Mirror, espelhando objetos no AutoCAD

Passando vergonha ou apuros porque não sabe usar o comando Mirror? Já sofri como você e hoje vamos aprender a usar este comando de uma vez por todas!

MIRROR

Continuando as postagens “comando que eu devia saber e tenho vergonha de perguntar” hoje é a vez do comando mirror. O comando mirror cria cópias espelhadas de objetos, poupando o trabalho de redesenhar algumas partes do desenho.

mirror-espelhando-objetos-no-autocad

Para ativa-lo precisamos selecionar o objeto na qual queremos espelhar e na sequência indicar a “linha de espelhamento”. É nessa parte que a maioria dos profissionais se perde!

Vamos colocar da seguinte maneira, a sua cópia espelhada é um “reflexo” do objeto original certo? Logo para termos um reflexo precisamos de um “espelho”. Para representar este espelho usamos a linha de espelhamento.

Se quisermos uma cópia encostada do objeto a ser espelhado, nossa linha de espelhamento deve ficar encostada no objeto, para isso podemos inclusive aproveitas os snaps da geometria (endpoint, midpoint, etc).

mirror-espelhando-objetos-no-autocad
Cópia espelhada encostada no objeto

Se quisermos que a cópia fique a uma determinada distância do objeto original precisamos criar a linha de espelhamento afastada do objeto original.

mirror-espelhando-objetos-no-autocad
Cópia espelhada distante do objeto

Essa distância pode ser determinada da seguinte maneira: a distância na qual a linha de espelhamento é criada será igual a distância da cópia que será criada.

mirror-espelhando-objetos-no-autocad

Um detalhe importante. Assim que finalizamos a criação da linha de espelhamento o AutoCAD nos faz a pergunta “erase source object?” traduzindo: deseja apagar o objeto original? Na maiora das vezes não precisamos, por isso ele já vem com o N (no) pré-selecionado.

Quando que eu preciso apagar o objeto original? geralmente quando queremos espelhar o objeto com o objetivo de inverter sua posição, como uma porta por exemplo.

mirror-espelhando-objetos-no-autocad
Espelhamento apagando o objeto original

Simples não?

Gostaram? Curtam nossa página!

Dúvidas? Comentem!!

Deixe um comentário