Os materiais duplicados do seu projeto ficam iguais e você não quer que isso aconteça? Essa é uma dor de cabeça bem simples de resolver, aprenda agora!
Quando estamos trabalhando no Revit é muito comum você criar um material e em seguida precisar de outro material parecido, com pequenas diferenças.
Então nada mais justo do que você duplicar um material existente e fazer as alterações do que personalizar um material inteiro do zero. Mas é aí que começam os seus problemas, pois ao alterar as características de um material o outro muda junto!
A solução é simples então vamos entender como evitar este problema.
MATERIAIS DUPLICADOS
Para duplicar um material basta acessar Navegador de materiais indo até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Materiais.
No Navegador de materiais, localize o material que deseja duplicar.
Não sabe como expandir seu editor de materiais para ficar como na imagem acima? Calma, eu fiz uma publicação mostrando todo o processo, acesse clicando no link:
EXPANDIR NAVEGADOR DE MATERIAIS
Ao localizar o material desejado basta clicar sobre ele com o botão direito e selecionar a opção Duplicar.
Não esqueça de renomear o material adequadamente.
Observe que até aqui temos dois materiais exatamente iguais, afinal não fizemos as alterações necessárias no novo material. E é neste ponto que os problemas começam. Ao alterar as propriedades do novo material o antigo também é alterado.
Mas que droga é essa afinal? Não posso duplicar materiais?
Claro que pode, é que ao duplicarmos um material temos uma propriedade chamada Propriedade de aparência. Este é um recurso que permite compartilhar a “aparência” de um material com outro material, para que ambos se comportem da mesma maneira.
Se você observar na aba de Aparência do material tem uma “mãozinha” com o número 0 (zero) em cima. Isso quer dizer que a Propriedade de aparência não foi compartilhada com nenhum outro material.
A partir do momento que você duplica um material está propriedade de aparência será compartilhada e a “mãozinha” vai mostrar o valor 1.
Logo, você precisa desativar esta opção. O mais esquisito é que para desativar você não deve clicar na “mãozinha” e sim no ícone no final da barra com o nome de Duplicar este recurso.
Pronto, é só isso. Agora você pode alterar seu material sem medo algum dele ficar duplicado!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
OBRIGADO!
Sou uma pessoa mais calma depois desta aula