Numerar texto automaticamente

Numerar texto automaticamente é uma solução excelente que pouca gente conhece que poupa o trabalho de ficar editando o texto um a um. Aprenda a usar esta ferramenta!

Quando nos deparamos com uma situação na qual precisamos numerar eixos, por exemplo. ficar clicando em uma por uma das caixas de texto acaba se tornando um castigo! Para isso temos a ferramenta Auto number, que esta na aba Express tools, dentro do painel Text. O seu atalho é Tcount.

numerar-texto-automaticamente

Para usarmos a ferramenta vou usar a situação mais comum que é a numeração de eixos de um projeto. Nesta situação, precisamos clicar em texto por texto para corrigir a numeração e dependendo do projeto, é comum termos 50, 100 ou mais eixos! Imagine o trabalho!

Como exemplo vamos usar uma situação com apenas 10 eixos (que já da um trabalhinho chato também! rs!).

numerar-texto-automaticamente

AUTO NUMBER

Clique na ferramenta e selecione todos os números. Pode fazer uma seleção pegando as linhas que estiverem em volta, já que a ferramenta só afeta o texto.

numerar-texto-automaticamente

Para o comando funcionar corretamente devemos observar com atenção as informações solicitadas pelo comando. Após a seleção observe que na linha de comando temos a seguinte mensagem: Sort select objects by – X, Y or Select-order (Ordene os objetos por X, Y ou selecione a ordem).

Você deve escolher se a sequência é em X (na horizontal), Y (na vertical) ou se você irá indicar a sequência. Neste caso, irei escolher X.

numerar-texto-automaticamente

Agora temos outra mensagem na linha de comando: Specify starting number and increment (Start, increment) ou Especifique o número inicial e o padrão sequencial (inicial, padrão sequencial).

Aqui devemos definir qual será o primeiro número e qual será o padrão sequencial. Por exemplo, se deixarmos como esta a numeração será iniciada a partir do número 1 e a sequência sera 2, 3, 4, 5…

É possível montar combinações diferentes, por exemplo, inserindo 5,10 a numeração ficará como 5, 10, 15, 20, 25…

No exemplo, vamos manter como 1,1 que é o mais utilizado.

numerar-texto-automaticamente

Agora vem a etapa que requer mais atenção. Placement of numbers in text (Overwrite, Prefix, Suffix ou Find and Replace) ou A colocação dos números no texto será: (Sobrescrever, Prefixo, Sufixo ou Encontrar e substituir).

numerar-texto-automaticamente

Vou descrever o que acontece em casa situação.

Overwrite: O texto original é substituído pela nova sequência numérica.

numerar-texto-automaticamente

Prefix: O texto original é mantido e a nova sequência numérica é inserido antes do texto original.

numerar-texto-automaticamente

Suffix: O texto original é mantido e a nova sequência numérica é inserido depois do texto original.

numerar-texto-automaticamente

Find And replace: Permite que você digite um texto e toda vez que este texto for localizado dentro da área que você selecionou, o mesmo será substituído pela sequência numérica.

numerar-texto-automaticamente

Prático não é mesmo? Chega de ficar catando milho para editar eixos!

Gostaram? Adicione nossa site ao seu favoritos e curta nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

8 comentários em “Numerar texto automaticamente”

Deixe um comentário