Madeiramento de telhado no Revit costuma ser um desafio para muitos profissionais, mas temos ótimos recursos para este tipo de projeto! Aprenda agora!
Para os que estão iniciando no Revit quando chega na etapa de fazer o madeiramento do telhado bate aquele desespero! E agora? Vou ter que colocar ripa por ripa? Que pesadelo!
Apesar de não ser esse pesadelo todo é preciso alguns cuidados, uma vez que teremos muitos elementos em um mesmo lugar do projeto, o que pode dar uma certa dor de cabeça na hora de selecionar um objeto ou grupo de objetos em específico.
Vou organizar a publicação em explicar como criar o telhado, como criar as vigas e como criar o madeiramento, então se você já conhece algumas das etapas iniciais, pode pular diretamente para a etapa de criação do madeiramento.
TELHAS DO TELHADO
Antes de sair colocando madeira pra todo lado, você precisa saber que tipo de telha será utilizada na obra. Essa informação irá determinar como serão todos os elementos do seu telhado. No Brasil, de uma forma geral, podemos classificar como telhas cerâmicas e telhas de fibrocimento as que geralmente empregam um madeiramento como estrutura de base.
Como exemplo, vou me concentrar em um madeiramento para telhas cerâmicas. Não vou entrar nos detalhes do cálculo, então vou deixar uma tabela para cálculo simplificado de telhados convencionais de madeira. Mas se quiser, use a área de comentários para informações adicionais, elas serão muito bem vindas!
Importante! Tome sempre muito cuidado com tabelas. Além de checar a fonte é importante entender que o objetivo de uma tabela é fazer um rápido pré-dimensionamento, principalmente para se obter uma estimativa dos custos. Lembre-se também de consultar as normas técnicas, você pode começar pela NBR 7190 – Projeto de estruturas de madeira.
FERRAMENTA TELHADO
Acredito que a coisa que mais assusta no Revit é justamente a ferramenta Telhado. Afinal quando pensamos em telhado já nos vem madeiramento e um monte de telhas e no Revit temos um sistema sólido onde podemos configurar camadas igual a um piso ou parede.
Mas isso ocorre porque estamos muito habituados com o nosso sistema construtivo, na Europa e demais países do hemisfério norte, temos outras soluções para os telhados, afinal, temos diferentes tipos de clima ao redor do mundo. Aqui, por exemplo, não precisamos nos preocupar com a quantidade de neve por m² acumulada no telhado do nosso projeto.
Quer dizer que a ferramenta telhado não serve para nada?
Claro que serve, inclusive entramos em outro debate técnico. Eu realmente preciso colocar cada uma das telhas do meu telhado ou preciso da quantidade de telhas? Afinal, posso usar uma fórmula usando a área do telhado e obter esse número, fora que inserir centenas de telhas no meu arquivo vai ser um problema sério, vai ficar lento e pesado sem necessidade.
Mas vamos para o que interessa, como fazer o madeiramento de um telhado no Revit? A primeira coisa é analisar que tipo de telhado você está construindo, como: tipo de telha, quantas águas, inclinação, etc. Como exemplo, vou trabalhar com um telhado de duas águas e com telhas romanas.
O primeiro passo é criar um telhado utilizando a ferramenta Telhado. Precisamos dele como base de Plano de trabalho para criar toda a estrutura de madeiramento. Lembre-se que se trata de um telhado, por isso é necessário que você trabalhe na vista de planta do pavimento correto.
Na vista correspondente (no meu caso, Telhado sala), vá até a aba Arquitetura, painel Construir e clique na ferramenta Telhado. Vamos usar a opção Telhado por perímetro.
Ativando a ferramenta entramos no modo Croqui. O processo é simples, basta desenhar o formato completo do telhado que você precisa.
Observe que temos um ícone com um símbolo de inclinação, no meu caso somente as águas da esquerda e direita terão inclinação, então devemos fazer alguns ajustes. Nas linhas horizontais devemos desativar a inclinação e nas linhas verticais devemos colocar o valor de 25% (para telha romana, conforme tabela).
Para isso selecione a linha e faça o ajuste no painel de Propriedades.
Importante! A unidade de inclinação do seu arquivo deve esta configurada como %! Estou avisando isso porque o template padrão vem configurado como graus.
Antes de finalizar, não se esqueça de entrar em Propriedades, no painel Editar tipo e criar uma família de telhado. Eu crie uma simples com uma única camada, com 1cm de espessura.
Ao finalizar as edições pode clicar em Confirmar.
Finalizado o telhado, devemos observar o seguinte, o telhado fica perfeitamente alinhado em relação ao nível em que ele foi criado. Eu particularmente costumo deslocar o telhado um pouco para baixo, assim o beiral do telhado fica abaixo do nível em que o telhado foi criado.
Agora que temos o telhado podemos iniciar o processo de criação da estrutura.
CRIAÇÃO DE VIGAS DE MADEIRA
O procedimento correto seria criar uma família do zero, mas para não estender demais a publicação, vamos pegar uma família existente, duplicar e personalizar. Vá até a aba Estrutura e no painel Estrutura clique em Viga.
Antes de clicar na tela, vá até a aba Modificar|Colocar viga e clique no botão Carregar Família.
Localize a pasta Framing Estrutural e clique na pasta Madeira. Localize a Família Glulam-Pinho do sul. Mas não carregue ainda!
Localizada a Família use o atalho Ctrl + C e Ctrl + V nesta família, isso vai gerar uma cópia dela. Altere o nome para Madeiramento telhado.
Agora pode carregar no seu arquivo. Na janela de Propriedades, clique em Editar Tipo.
Aqui alguns cuidados. Esta família veio com dois tipos de perfis carregados. Nós vamos renomear os perfis e corrigir suas dimensões e inclusive criar um terceiro novo perfil.
Selecione o perfil de 76×140. Clique em Renomear e coloque o nome Ripa 1,5 x 5cm. Em seguida no Campo cotas vamos colocar os valores correspondentes: b=0.015 e d=0.05.
Em seguida, selecione o perfil 127×279 e renomeie para Caibro 6 x 6cm. Em seguida atualize o campo cotas com os valores b=0.06 e d=0.06.
Agora vamos ter que criar uma nova viga, para isso selecione o Caibro 6 x 6cm e clique em Duplicar. Coloque o nome de Terça 6 x 16cm. E altere os campos de cotas para os valores b:0.06 e d=0.16.
Ao finalizar, faça uma conferência para ver se as vigas foram criadas corretamente. Segue resumo:
- Caibro: 6 x 6cm
- Ripa: 1,5 x 5cm
- Terça: 6 x 16cm
Agora vamos criar o nosso madeiramento.
MADEIRAMENTO DO TELHADO
Para a criação do madeiramento, podemos trabalhar na vista 3D. A primeira coisa aqui é alterar o plano de trabalho, afinal queremos que as vigas fiquem alinhadas conforme a inclinação do telhado. Vá até a aba Arquitetura e em Plano de trabalho clique em Definir.
Na janela Plano de trabalho clique na opção Selecionar um plano.
Agora clique em uma das águas do telhado. Neste processo, temos que criar uma água de cada vez.
Se quiser conferir o resultado, você pode clicar na opção Exibir dentro do painel Plano de trabalho. Quer aprender mais sobre como trabalhar com planos de trabalho? Fiz uma publicação completa sobre o assunto, basta clicar no link abaixo:
Agora nós vamos usar outra ferramenta, o Sistema de vigas. Vá até a aba Estrutura, painel Estrutura e clique em Sistema de vigas.
Esta ferramenta permite que você crie um plano geométrico que dentro dele será inserido uma “matriz” de vigas, onde você terá controles de distância fixa, número fixo e espaçamento máximo. Além da possibilidade de escolher o tipo de viga quer utilizar.
Observe que nós estramos no modo de Croqui, onde será necessário desenhar a área em que as vigas serão inseridas. Um outro detalhe é que antes de iniciar o desenho, vamos dar uma olhada no painel de Propriedades.
Observe que no campo Regra do Layout podemos controlar o padrão de espaçamento das vigas, já no campo Tipo de Viga podemos escolher a viga que vamos utilizar dentro do sistema. Lembrando que só podemos usar um tipo de viga dentro de todo o padrão.
Com uma rápida configuração podemos inserir diversas vigas rapidamente, além do benefício de fazer alterações posteriores de forma rápida e sem sofrimento. Então vamos iniciar a colocação do madeiramento!
COLOCAÇÃO DAS TERÇAS
Vamos começar com a colocação das Terças, que segundo a tabela que compartilhei o espaçamento máximo entre os caibros é de 1,65. Então no campo Regra do layout coloque Espaçamento máximo e logo abaixo coloque o valor de 1,65 . No campo Tipo de viga selecione Terça 6 x 16cm.
Agora vamos ao telhado. Com as ferramentas de desenho faça um desenho exatamente do tamanho da área onde as terças serão inseridas. No meu caso vai ser um retângulo mesmo. Não se esqueça de colocar os cadeados ao ir criando as linhas, isso será importante caso você precise alterar a inclinação do telhado.
Antes de finalizar é importante observar onde está o simbolo de direção da viga. Ele é representado por dois traços paralelos ao lado de uma das linhas de croqui. Este simbolo representa a direção em que as vigas serão criadas, elas sempre serão criadas paralelamente ao simbolo de direção da viga.
A sua ficou na direção errada? Não tem problema basta ir até a aba Modificar|Criar limite do sistema de vigas e clicar no botão Direção da viga. Em seguida é só clicar em uma linha para representar a direção do vão.
Para finalizar clique em concluir.
Observe que as vigas foram criadas abaixo do plano de trabalho, mas elas estão ali.
Outro detalhe importante é que a sua vista deve estar configurada com o nível de detalhe médio ou máximo. ou então as vigas serão representadas por linhas.
Vamos entender o que temos aqui. Temos basicamente as vigas que foram criadas e o sistema de vigas. Para selecionar as vigas é simples, basta selecionar a viga desejada. Já o sistema de vigas você precisa passar o mouse nas bordas da área ou sobre uma viga e usar o comando Tab até conseguir selecionar.
Abaixo fiz uma imagem com tudo oculto menos as vigas e o sistema de vigas para um melhor entendimento.
Este sistema permite que você possa alterar o padrão de espaçamento, o tipo de vigas entre outros pequenos ajustes. Perceberam que as vigas tem um alfinete fixado nelas? Esse alfinete garante que as alterações aplicadas ao sistema afetem todas as vigas, se você remover o alfinete de uma das vigas, ela não obedece mais as alterações realizadas ao sistema de vigas.
Outro detalhe, lembram que pedi para criar as linhas com o cadeado ativado? Olha o que acontece quando alteramos a inclinação do telhado.
Viram como é prático? Mesmo assim temos alguns ajustes para fazer, no caso o sistema de vigas não coloca vigas nas extremidades (como ele foi pensado para estruturas metálicas, ele entende que você desenhou o sistema de vigas entre vigas já existentes), então vamos para uma vista que seja possível visualizar as vigas, fazer cópias das vigas existentes e colocá-las nas bordas.
Mesmo que a viga tenha um alfinete fixando ela você pode fazer uma cópia da viga em direção a borda sem nenhum problema.
E não se preocupe caso precise mudar a inclinação do telhado, as vigas copiadas ainda vão obedecer ao plano de trabalho. Um detalhe importante é que a viga que ficar no topo, não pode ficar inclinada, então precisamos fazer a rotação dela para que fique a 90°.
O processo é bem simples, selecione a viga e no painel Propriedades localize o campo Rotação do corte transversal. Eu criei um plano de referência e coloquei uma cota para identificar o valor que preciso girar, que foi de 14,04°.
Dependendo da vista pode ser que você precise entrar com o valor negativo para o giro ser feito corretamente.
COLOCAÇÃO DOS CAIBROS
Próxima etapa, colocação dos caibros. O procedimento é exatamente o mesmo, vamos para a vista 3D e utilizaremos o mesmo plano de trabalho. Vá ate a aba Estrutura e ative a ferramenta Sistema de vigas, mas antes não se esqueça de configurar os caibros que será de 0,55 e o Tipo de viga será o Caibro 6 x 6cm.
Usando as ferramentas de Desenho, crie um retângulo pegando toda a área correspondente a água do telhado. O único cuidado é que a direção da viga será diferente da utilizada nas terças, afinal a estrutura deverá ficar cruzada em relação as terças.
Basta finalizar clicando no botão concluir.
Agora temos os nossos caibros colocados no projeto, mas eles precisarão de alguns ajustes.
Como colocamos os caibros no mesmo plano de trabalho, os caibros ficaram sobrepostos.
Apesar de parecer complicado de resolver, a solução é bem simples. Podemos alterar o deslocamento dos caibros, de forma que eles fiquem corretamente sobrepostos. Para não ter que fazer isso “um por um” clique com o botão direito sobre qualquer um deles e clique na opção Selecionar todas as instâncias e clique em qualquer uma das opções (Visível na vista ou Em todo o projeto).
Observe que todos os caibros foram selecionados.
Agora vamos fazer o ajuste no painel de Propriedades. Apesar da inclinação, os caibros estão alinhados em relação ao plano de trabalho, ou seja, devemos movimentá-los no eixo Z, então vamos ao campo Posição geométrica e localize a opção Justificação Z e logo abaixo está o campo que vamos editar, o Valor de deslocamento.
Aqui a conta é simples. Como o caibro tem 6cm de altura, você deve colocar o valor de 0.06. Assim ele ficará alinhado em relação a face superior.
Não se esqueça de fazer uma cópia dos caibros para as extremidades. Com isso finalizamos esta etapa.
COLOCAÇÃO DAS RIPAS
Agora as ripas. Na vista 3D, vamos usar o mesmo plano de trabalho. Já as dimensões precisaremos de um pequeno ajuste, afinal as ripas serão espaçadas em função do tamanho da telha, logo não podemos trabalhar com um espaçamento máximo e sim com um espaçamento fixo.
Desta forma teremos como regra a opção Distância fixa e no espaçamento fixo o valor de 0,35. Não se esqueça de alterar a justificação para Início (ou Fim, isso vai depender da posição do seu telhado), além de alterar o tipo de viga para Ripa 1,5 x 5cm.
Agora basta desenhar a área correspondente ao sistema de vigas. Não se esqueça de indicar a Direção das vigas corretamente.
Agora precisamos ajustar a altura das ripas, afinal elas estão por baixo dos caibros. Neste caso precisamos contar a altura dos caibros mais a espessura das ripas, ou seja, o deslocamento será de 0,075 (0,06 do caibro e 0,015 da própria ripa).
Para selecionar todas as ripas vou clicar em uma delas, botão direito e na opção Selecionar todas as instâncias vou clicar na opção Em todo o projeto.
Agora que todas estão selecionadas vamos aos ajustes.
Em Propriedades no campo Valor do deslocamento (Justificação Z) 0.075.
Pronto! Agora as Ripas estão na posição correta.
Todos os elementos criados (Terças, caibros e ripas) podem ser ajustados, inclusive alterar a inclinação do telhado.
Para o outro lado você tem duas possibilidades.Usar a ferramenta Espelhar e copiar todo o madeiramento para o outro lado ou refazer o processo na outra água do telhado. A desvantagem de espelhar é que caso você precise alterar a inclinação do telhado, a cópia espelhada não esta associada ao plano, o que pode ser um problema.
Minha sugestão é que você refaça o processo. Afinal, depois da etapa de criação das famílias, fica bem rápido, não entenda como perda de tempo e sim como investimento!
CONCLUSÃO
Ficou um pouco longo mas acredito que vá ajudar muitos profissionais a terem um projeto bem detalhado e consistente! Depois de criar as vigas correspondentes ao madeiramento e entender como funciona a ferramenta de sistema de vigas, você consegue fazer o telhado de uma casa em poucos minutos!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Também estou no Instagram!
Dúvidas? Comentem!
Sou da área de engenharia elétrica e não me canso de olhar seus tutoriais.
Sua apresentação e escrita é bastante direta e didática.
Sucesso sempre!!
Excelente tutorial.
Há a possibilidade de se criar através de vidraça inclinada também. Gostaria de saber (na sua opinião pessoal) qual opção seria mais adequada: sistema de vigas ou vidraça inclinada?
Olá Alan,
Eu particularmente gosto de fazer pelo sistema de vigas, mas acho que o principal é “resolva o problema”, se você consegue solucionar o problema de forma eficiente, acaba sendo questão de gosto mesmo.
Um abraço!
Olá!
A minha estrutura ficou acima das telhas kkkk Você sabe como consertar?
Obrigada
Eu raramente comento nos tutoriais, ou em artigos, mas você salvou completamente minha vida com seu tutorial. Espero que sirva de incentivo pra você continuar fazendo este excelente trabalho. De todo o material que busquei, o seu foi o único explicado de forma 100% clara, do início ao fim. Novamente, obrigado.
Gostaria de elogiar seu excelente trabalho, com certeza ganhou mais um seguidor. Parabéns pelo seu empenho, na moral.
😀
Olá Victor,
Muito obrigado!
Um abraço!
Boa Tarde, tenho uma dùvida, exelente tutorial primeiramente. ! o que faz com o ” telhado” criado, para modelar a estrutura? já que ele está abaixo da estrutura. como Exclui ou oculta sem apagar a estrutura?
Olá Gabriel,
Eu simplesmente oculto ele. Poderia até deletar, mas se você deixar ele oculto ainda terá a liberdade de fazer ajustes como alterar a inclinação, etc. Vai depender da sua necessidade.
Um abraço!
ótimo tutorial, me ajudou muito!
Show de bola