PROBLEMAS COMUNSREVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Materiais duplicados ficam iguais

Os materiais duplicados do seu projeto ficam iguais e você não quer que isso aconteça? Essa é uma dor de cabeça bem simples de resolver, aprenda agora!

Quando estamos trabalhando no Revit é muito comum você criar um material e em seguida precisar de outro material parecido, com pequenas diferenças.

Então nada mais justo do que você duplicar um material existente e fazer as alterações do que personalizar um material inteiro do zero. Mas é aí que começam os seus problemas, pois ao alterar as características de um material o outro muda junto!

A solução é simples então vamos entender como evitar este problema.

MATERIAIS DUPLICADOS

Para duplicar um material basta acessar Navegador de materiais indo até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Materiais.

materiais-duplicados-ficam-iguais

No Navegador de materiais, localize o material que deseja duplicar.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Não sabe como expandir seu editor de materiais para ficar como na imagem acima? Calma, eu fiz uma publicação mostrando todo o processo, acesse clicando no link:

EXPANDIR NAVEGADOR DE MATERIAIS

Ao localizar o material desejado basta clicar sobre ele com o botão direito e selecionar a opção Duplicar.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Não esqueça de renomear o material adequadamente.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Observe que até aqui temos dois materiais exatamente iguais, afinal não fizemos as alterações necessárias no novo material. E é neste ponto que os problemas começam. Ao alterar as propriedades do novo material o antigo também é alterado.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Mas que droga é essa afinal? Não posso duplicar materiais?

Claro que pode, é que ao duplicarmos um material temos uma propriedade chamada Propriedade de aparência. Este é um recurso que permite compartilhar a “aparência” de um material com outro material, para que ambos se comportem da mesma maneira.

Se você observar na aba de Aparência do material tem uma “mãozinha” com o número 0 (zero) em cima. Isso quer dizer que a Propriedade de aparência não foi compartilhada com nenhum outro material.

materiais-duplicados-ficam-iguais

A partir do momento que você duplica um material está propriedade de aparência será compartilhada e a “mãozinha” vai mostrar o valor 1.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Logo, você precisa desativar esta opção. O mais esquisito é que para desativar você não deve clicar na “mãozinha” e sim no ícone no final da barra com o nome de Duplicar este recurso.

materiais-duplicados-ficam-iguais

Pronto, é só isso. Agora você pode alterar seu material sem medo algum dele ficar duplicado!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *