AUTOCADPROBLEMAS COMUNSDESENHO E EDIÇÃO

Mundar ponto de base do bloco

Mudar o ponto de base do bloco temporariamente permite que você posicione da melhor maneira possível o bloco para inseri-lo com precisão em seu projeto! Aprenda agora!

Muitas vezes ao criar um bloco não nos preocupamos com o momento em que o mesmo vai ser inserido, o que pode gerar uma série de problemas.

Basicamente o problema se encontra na escolha do Base Point (ponto de base), que dentro do painel Create block fica no campo Pick Point.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

O Ponto de base é por onde o cursor do mouse vai “segurar” o bloco, o que em alguns casos, pode fazer uma baita diferença tanto para um melhor posicionamento do bloco como para evitar perder tempo nesta etapa.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Mas as vezes, mesmo tomando o cuidado de escolher um ponto de base adequado não conseguimos atender a todas as situações de projeto. Por isso temos um pequeno macete que podemos utilizar na hora de inserir o bloco.

MUDAR TEMPORARIAMENTE O PONTO DE BASE DO BLOCO

Um recurso que o AutoCAD disponibiliza é o de mudar temporariamente o ponto de base do bloco, permitindo uma melhor precisão quando o mesmo for inserido no seu projeto.

Para isso basta buscar o seu bloco normalmente indo até a aba Insert, clicar no botão Insert e escolher o bloco desejado.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Observe que o bloco virá com o seu ponto de base padrão, porém antes de clicar observe a linha de comando. Temos algumas opções, entre elas a Basepoint (ponto de base). Pressione (B) para ativá-la.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Ao clicar em Basepoint o bloco fica “congelado” no lugar e será exibida a mensagem Insert: specify basepoint (especifique o ponto de base).

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Basta você escolher o ponto de base que for mais interessante que imediatamente o bloco poderá ser movido já com o novo ponto de base.

Lembrando que este ponto de base é temporário, sendo assim quando for inserir o bloco novamente, o ponto de base padrão será reativado.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Pronto! Chega de sofrer tento que inserir o bloco e depois mover para o lugar desejado! Agora é só mudar o ponto de base e resolver o problema!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Cláudio De Carvalho Rocha
    6 de abril de 2018 at 17:42 — Responder

    Professor há uma maneira de “consertar”o esquecimento de indicar a base em “PICK POINT”. mas não tem como eu anexar o “passo a passo”de como fazer este conserto.

    • 7 de abril de 2018 at 09:51 — Responder

      Olá Cláudio,

      Sim, conheço este processo, inclusive já fiz uma publicação sobre ele (https://qualificad.com.br/corrigir-o-basepoint-de-um-bloco/), é que nessa publicação que fiz sobre mudar o ponto de base do bloco é um recurso para alterar “temporariamente” o ponto de bloco, sendo que em seguida o bloco volta a ter seu ponto de origem no local original.

      Mesmo assim, obrigado pelo feedback!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *