PROBLEMAS COMUNSREVIT

Nível não cria planta de piso

O nível não criou uma planta de piso? E agora? Calma, este problema é muito comum e profissionais acabam ficando sem saber o que fazer mas a solução é mais simples do que você imagina! Aprenda agora!

Quando criamos níveis de piso no Revit, imediatamente são criadas plantas de piso associadas a este mesmo nível, que podem ser acessadas tanto pelo navegador de projetos como clicando duas vezes sobre o símbolo em azul do próprio nível.

Porém, em alguns casos, você nota que um ou mais níveis ficaram na cor preto e não temos seu nível associado criado entre as plantas de piso.

nível-não-cria-planta-de-piso

Este nível em preto pode ser utilizado normalmente, inclusive podemos associar paredes e outros elementos a ele, porém porque isso acontece? Ele não criar o nível de piso? Bom temos algumas possibilidades, vamos entender algumas delas.

INSERINDO UM NÍVEL DE PISO

Para inserir um nível de piso é muito simples. Vá até a aba Home e no painel Dados clique no ícone Níveis.

nível-não-cria-planta-de-piso

Antes de clicar na tela você deve observar o seguinte, na barra de opções, teremos alguns campos que podem ser configurados.

nível-não-cria-planta-de-piso

Observe que a primeira opção disponível é a Criar vista da planta. Esta é a opção que faz com que automaticamente sejam criadas plantas de piso ao se criar um nível no seu projeto.

Você pode inclusive determinar quais tipos, clicando em Tipos de vista da planta.

nível-não-cria-planta-de-piso

Por padrão as opções Planta de forro, Planta de piso e Planta estrutural já vem marcadas, então basta escolher quais plantas você deseja.

Obviamente, se você desmarcar o campo Criar vista da planta o nível é inserido normalmente no seu projeto mas a planta de piso não é criada.

Uma outra situação que pode fazer com que a planta de piso não seja criada automaticamente é você, ao invés de usar o botão Níveis, fazer uma cópia de um nível existente. Para isso basta utilizar o comando Copiar e clicar sobre um nível existente para gerar a sua cópia.

nível-não-cria-planta-de-piso

Quando um nível é criado através do comando copiar, o nível é copiado normalmente, porém o nível de piso não é criado, fazendo com que o nível também fique em preto.

Certo, mas como eu concerto isso afinal?

Felizmente é possível criar um nível de piso a partir de um nível existente, vamos aprender o processo.

CRIAR NÍVEIS DE PISO

Para criar níveis de piso no seu projeto você deve ir até a aba Vista e no painel Criar clicar em Vistas de planta.

nível-não-cria-planta-de-piso

Clicando em Vistas de planta selecione a opção Planta de piso.

nível-não-cria-planta-de-piso

Será exibida a janela Nova planta de piso. Aqui você vai perceber que todos os níveis que estão em preto serão exibidos. Basta selecionar os níveis desejados e clicar em ok.

nível-não-cria-planta-de-piso

Pronto! Os novos níveis de piso são adicionados e você inclusive é direcionado para o último deles.

É um processo extremamente simples, mas tome cuidado, em alguns casos não temos interesse em criar plantas de piso para todos os níveis, então basta selecionar apenas os níveis desejados com auxílio da tecla ctrl.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Carlos
    23 de setembro de 2019 at 12:15 — Responder

    Bom, muito esclarecedor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *