A navegação com a Viewcube no Revit oferece grande agilidade, porém nem todo profissional tem noção do potencial desta ferramenta. Aprenda agora!
A correta visualização do seu projeto é fundamental para o seu desenvolvimento, desta forma, o Revit nos oferece um amplo leque de ferramentas para este processo, a começar pela ferramenta ViewCube.
Muito provavelmente você se rendeu ao atalhos do teclado e do mouse, que realmente oferecem grande velocidade na etapa de desenvolvimento do seu projeto. Porém não se engane, o Viewcube tem uma série de recursos que você devia começar a usar.
O que é o Viewcube?
O Viewcube no Revit é uma ferramenta de visualização 3D do seu projeto, permitindo alternar entre vistas livres e padrões (frontal, superior, lateral, etc.) do seu projeto. Se você passar o mouse sobre o Viewcube vai notar que pontos estratégicos do cubo se acendem.
Isso permite que você possa visualizar o seu projeto de forma livre (orbitando) ou através de vistas predefinidas. Vamos testar estes recursos.
Como usar o Viewcube no Revit
O Viewcube pode ser utilizado de duas maneiras: a primeira é manter o botão do mouse pressionado sobre ele e arrastar o mouse, movendo a vista do seu projeto livremente.
Observe que ao fazer a movimentação um ícone verde escrito “Giro” é exibido no centro da casa. Ele é gerado automaticamente, funcionando como um “centro de massa”, mas em alguns casos ele não fica posicionado em um lugar muito eficiente.
Se quiser alterar o ponto de giro basta selecionar um elemento qualquer do projeto que o centro deste objeto passa a ser o ponto de giro.
A outra maneira de usar o Viewcube é recorrer a alguns “pontos estratégicos” no próprio cubo, que nada mais são do que vistas pré-configuradas, onde basta clicar para ativar a vista desejada.
Dentre as vistas pré-configuradas temos vistas isométricas, ortogonais e quinas, onde conseguimos de forma muito rápida posicionar o nosso projeto, facilitando a visualização e o entendimento.
Quando estamos em um modo de exibição ortogonal, são exibidas alças que permitem alterar para a vista que está imediatamente ao lado (ou acima/abaixo) da vista atual.
Conforme você clica nestas setas, a vista é rotacionada perpendicularmente em 90° na direção clicada.
Em alguns casos, ao efetuar a rotação da vista pode ser que a posição não seja a mais favorável, ficando girada em relação ao sentido que você gostaria. Para solucionar isso você pode girar a vista utilizando as setas no canto superior direito do Viewcube.
Um outro recurso muito interessante é a vista inicial, que nada mais é do que uma vista padrão, onde, independente do ângulo de visualização você esteja, ele retorna para uma vista padronizada, que geralmente é uma perspectiva.
A vista inicial pode ser ativada clicando no ícone da “casinha” que aparece no canto superior esquerdo do viewcube. Lembrando que você precisa aproximar o mouse do viewcube para que ela seja exibida.
O interessante aqui é que você pode definir uma vista como vista inicial. Isso é excelente principalmente para projetos grandes, onde você tem que ficar dando zooms e mais zooms até conseguir posicionar em um ângulo que você ache confortável para trabalhar.
Para fazer isso o processo é muito simples. Posicione o seu projeto em um ângulo que seja interessante para você, vá até o ícone da “casinha”, clique com o botão direito e selecione a opção Definir vista atual como a principal.
Agora, sempre que você clicar no ícone da “casinha”, o Revit irá ativar esta vista do seu projeto.
Um outro elemento muito importante que temos no viewcube é a bussola, que nada mais é do que o “anel” ao redor do cubo.
Observe que este disco se comporta realmente como uma bussola, exibindo os pontos cardeais do seu projeto. Um ponto importante aqui é que caso o seu projeto esteja corretamente posicionado geograficamente, a bussola poderá exibir a posição do norte verdadeiro.
Neste projeto, vou posicionar o norte verdadeiro em 45° no sentido horário. Observe que na vista superior o projeto continua sendo exibido da mesma forma, porém a bussola esta indicando a correta localização do norte.
Essa informação é fundamental para uma série de analises do projeto, como por exemplo um estudo solar.
Se quiser aprender sobre como posicionar o Norte verdadeiro do seu projeto, vou deixar o link de alguns artigos que fiz sobre este tema.
POSICIONAR NORTE VERDADEIRO NO REVIT
Agora que você esta familiarizado com o viewcube, vamos dar uma olhada nas suas configurações.
Configurando o Viewcube do Revit
Para configurar o viewcube do Revit, você pode ir no canto inferior direito e clicar na seta, que abre uma lista de opções para ajustes e personalizações.
Logo no topo temos a opção Ir para o início, que nada mais é do que ativar a opção Vista inicial (o ícone da casinha).
Em seguida uma opção interessante que temos é a Salvar vista. Ela funciona da seguinte forma, você posiciona sua vista 3D em um ângulo que seja do seu interesse, ocultando ou exibindo elementos específicos e ao clicar em Salvar vista, uma nova vista é criada.
Por exemplo, vou utilizar a caixa de corte e criar uma perspectiva isométrica cortada. Como eu gostei do resultado, ao clicar em Salvar vista será exibida uma janela para nomear a nova vista e ela é adicionada ao Navegador de projeto.
A opção bloquear seleção só é habilitada quando temos um ou mais objetos selecionados. Lembra do ícone verde de giro que aparece quando usamos o Viewcube para rotacionar a vista?
Ao selecionar um objeto e clicar em bloquear seleção o Revit fixa o “centro de giro” no objeto, facilitando a visualização de um elemento específico da vista. Eu particularmente acho este recurso muito prático.
Enquanto esta opção estiver ativada será exibido um ícone de cadeado ao lado do ícone da “casinha”. Para desativar basta desmarcar a opção Bloquear seleção ou clicar no cadeado.
As opções perspectiva e ortogonal se auto explicam, uma vez que permitem definir se o modo de exibição 3D esta no modo perspectiva ou ortogonal.
A opção Definir vista atual como a principal já vimos no início do artigo, ela permite escolher uma vista “padrão” para a sua vista 3D. Sempre que precisar ativá-la, basta clicar no ícone da “casinha”.
A opção Definir frente para a vista é bem interessante. Dependendo da posição em que estamos modelando a edificação, a indicação “Frontal” do Cubo não corresponde a fachada frontal do seu projeto. Com esta opção é possível alterar qual vista é a Frontal do seu projeto.
Apenas como exemplo, selecionei a opção Leste, que agora passou a ser minha vista Frontal.
Recomendo cautela ao usar esta opção, pois ela afeta apenas as vistas 3D, de forma que o seu projeto não é “girado”, fato que pode gerar um pouco de confusão para quem não esta familiarizado com este recurso.
Para desativar esta funcionalidade basta clicar na opção seguinte, no caso a Reinicializar frente.
Dano sequência temos a opção Exibir bússola, que permite exibir/ocultar o “disco” que exibe os pontos cardeais do seu projeto.
Outra opção muito interessante é a Orientar para a Vista. Ela permite que o seu modelo 3D seja exibido com base em uma das vistas 2D de projeto.
Como assim?
Por exemplo, eu tenho uma casa completa, com telhado, porém a vista de planta baixa exibe o meu projeto em uma visão em planta, com um corte perpendicular ao piso com altura de 1,50m.
Com a opção Orientar para a vista o Revit além de alinhar a visualização em relação a vista selecionada, ele criar uma caixa de corte, para que você tenha a mesma visão que está sendo representada na vista técnica.
Vou fazer um teste indo em Orientar para a vista, selecionar a opção Plantas de piso e escolher a Planta de piso: Nível 1.
Observe que o modelo foi rotacionado e “cortado” de forma que eu tenha uma visão correspondente a planta selecionada.
Para desativar a caixa de corte basta ir até a janela de Propriedades e desmarcar a opção Caixa de corte.
A opção Orientar para um plano permite que sua vista seja alinhada em relação a um plano de trabalho, Eixo, nível ou qualquer opção disponível na janela Selecionar plano de orientação.
Com exemplo vou pegar o plano de trabalho de uma das águas do telhado.
Por fim podemos acessar o último campo, o Opções, que são ajustes mais específicos.
Para não ficar muito cansativo vou resumir os recursos princiais, mas recomendo que faça alguns testes para entender o impacto de cada opção.
- Aparência do Viewcube – permite configurar quando ele é exibido, sua posição, tamanho e transparência quando inativo.
- Ao arrastar o Viewcube – Ao mover o viewcube ele “se alinha” a vistas ortogonais.
- Ao clicar no Viewcube – Quando você clicar em um dos “pontos estratégicos” do Viewcube ele permite reposicionar a vista, fazer transições animadas e deixar a cena perpendicular.
- Bússola – Exibe ou oculta a bússola.
Conclusão
O Viewcube é uma ferramenta com muito mais recursos do que você imagina, de forma que se você quiser ganhar velocidade e precisão na visualização do seu projeto, esta é uma ferramenta indispensável.
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com Viewcbube ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!