AUTOCADPROBLEMAS COMUNSDESENHO E EDIÇÃO

Mundar ponto de base do bloco

Mudar o ponto de base do bloco temporariamente permite que você posicione da melhor maneira possível o bloco para inseri-lo com precisão em seu projeto! Aprenda agora!

Muitas vezes ao criar um bloco não nos preocupamos com o momento em que o mesmo vai ser inserido, o que pode gerar uma série de problemas.

Basicamente o problema se encontra na escolha do Base Point (ponto de base), que dentro do painel Create block fica no campo Pick Point.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

O Ponto de base é por onde o cursor do mouse vai “segurar” o bloco, o que em alguns casos, pode fazer uma baita diferença tanto para um melhor posicionamento do bloco como para evitar perder tempo nesta etapa.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Mas as vezes, mesmo tomando o cuidado de escolher um ponto de base adequado não conseguimos atender a todas as situações de projeto. Por isso temos um pequeno macete que podemos utilizar na hora de inserir o bloco.

MUDAR TEMPORARIAMENTE O PONTO DE BASE DO BLOCO

Um recurso que o AutoCAD disponibiliza é o de mudar temporariamente o ponto de base do bloco, permitindo uma melhor precisão quando o mesmo for inserido no seu projeto.

Para isso basta buscar o seu bloco normalmente indo até a aba Insert, clicar no botão Insert e escolher o bloco desejado.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Observe que o bloco virá com o seu ponto de base padrão, porém antes de clicar observe a linha de comando. Temos algumas opções, entre elas a Basepoint (ponto de base). Pressione (B) para ativá-la.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Ao clicar em Basepoint o bloco fica “congelado” no lugar e será exibida a mensagem Insert: specify basepoint (especifique o ponto de base).

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Basta você escolher o ponto de base que for mais interessante que imediatamente o bloco poderá ser movido já com o novo ponto de base.

Lembrando que este ponto de base é temporário, sendo assim quando for inserir o bloco novamente, o ponto de base padrão será reativado.

mudar-base-point-do-bloco-ao-inserir

Pronto! Chega de sofrer tento que inserir o bloco e depois mover para o lugar desejado! Agora é só mudar o ponto de base e resolver o problema!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Cláudio De Carvalho Rocha
    6 de Abril de 2018 at 17:42 — Responder

    Professor há uma maneira de “consertar”o esquecimento de indicar a base em “PICK POINT”. mas não tem como eu anexar o “passo a passo”de como fazer este conserto.

    • 7 de Abril de 2018 at 09:51 — Responder

      Olá Cláudio,

      Sim, conheço este processo, inclusive já fiz uma publicação sobre ele (https://qualificad.com.br/corrigir-o-basepoint-de-um-bloco/), é que nessa publicação que fiz sobre mudar o ponto de base do bloco é um recurso para alterar “temporariamente” o ponto de bloco, sendo que em seguida o bloco volta a ter seu ponto de origem no local original.

      Mesmo assim, obrigado pelo feedback!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *