Layers, qual a diferença?

Layers, qual a diferença? Ligar ou desligar contra congelar ou descongelar. Ambos fazer os objetos da camada sumirem do meu desenho, mas eles não fazem a mesma coisa? Não, não fazem e hoje você vai aprender a diferença!

Sempre que precisamos que uma das layers (camadas) seja “ocultada” em nosso desenho recorremos a estas opções ON/OFF (Ligar e desligar) e THAW/FREEZE (Congelar e descongelar). Ambos fazem com que os objetos do layer “sumam”, mas você sabe a diferença dos dois?

QUAL A DIFERENÇA?

Primeiro vamos entender o que cada um faz e depois as melhores aplicações para ambos. Para acessar a ferramenta podemos ir até a aba Home e no painel Layers. Clicando no menu Layers temos já no início os ícones da Lâmpada e do sol.

layers-qual-a-diferença

Para desligar o Layer desejado basta clicar no ícone da lâmpada e para congelar o layer desejado basta clicar no ícone do sol. Mas o que realmente acontece quando clicamos nesses ícones?

Vamos fazer um teste, crie um arquivo com os 03 (três) camadas com as cores Vermelho, verde e amarelo. Após isso crie um circulo em cada uma das camadas e coloque-os lado a lado. Ao finalizar não se esqueça de deixar o Layer 0 (zero) como layer current (ativo).

layers-qual-a-diferença

Agora podemos fazer alguns testes. Desligue o Layer vermelho clicando no ícone da lâmpada para que o mesmo fique Off. Imediatamente o círculo vermelho sumiu do desenho. Agora ative o comando zoom extends (clique duas vezes no botão de rolagem do mouse).

layers-qual-a-diferença

Notou algo diferente? O comando zoom extends ampliou seu desenho, porém o espaço na qual o circulo vermelho esta localizado foi levado em consideração como se o circulo vermelho estivesse lá. Mas na verdade ele está! Dúvida? Ative o comando selecionar tudo (Ctrl +A) e observe.

layers-qual-a-diferença

Viu só? O círculo vermelho esta no desenho, só não está visível. Não se preocupe, você só conseguirá seleciona-lo se ativar o comando selecionar tudo (Ctrl+ A).

Agora vamos entender a opção congelar. Vá ao painel Layers e deixe o layer vermelho ligado novamente. Desta vez você irá congelar o layer verde. Imediatamente o círculo vermelho sumiu do desenho. Agora ative o comando zoom extends (clique duas vezes no botão de rolagem do mouse).

layers-qual-a-diferença

Diferente do desligar a opção congelar fez com que o local do círculo verde nem fosse levado em consideração, como se os objetos que pertencem ao layer verde não estivessem no desenho. E não estão mesmo.

Agora que já entendemos a diferença vamos ver as aplicações de ambos.

ONDE USAR?

Primeiro entenda o seguinte. Se você quer que uma camada fique “oculta” no seu desenho para que ela não atrapalhe ou que você não apague algum objeto acidentalmente, ambas as opções resolvem este problema com a mesma eficiência.

Mas quando for trabalhar com Viewports em seu Layout a melhor opção sem dúvida é congelar/descongelar (Thaw/Freeze).

Não sabe configurar sua impressão? Baixe nosso manual! Manual de Impressão e Plotagem AutoCAD

Para entender melhor vá até a aba Layout e crie duas viewports, uma ao lado da outra, mostrando os círculos que acabamos de criar.

layers-qual-a-diferença

Agora observe o painel de Layer e note que temos um botão extra! Este é o botão VP Freeze ou Viewport Freeze (Congelar Viewport).

layers-qual-a-diferença

Para entender o que este botão faz clique duas vezes dentro da viewport 01, vá ao menu Layers. Clique no ícone VP Freeze da camada amarelo. Após isso pode sair da viewport (clique duas vezes fora da viewport).

layers-qual-a-diferença

Notou a diferença? O círculo amarelo só foi removido da viewport 01. Na viewport 02 ele continua aparente. Se você for ao ambiente model ele também esta lá! Este recurso permite que a camada seja congelada apenas na viewport indicada.

Isso nos da uma infinidade de possibilidades, como fazer projetos de hidráulica, elétrica, decoração em uma mesma planta e configurar o que vai ou não aparecer na impressão.

Gostaram? Compartilhem, coloque nosso site no seu favoritos e curta nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

4 comentários em “Layers, qual a diferença?”

Deixe um comentário