AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Localizar textos sobrepostos

Localizar textos sobrepostos vai lhe ajudar a identificar em seu projeto qualquer texto que tenha ficado “um em cima do outro” agilizando a limpeza e organização do desenho! Aprenda agora!

Conforme o projeto vai ficando mais elaborado e ganhando detalhes vai ficando difícil mantê-lo organizado, então pequenos erros podem começar a passar despercebidos. Deixar textos sobrepostos é um desses erros comuns.

Para isso o AutoCAD disponibiliza uma ferramenta simples que consegue identificar textos que estejam “um em cima do outro” dificultando a localização e seleção dos mesmos. Vamos ao comando.

TEXT SPACE INVADERS

Aqui temos uma curiosidade. O nome do comando é TSPACEINVADERS. Para quem é das antigas o nome pode soar meio familiar e é isso mesmo o que você está pensando. O nome foi inspirado no clássico game Space Invaders.

localizar-textos-sobrepostos

Achei bem legal a homenagem, não que esse jogo seja do meu tempo… mas vamos para o comando. Esta ferramenta não possui um botão, então você deve digitar o comando para ativá-lo. Digite TSPACEINVADERS e pressione Enter.

localizar-textos-sobrepostos

O comando vai solicitar que você selecione a área na qual você deseja fazer a varredura. Eu recomendo selecionar tudo.

localizar-textos-sobrepostos

Depois de finalizar a seleção pressione Enter. Observe que será exibida uma mensagem.

localizar-textos-sobrepostos

Na mensagem Step through each one for visual verification? (Percorrer cada um deles para verificação visual?) Você pode escolher entre dois modos. O primeiro (mais simples, porém com problemas) consiste em você não fazer a verificação individual, então basta pressionar enter. Observe que os textos sobrepostos serão exibidos na tela.

localizar-textos-sobrepostos

Aparentemente está resolvido, porém temos um problema aqui. No meu exemplo, temos aparentemente 3 textos selecionados. Mas na verdade temos 6 textos. O comando selecionou o texto que está por cima e o texto que está por baixo. Ou seja, se eu deletar vou deletar tudo.

Mas o que eu faço então?

Você pode utilizar a ferramenta apenas para identificar visualmente onde estão os textos e manualmente removê-los. Outra alternativa é você usar o segundo método da ferramenta (que da um pouco de trabalho).

No segundo método, quando aparecer a mensagem Step through each one for visual verification? Pressione Y (yes), isso fará com que o  AutoCAD ative o zoom em cada sobreposição que for detectada para que você possa incluir ou não na seleção que será realizada.

localizar-textos-sobrepostos

Se quiser adicionar o texto localizado a seleção, basta selecionar a opção Y (yes). Mas aqui você deve tomar cuidado. Esta ferramenta encontra os textos sobrepostos individualmente, então ao escolher a opção desejada você vai ter a impressão que o comando está repetindo o processo com o mesmo texto, mas na verdade ele vai repetir a pergunta para o texto que está exatamente embaixo desse.

O problema é que se você escolher Exit, o comando será encerrado.

Mas o que eu faço então?

Aí é que está o truque. Apesar de não aparecer esta alternativa, digite N (No) e pressione Enter. Como este comando é uma rotina lisp que foi incorporada a barra de ferramentas Express Tools eu acredito que seja um pequeno bug a opção N não aparecer. ao digitar N e pressionar Enter ele dá sequência e continua localizando os demais pontos.

Você deve repetir este processo nos demais textos, lembrando que como temos um sobre o outro no primeiro colocamos Yes e no segundo colocamos No. Ao finalizar todos os textos selecionados na tela são os que foram identificados como sobrepostos.

localizar-textos-sobrepostos

Com isso identificamos apenas os textos que aparecem sobrepostos, logo na imagem de agora temos apenas 3 textos selecionados. Como eu falei acaba sendo trabalhoso, então eu prefiro que a ferramenta apenas identifique os textos sobrepostos para que eu manualmente os remova.

Lembrando que trata-se de uma ferramenta antiga e possui suas limitações, mas é interessante saber que podemos utilizar um recurso específico para textos. Caso precise fazer uma varredura completa de todas as geometrias recomendo que veja a publicação que fiz no link abaixo:

REMOVER LINHAS SOBREPOSTAS

Apesar de simples, o recurso pode lhe ajudar a localizar aquele textinho chato que ficou por baixo de outro.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Nilton Machado Cardoso
    11 de junho de 2018 at 15:38 — Responder

    Parabéns parceiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *