SKETCHUP & VRAY

Linha guia e ponto guia no SketchUp

Linha guia e ponto guia no Sketchup são recursos indispensáveis para que você possa trabalhar com precisão e rapidez, então aprenda mais sobre estas incríveis ferramentas.

A ferramenta Fita métrica (Tape) vai muito além de conferir uma medida ou outra, com ela é possível criar linhas que servirão de referência para a modelagem dos seus projetos, permitindo uma maior precisão e rapidez em seus projetos. Vamos entender o que se pode fazer e mais alguns truques pelo meio.

LINHA GUIA

A linha guia é uma linha tracejada “infinita” que serve de referência para a modelagem de diversos objetos em seu projeto. O acionamento da ferramenta linha guia é feito através da ferramenta Fita métrica (Tape).

linha-guia-e-ponto-guia

O que a ferramenta faz é criar uma linha guia a partir de uma aresta ou eixo existente. Para isso basta clicar na ferramenta fita métrica e ao clicar na aresta ou eixo movimentar o mouse na direção desejada.

linha-guia-e-ponto-guia

Para uma maior precisão você pode inserir um valor quando movimentar o mouse, com isso a linha guia será criar a partir da aresta selecionada considerando a distância que você inserir.

linha-guia-e-ponto-guia

Se você quiser que a linha guia seja criada em cima da aresta basta clicar duas vezes em cima da aresta desejada.

linha-guia-e-ponto-guia

Quando duas linhas guias estão interseccionadas o ponto de inferência (ponto magnético) de intersecção é ativado, sendo possível criar uma geometria a partir deste ponto.

linha-guia-e-ponto-guia

Se tem uma coisa que estressa qualquer um é quando você vai criar uma linha guia e ela começa a “dançar”. Por exemplo, você quer uma linha guia criada na vertical e ela vai pra esquerda, direita, lado ou qualquer direção menos para cima.

linha-guia-e-ponto-guia

O “truque” aqui é utilizar as setas do teclado. Cada seta corresponde a uma direção. Se quer o eixo vertical (Z) clique para cima. Se quer o eixo Y clique para esquerda e se quiser o eixo X clique para direita. A seta para baixo permite associar a um plano inclinado.

linha-guia-e-ponto-guia

O processo é bem simples, basta criar a linha guia normalmente, caso precise mover no sentido do eixo Y aperte a tecla seta esquerda. Caso precise mover no sentido do eixo X aperte a tecla seta direita.

linha-guia-e-ponto-guia

Se quiser mover no sentido do eixo Z aperte a seta para cima e se quiser mover alinhado a uma face inclinada aperte a seta para baixo.

linha-guia-e-ponto-guia

Mais uma coisa que irrita muito. Você clica para colocar uma linha guia e o Sketchup entende que você quer medir uma distância, desta forma ele não cria a linha guia. As vezes você precisa tentar 3 ou 4 vezes até que enfim consiga criar sua linha.

linha-guia-e-ponto-guia

Dica número 1, evite clicar em cima de pontos de inferência (pontos magnéticos) como extremidades, pontos medianos, etc. Geralmente quando pegamos justamente nestes pontos o Sketchup entende que queremos medir distâncias e não criar uma linha guia.

linha-guia-e-ponto-guia

Dica número 2, quando a linha guia não aparecer aperte Ctrl, isso faz com que o Sketchup entenda que você quer criar uma linha guia ao invés de medir uma distância.

linha-guia-e-ponto-guia

Talvez alguns não tenham notado mas além da Fita Métrica temos a ferramenta Transferidor que permite criar linhas guias com ângulos em relação a aresta de referência.

linha-guia-e-ponto-guia

O processo é tão simples quanto o com a Fita métrica. Basta movimentar o Transferidor até a aresta desejada (se necessário, use o recurso de clicar nas setas para que o transferidor fique alinhado a face do objeto que você deseja) e clicar. O primeiro clique irá fixar a posição do transferidor, em seguida mova o mouse até o alinhamento desejado e clique.

O próximo passo é mover o mouse até a inclinação desejada e clicar ou inserir o valor em graus da rotação desejada.

linha-guia-e-ponto-guia

PONTO GUIA

O ponto guia não é tão usado como a linha guia mas pode ter suas vantagens. Diferente da linha guia que cria uma linha de comprimento “infinito” a ponto guia pode ser apenas um ponto dentro da extensão de uma aresta ou um segmento de linha tracejada com um ponto na extremidade.

linha-guia-e-ponto-guia

O problema principal com o ponto guia é o seu tamanho. Ele é pequeno demais! Se ele for criado em uma aresta fica quase invisível, fora que quando você tentar selecionar ele você quase sempre tem dificuldades para conseguir clicar exatamente sobre ele.

O processo de criação é parecido com a linha guia onde a diferença é que você precisa clicar em extremidades. Se o ponto guia for criado dentro da aresta é só clicar na extremidade com a ferramenta fita métrica e mover até o local desejado. Também é possível inserir valores de distância. O ponto é tão pequeno que tive que apagar o plano para você conseguir ver onde o ponto foi criado.

linha-guia-e-ponto-guia

Se você quer que o ponto guia seja criado fora da geometria você tem que criar na extremidade com a ferramenta Fita métrica e manter o botão do mouse pressionado.

linha-guia-e-ponto-guia

Também é possível criar pontos guia diretamente nas faces das geometrias. Porém em alguns casos você precisa criar uma guia na aresta para depois criar o ponto dentro da face em uma posição mais específica.

linha-guia-e-ponto-guia

Certo mas onde eu vou usar isso?

Uma aplicação simples é deixar pontos de referência para inserir modelos em posições estratégicas. Por exemplo, deixar pontos guia para inserir puxadores em um armário.

linha-guia-e-ponto-guia

Outra aplicação do ponto guia é para arcos e circunferências. Quem aí nunca sofreu ao tentar achar o centro de um círculo?

linha-guia-e-ponto-guia

Para criar um ponto guia bem no centro de uma circunferência basta selecionar o circulo desejado, clicar com o botão direito e escolher a opção Localizar centro.

linha-guia-e-ponto-guia

Isso vale tanto para círculos como arcos. Ajuda demais essa opção!

linha-guia-e-ponto-guia

Espero que estas pequenas dicas possam ajudar você nos seus projetos, dando mais velocidade e agilidade na hora de modelar.

Sabe de algum outro truque com as linhas e pontos guia? Compartilhe com a gente!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

O Luis André é o fundador do site QualifiCAD.
Mestre em Arquitetura, designer de produto, professor de pós graduação e cursos técnicos, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica.

* Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
* Arquiteto Urbanista
* Desenhista Industrial (Projeto do Produto)
* Professor de Computação Gráfica, Design de interiores e pós graduação BIM.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

3 Comentários

  1. Avatar
    Rillary
    17 de janeiro de 2020 at 23:13 — Responder

    Muito bem explicado! Com dicas e explicações adicionais que só percebemos que precisamos na hora da prática.
    Parabéns pelo artigo!

  2. Avatar
    Luisa
    6 de março de 2020 at 15:22 — Responder

    Boa terde, sempre usei o truque das setas do teclado para restringir os eixos, mas parou de funcionar e quando clico nas setas mudam as cenas. Como posso resolver isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *