AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Localizar textos sobrepostos

Localizar textos sobrepostos vai lhe ajudar a identificar em seu projeto qualquer texto que tenha ficado “um em cima do outro” agilizando a limpeza e organização do desenho! Aprenda agora!

Conforme o projeto vai ficando mais elaborado e ganhando detalhes vai ficando difícil mantê-lo organizado, então pequenos erros podem começar a passar despercebidos. Deixar textos sobrepostos é um desses erros comuns.

Para isso o AutoCAD disponibiliza uma ferramenta simples que consegue identificar textos que estejam “um em cima do outro” dificultando a localização e seleção dos mesmos. Vamos ao comando.

TEXT SPACE INVADERS

Aqui temos uma curiosidade. O nome do comando é TSPACEINVADERS. Para quem é das antigas o nome pode soar meio familiar e é isso mesmo o que você está pensando. O nome foi inspirado no clássico game Space Invaders.

localizar-textos-sobrepostos

Achei bem legal a homenagem, não que esse jogo seja do meu tempo… mas vamos para o comando. Esta ferramenta não possui um botão, então você deve digitar o comando para ativá-lo. Digite TSPACEINVADERS e pressione Enter.

localizar-textos-sobrepostos

O comando vai solicitar que você selecione a área na qual você deseja fazer a varredura. Eu recomendo selecionar tudo.

localizar-textos-sobrepostos

Depois de finalizar a seleção pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem.

localizar-textos-sobrepostos

Na mensagem Step through each one for visual verification? (Percorrer cada um deles para verificação visual?) Você pode escolher entre dois modos. O primeiro (mais simples, porém com problemas) consiste em você não fazer a verificação individual, então basta pressionar enter. Observe que os textos sobrepostos serão exibidos na tela.

localizar-textos-sobrepostos

Aparentemente está resolvido, porém temos um problema aqui. No meu exemplo, temos aparentemente 3 textos selecionados. Mas na verdade temos 6 textos. O comando selecionou o texto que está por cima e o texto que está por baixo. Ou seja, se eu deletar vou deletar tudo.

Mas o que eu faço então?

Você pode utilizar a ferramenta apenas para identificar visualmente onde estão os textos e manualmente removê-los. Outra alternativa é você usar o segundo método da ferramenta (que da um pouco de trabalho).

No segundo método, quando aparecer a mensagem Step through each one for visual verification? Pressione Y (yes), isso fará com que o  AutoCAD ative o zoom em cada sobreposição que for detectada para que você possa incluir ou não na seleção que será realizada.

localizar-textos-sobrepostos

Se quiser adicionar o texto localizado a seleção, basta selecionar a opção Y (yes). Mas aqui você deve tomar cuidado. Esta ferramenta encontra os textos sobrepostos individualmente, então ao escolher a opção desejada você vai ter a impressão que o comando está repetindo o processo com o mesmo texto, mas na verdade ele vai repetir a pergunta para o texto que está exatamente embaixo desse.

O problema é que se você escolher Exit, o comando será encerrado.

Mas o que eu faço então?

Aí é que está o truque. Apesar de não aparecer esta alternativa, digite N (No) e pressione Enter. Como este comando é uma rotina lisp que foi incorporada a barra de ferramentas Express Tools eu acredito que seja um pequeno bug a opção N não aparecer. ao digitar N e pressionar Enter ele dá sequência e continua localizando os demais pontos.

Você deve repetir este processo nos demais textos, lembrando que como temos um sobre o outro no primeiro colocamos Yes e no segundo colocamos No. Ao finalizar todos os textos selecionados na tela são os que foram identificados como sobrepostos.

localizar-textos-sobrepostos

Com isso identificamos apenas os textos que aparecem sobrepostos, logo na imagem de agora temos apenas 3 textos selecionados. Como eu falei acaba sendo trabalhoso, então eu prefiro que a ferramenta apenas identifique os textos sobrepostos para que eu manualmente os remova.

Lembrando que trata-se de uma ferramenta antiga e possui suas limitações, mas é interessante saber que podemos utilizar um recurso específico para textos. Caso precise fazer uma varredura completa de todas as geometrias recomendo que veja a publicação que fiz no link abaixo:

REMOVER LINHAS SOBREPOSTAS

Apesar de simples, o recurso pode lhe ajudar a localizar aquele textinho chato que ficou por baixo de outro.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Olá, sou o Luis André é responsável por todo o conteúdo do site QualifiCAD.

Sou arquiteto a mais de 10 anos, e nessa jornada tive que aprender a trabalhar com diversos softwares e aqui eu compartilho tudo o que aprendi ao longo da minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil.

Sou mestre em Arquitetura e graduado em arquitetura e urbanismo. Também sou graduado em desenho industrial (projeto do produto).

Tenho certificações como Autodesk Certified Professional (AutoCAD, Revit e 3DS max) e Autodesk Certified Instructor.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

1 Comentários

  1. Avatar
    Nilton Machado Cardoso
    11 de junho de 2018 at 15:38 — Responder

    Parabéns parceiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *