model e na layout aparece mas qdo dou um preview ou faço a impressão as setas somem.

    Responder
  3. boa tarde André.

    Quando voce coloca mview no auto cad, como que deixo a linha do mview ficarem transparente depois que clico fora do layout?

    Responder

Deixe um comentário