Linha guia e ponto guia no Sketchup são recursos indispensáveis para que você possa trabalhar com precisão e rapidez, então aprenda mais sobre estas incríveis ferramentas.
A ferramenta Fita métrica (Tape) vai muito além de conferir uma medida ou outra, com ela é possível criar linhas que servirão de referência para a modelagem dos seus projetos, permitindo uma maior precisão e rapidez em seus projetos. Vamos entender o que se pode fazer e mais alguns truques pelo meio.
LINHA GUIA
A linha guia é uma linha tracejada “infinita” que serve de referência para a modelagem de diversos objetos em seu projeto. O acionamento da ferramenta linha guia é feito através da ferramenta Fita métrica (Tape).
O que a ferramenta faz é criar uma linha guia a partir de uma aresta ou eixo existente. Para isso basta clicar na ferramenta fita métrica e ao clicar na aresta ou eixo movimentar o mouse na direção desejada.
Para uma maior precisão você pode inserir um valor quando movimentar o mouse, com isso a linha guia será criar a partir da aresta selecionada considerando a distância que você inserir.
Se você quiser que a linha guia seja criada em cima da aresta basta clicar duas vezes em cima da aresta desejada.
Quando duas linhas guias estão interseccionadas o ponto de inferência (ponto magnético) de intersecção é ativado, sendo possível criar uma geometria a partir deste ponto.
Se tem uma coisa que estressa qualquer um é quando você vai criar uma linha guia e ela começa a “dançar”. Por exemplo, você quer uma linha guia criada na vertical e ela vai pra esquerda, direita, lado ou qualquer direção menos para cima.
O “truque” aqui é utilizar as setas do teclado. Cada seta corresponde a uma direção. Se quer o eixo vertical (Z) clique para cima. Se quer o eixo Y clique para esquerda e se quiser o eixo X clique para direita. A seta para baixo permite associar a um plano inclinado.
O processo é bem simples, basta criar a linha guia normalmente, caso precise mover no sentido do eixo Y aperte a tecla seta esquerda. Caso precise mover no sentido do eixo X aperte a tecla seta direita.
Se quiser mover no sentido do eixo Z aperte a seta para cima e se quiser mover alinhado a uma face inclinada aperte a seta para baixo.
Mais uma coisa que irrita muito. Você clica para colocar uma linha guia e o Sketchup entende que você quer medir uma distância, desta forma ele não cria a linha guia. As vezes você precisa tentar 3 ou 4 vezes até que enfim consiga criar sua linha.
Dica número 1, evite clicar em cima de pontos de inferência (pontos magnéticos) como extremidades, pontos medianos, etc. Geralmente quando pegamos justamente nestes pontos o Sketchup entende que queremos medir distâncias e não criar uma linha guia.
Dica número 2, quando a linha guia não aparecer aperte Ctrl, isso faz com que o Sketchup entenda que você quer criar uma linha guia ao invés de medir uma distância.
Talvez alguns não tenham notado mas além da Fita Métrica temos a ferramenta Transferidor que permite criar linhas guias com ângulos em relação a aresta de referência.
O processo é tão simples quanto o com a Fita métrica. Basta movimentar o Transferidor até a aresta desejada (se necessário, use o recurso de clicar nas setas para que o transferidor fique alinhado a face do objeto que você deseja) e clicar. O primeiro clique irá fixar a posição do transferidor, em seguida mova o mouse até o alinhamento desejado e clique.
O próximo passo é mover o mouse até a inclinação desejada e clicar ou inserir o valor em graus da rotação desejada.
PONTO GUIA
O ponto guia não é tão usado como a linha guia mas pode ter suas vantagens. Diferente da linha guia que cria uma linha de comprimento “infinito” a ponto guia pode ser apenas um ponto dentro da extensão de uma aresta ou um segmento de linha tracejada com um ponto na extremidade.
O problema principal com o ponto guia é o seu tamanho. Ele é pequeno demais! Se ele for criado em uma aresta fica quase invisível, fora que quando você tentar selecionar ele você quase sempre tem dificuldades para conseguir clicar exatamente sobre ele.
O processo de criação é parecido com a linha guia onde a diferença é que você precisa clicar em extremidades. Se o ponto guia for criado dentro da aresta é só clicar na extremidade com a ferramenta fita métrica e mover até o local desejado. Também é possível inserir valores de distância. O ponto é tão pequeno que tive que apagar o plano para você conseguir ver onde o ponto foi criado.
Se você quer que o ponto guia seja criado fora da geometria você tem que criar na extremidade com a ferramenta Fita métrica e manter o botão do mouse pressionado.
Também é possível criar pontos guia diretamente nas faces das geometrias. Porém em alguns casos você precisa criar uma guia na aresta para depois criar o ponto dentro da face em uma posição mais específica.
Certo mas onde eu vou usar isso?
Uma aplicação simples é deixar pontos de referência para inserir modelos em posições estratégicas. Por exemplo, deixar pontos guia para inserir puxadores em um armário.
Outra aplicação do ponto guia é para arcos e circunferências. Quem aí nunca sofreu ao tentar achar o centro de um círculo?
Para criar um ponto guia bem no centro de uma circunferência basta selecionar o circulo desejado, clicar com o botão direito e escolher a opção Localizar centro.
Isso vale tanto para círculos como arcos. Ajuda demais essa opção!
Espero que estas pequenas dicas possam ajudar você nos seus projetos, dando mais velocidade e agilidade na hora de modelar.
Sabe de algum outro truque com as linhas e pontos guia? Compartilhe com a gente!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Muito bem explicado! Com dicas e explicações adicionais que só percebemos que precisamos na hora da prática.
Parabéns pelo artigo!
Boa terde, sempre usei o truque das setas do teclado para restringir os eixos, mas parou de funcionar e quando clico nas setas mudam as cenas. Como posso resolver isso?
Olá Luisa,
Também observei isso, porém a mudança de cenas é com o botão PageUp e PageDown. Tente resetar os atalhos, nessa publicação eu explico mais:
https://qualificad.com.br/teclas-de-atalho-nao-funcionam-sketchup/
Um abraço!
Olá Luis, boa tarde!
O que acontece quando o sketchup não reconhece uma extremidade – você clica no ponto, mas ele não vai clicar lá; ele clica aleatório. Não consigo achar um jeito de arrumar isso e toda vez tenho que passar o arquivo para um novo sket.
Olá Lilian,
Que estranho, ta parecendo bug mesmo.Isso acontece do nada? Ou em todos arquivos é assim?
Um abraço!