Limpar seu arquivo do Sketchup

Limpar o seu arquivo do Sketchup é uma das funções mais importantes que todo profissional deve se atentar para impedir travamentos e o tenebroso BUG SPLAT! Aprenda agora!

Você cria o seu projeto, tomando cuidado com todos os elementos para que fique o mais leve possível, aí chega a etapa de colocar móveis, janelas, texturas e quando você menos espera seu arquivo já esta com mais de 100 mega. Como?? Que absurdo! Eu não fiz nada demais!

Vamos entender porque os arquivos ficam tão pesados e como fazer uma faxina completa.

ARQUIVOS PESADOS

Imagine a seguinte situação: você precisa de um sofá para o seu projeto e resolve ir testando alguns modelos até achar o sofá perfeito. Baixa um modelo da 3DWarehouse, baixa mais outro e quando chega na oitava tentativa encontra o sofá perfeito! Pronto! Agora é só deletar os outros sete sofás que está tudo certo. Não exatamente.

limpando-seu-arquivo-sketchup

No Sketchup mesmo que você delete um objeto ele continua vinculado ao arquivo, ou seja, você está visualizando um sofá mas o Sketchup está contabilizando oito sofás! Agora imagine esta situação para todos os objetos do projeto! Seu arquivo pode estar com mais de 100 mega quando na verdade ele poderia ter bem menos que isso.

Para ter uma noção de que os objetos continuam fazendo parte do projeto observe o exemplo abaixo. Nesta cozinha temos dois componentes visíveis sendo uma cuba e uma torneira. Dentro do painel Bandeja Padrão na opção componentes é possível visualizar ambos listados. Se eu deletar os dois componentes eles não somem da lista, ou seja, continuam fazendo parte do arquivo.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Mas como que eu faço para apagar esse monte de objetos sendo que deletar não adianta?

É para isso que utilizamos o recurso de Eliminar não usados.

ELIMINAR NÃO USADOS

Para fazer uma faxina completa em seu arquivo devemos utilizar a ferramenta Eliminar não usados. Para acessá-la basta ir até o menu Janela e clicar na opção Informações do modelo.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Agora você está visualizando a janela Informações do modelo. Clique na opção Estatísticas.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Dentro de Estatísticas é possível visualizar todas as entidades que estão presentes no modelo (inclusive os que você deletou). Você pode alterar o modo de exibição entre todo o modelo e somente componentes.

limpando-seu-arquivo-sketchup

O campo mostrar componentes aninhados permite que você visualize os objetos e quantidades que estão dentro de grupos e componentes, que seria a quantidade total real de objetos dentro do seu arquivo.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Mas indo para o que nos interessa que é limpar o arquivo,você deve toma um cuidado antes, que é salvar o arquivo. Recomendo isso porque de acordo com a quantidade e tamanho do seu arquivo o Sketchup pode travar tentando fazer a limpeza. Depois de salvar basta clicar em Eliminar não usados.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Se o seu arquivo já estiver razoavelmente leve pode ser quase instantâneo o processo, se estiver pesado é normal você receber o alerta O Sketchup não está respondendo, mas não se assuste, espere um pouco que ele voltará a responder. Se quiser ao finalizar você pode clicar em Corrigir os problemas, para solucionar algum eventual problema.

Pronto! Seu arquivo está limpo, se quiser conferir localize o arquivo na pasta em que você o salvou, clique com o botão direito em propriedades e observe o tamanho do arquivo.

limpando-seu-arquivo-sketchup

Este processo não deve ser executando quando o arquivo está pesado e sim com frequência, onde eu costumo fazer pelo menos uma vez por dia em projetos demorados.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

10 comentários em “Limpar seu arquivo do Sketchup”

    • Olá Marcelo,

      Depende da sua versão do Vray e se as texturas não estão inseridas em objetos que estão no arquivo mas não estão carregados. Faça a limpeza pelo sketchup e caso ainda sobrem materiais desnecessários, no Vray, na aba Materials, tem um botão de “vassourinha” que permite excluir materiais desnecessários, é só clicar. Se mesmo assim não remover, não tem jeito, vai ter que remover na unha mesmo.

      Um abraço!

      Responder
  1. Olá.

    Sempre que tento usar esta ferramenta para deixar o arquivo mais leve, recebo a mensagem de “Não está respondendo”. Até aí, tudo normal. O problema é que durante o processo sempre dá erro, impossibilitando que eu faça a devida limpeza. O arquivo em questão está pesando quase 500 mb, e tenho certeza que ele não tem tanta coisa assim. Gostaria de saber o que eu posso fazer pra resolver. E também tenho tido outro problema que, talvez, esteja ligado ao tamanho do arquivo. Quando tento abrir este arquivo, o Sketchup leva em torno de 1 hora (já levou até 1 hora e 13 minutos). Queria saber se o problema é por causa do tamanho do arquivo ou alguma outra coisa fácil de se resolver (Que não seja comprando um computador novo hahaha).

    Obrigado desde já.

    Responder
    • Olá Júlio,

      No seu caso acho que vai ter que ser mais cirurgico. Copie o seu arquivo e cole em um novo, mas vc vai ter que fazer isso aos poucos, pegando alguns objetos, copiando em um novo arquivo e salvando para conferir o quanto o seu arquivo vai crescendo, até migrar o arquivo todo.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário