O que são Blocos dinâmicos?

O que são blocos dinâmicos costuma ser uma dúvida comum, principalmente quando você percebe as vantagens que esta ferramenta oferece, então se você quer saber o que são e como funcionam os são blocos dinâmicos, aproveite e aprenda agora!

Se tem alguma algo que aparentemente é envolta em mistério e se mostra como um recurso ultra complexo no AutoCAD são os blocos dinâmicos, principalmente quando você tenta editar um bloco que não foi você que criou.

blocos-dinamicos-apresentação

São cotas e ícones para todo lado, mas ainda fica pior quando olhamos um painel de ferramentas que a gente nunca viu. O mais comum e fechar o bloco o mais rápido possível e rezar para não ter estragado nada!

Concordo que alguns blocos dinâmicos podem ser bem complexos mas isso vai depender da necessidade que o seu projeto tem, portanto eu recomendo que comece com blocos dinâmicos mais simples e vá entendendo como personalizar as suas configurações, para em seguida avançar para blocos mais sofisticados.

Para quem estiver interessado em aprender a criar seus próprios blocos dinâmicos, vou deixar abaixo uma relação de publicações que apresentam aplicações simples dos recursos dinâmicos que o AutoCAD nos oferece:

BLOCOS DINÂMICOS – STRETCH

BLOCOS DINÂMICOS – MOVE

No geral, o processo de criação é bem simples,  mas vamos começar do início, o que é um bloco?

O QUE É UM BLOCO DE AUTOCAD?

Um bloco é um conjunto de formas geométricas combinadas (linhas, arcos, círculos, etc) em um único objeto que pode ser utilizado repetidas vezes no mesmo desenho e possui um nome para identificá-lo.

blocos-dinamicos-apresentação

A partir do momento que um conjunto de objetos e convertido em um bloco, este bloco pode ser inserido quantas vezes forem necessárias no seu projeto, onde o AutoCAD vai considerar que as demais “cópias” deste bloco são clones.

blocos-dinamicos-apresentação

Como assim clones?

Clones no sentido em que ao realizar alterações em um bloco, todos os demais blocos sofrem a mesma alteração, o que se mostra muito prático quando temos que fazer alterações ou revisões no projeto, eliminando a necessidade de corrigir cada bloco individualmente.

Para se fazer alterações em um bloco é necessário entrar no modo de edição, que pode ser facilmente acessado selecionando qualquer um dos blocos e clicando duas vezes sobre o bloco.

Importante lembrar que não precisa escolher um bloco em específico, qualquer uma das cópias que você clicar duas vezes dá acesso ao mesmo bloco para editar, exibindo a janela Edit Block Definition.

blocos-dinamicos-apresentação

Ao clicar em ok, teremos acesso a uma área de trabalho nova, e uma nova aba de ferramentas, a Block Editor, que oferece uma série de ferramentas, porém não vamos nos preocupar com elas em um primeiro momento.

Observe que a partir do momento que você entra no modo de edição, é possível acessar as formas geométricas que compõem o bloco, sendo possível fazer todas as alterações desejadas. No meu exemplo vou apenas alterar as cores das linhas.

blocos-dinamicos-apresentação

Ao finalizar todas as alterações basta ir no menu superior e no painel Close clicar em Close Block Editor.

blocos-dinamicos-apresentação

Ao clicar em Close Block Editor será exibida uma janela perguntando se você deseja salvar as alterações ou descartar. Clique na primeira opção para salvar.

blocos-dinamicos-apresentação

E após finalizar a edição todas as cópias imediatamente sofrem a mesma alteração.

blocos-dinamicos-apresentação

Os blocos podem representar diversos elementos do seu projeto como , portas, janelas, móveis, elementos estruturais, etc. oferecendo uma economia de tempo gigantesca, uma vez que basta um clique para inserir um bloco no seu projeto.

Também temos uma série de outras vantagens, onde podemos agrupar objetos “soltos”, deixam o arquivo mais leve e organizado, além de salvar e reutilizar os blocos em outros projetos.

O bloco conta com apenas uma única alça de manipulação (grip) que é aquele quadradinho azul da geometria, que é por onde o cursor do mouse “segura” o bloco quando você vai inseri-lo no projeto.

blocos-dinamicos-apresentação

Com isso temos um panorama do que é um bloco tradicional, mas o que é um bloco dinâmico?

O QUE SÃO BLOCOS DINÂMICOS NO AUTOCAD?

Um bloco dinâmico é um bloco convencional onde são incorporados parâmetros que permitem que determinadas ações sejam realizadas a um único bloco, desta forma os demais blocos não são afetados.

Por exemplo, as duas portas abaixo são o mesmo bloco, porém a porta a direita teve a sua largura alterada, sem afetar o primeiro bloco. O ponto mais importante aqui é que mesmo com os tamanhos diferentes ambos são o mesmo bloco!

blocos-dinamicos-apresentação

Mas eu posso fazer qualquer tipo de alteração?

 Esta é uma pergunta que eu prefiro tomar cuidado para responder, uma vez que boa parte dos resultados esta atrelada a sua criatividade e combinação dos recursos oferecidos. Antes de explorar as possibilidades, vamos entender como manipular um bloco dinâmico.

Um bloco dinâmico conta com uma ou mais alças de manipulação, que são aqueles ícones em azul (Grips), que de acordo com o tipo de funcionalidade que o bloco dinâmico ofereça, um diferente tipo de ícone será exibido, com uma tonalidade de azul claro.

blocos-dinamicos-apresentação

COMO FUNCIONA UM BLOCO DINÂMICO?

Um bloco dinâmico é criado a partir de um bloco convencional, onde precisamos entrar no modo de edição do bloco e acessar o correto conjunto de ferramentas. Para isso basta selecionar o bloco desejado e clicar duas vezes sobre ele para abrir a janela Edit block Definition.

blocos-dinamicos-apresentação

Já no modo de edição, o principal painel de ferramentas esta na toolpalette (menu flutuante) a esquerda da área de trabalho.

blocos-dinamicos-apresentação

tool palette Block Authoring Palettes, contém quatro diferentes abas: ParametersActionsParameters Sets Constraints.

blocos-dinamicos-apresentação

Vamos conhecer os recursos representes em cada aba.

PARAMETERS (PARÂMETROS)

blocos-dinamicos-apresentação

Na aba Parameters podemos determinar como as geometrias presentes no bloco serão afetadas, através de um ou mais dos parâmetros disponíveis.

Estes parâmetros devem ser estrategicamente posicionados na geometria, pois além de afetar o resultado, ao finalizar a personalização do bloco, será exibido um ou mais grips (ícones azuis) no bloco, que funcionará como uma alça que ativa a funcionalidade inserida no bloco.

blocos-dinamicos-apresentação

Observe que temos uma lista com diversas opções, vamos conhecer um pouco de cada uma delas:

  • Move – parâmetro que permite mover parte ou toda a geometria do bloco;
  • Linear – parâmetro de edição linear, permitindo esticar, criar cópias ou escolonar o bloco, obedecendo um eixo linear (horizontal ou vertical);
  • Polar – similar ao Linear, porém a alça pode ser puxada de forma livre (em qualquer direção);
  • XY – similar ao linear, porém afeta os eixos vertical e horizontal ao mesmo tempo;
  • Rotation – parâmetro que permite rotacionar parte ou toda a geometria presente no bloco;
  • Alignment – parâmetro de alinhamento, que permite alinhar automaticamente o bloco em relação a uma linha (horizontal, vertical ou inclinada);
  • Flip – parâmetro de espelhamento, onde o bloco é espelhado em relação a uma linha (invisível) previamente definida;
  • Visibility – parâmetro que controla a visibilidade de parte ou toda a geometria do bloco, onde podemos escolher previamente o que vai ser exibido ou ocultado;
  • Lookup – organiza uma série de parâmetros do bloco em um menu suspenso, com uma lista de funcionalidades do bloco;
  • Basepoint – permite alterar o ponto de base do bloco;

Importante! Os parâmetros são só “alças” e não adicionam nenhuma funcionalidade ao bloco, elas apenas permitem ativar a funcionalidade. Tanto é que ao inserir um parâmetro o AutoCAD imediatamente insere um alerta em amarelo, informando que o parâmetro ainda não foi ativado.

blocos-dinamicos-apresentação

Os parâmetros representam a noção “intenção” com o bloco, já para que essa intenção seja colocada em prática, precisamos inserir as ações no bloco, no caso as Actions.

ACTIONS (AÇÕES)

blocos-dinamicos-apresentação

As ações definem como será o comportamento de parte ou toda a geometria do bloco será afetada, quando você manipular um ou mais alças (que criamos através da aba Parameters).

Um aspecto importante aqui é que podemos aplicar mais de uma Action em um mesmo parâmetro, por exemplo, você pode usar um parâmetro linear para esticar uma mesa e ao mesmo tempo adicionar novas cadeiras (array).

blocos-dinamicos-apresentação

O que efetivamente acontece com o bloco é definido através das Action, então vamos conhecer cada uma delas:

  • Move – permite mover parte ou toda a geometria presente no bloco;
  • Scale – permite alterar a escala do bloco;
  • Stretch – permite esticar parte do bloco, de forma linear (horizontal ou vertical);
  • Polar Stretch – permite esticar parte de um bloco de forma livre;
  • Rotate – permite rotacionar parte ou toda a geometria do bloco;
  • Flip – permite espelhar o bloco com base em um eixo;
  • Array – permite criar múltiplas cópias do bloco;
  • Lookup – insere uma lista de opções de parâmetros que são ativados conforme selecionados;
  • Block Properties Table – cria uma tabela com valores de parâmetros pré-configurados, onde basta selecionar a opção desejada para ativá-la.

Muito importante lembrar que ao inserir uma action é necessário ativá-la, que apesar de cada action ter um processo diferente, se resume a indicar quais partes da geometria serão afetadas.

Quando uma action é inserida em um parâmetro, um ícone é adicionado, que em um primeiro momento é exibido com um efeito transparente, mas ao parar o cursor do mouse sobre a action o ícone fica destacado.

blocos-dinamicos-apresentação

Caso a action apresente algum problema, o ícone de “raio” é substituído por um ícone de alerta.

blocos-dinamicos-apresentação

O ícone de alerta tem duplo significado, pode tanto dizer que a action não esta funcionando corretamente ou pode indicar que a action não foi ativada.

PARAMETER SET (CONJUNTO DE PARÂMETROS)

blocos-dinamicos-apresentação

A aba Parameter set (conjunto de parâmetros) tem por objetivo agilizar o processo de criação de um bloco dinâmico, que ao invés criar a combinação do zero, uma série de combinações prontas para uso são disponibilizadas.

No processo convencional, temos que inserir um parameter, inserir uma action e depois ativar esta action. Já com uma parameter set, precisamos apenas ativar a ação.

Mas como saber se uma action está ativada ou não?

Simples, o ícone da action esta com o símbolo de alerta, indicando que ele não está ativado. Ao inserir um parameter set as actions sempre virão desativadas, ou seja, com o ícone de alerta.

blocos-dinamicos-apresentação

Para ativar a action basta clicar com o botão direito sobre o ícone e selecionar Action select set e selecionar a opção adequada, pois de acordo com a Action, diferentes opções podem ser oferecidas. Por exemplo, para o Parameter set Stretch, a opção é New selection set (nova seleção).

blocos-dinamicos-apresentação

CONSTRAINTS (RESTRIÇÕES)

blocos-dinamicos-apresentação

Constraints são restrições geométricas, que permitem restringir as geometrias do se bloco, sendo muito vantajosas dentro de blocos dinâmicos, uma vez que podemos definir algumas limitações ao bloco, garantindo maior precisão no resultado desejado.

Observe que temos dois tipos de restrições, Geométricas Dimensionais.

Todos os recursos disponíveis em Geometric Constraints já foram apresentados em uma publicação exclusiva, onde apresento como cada funcionalidade pode ser utilizada. Se quiser conhecer mais sobre estes recursos, vou deixar abaixo o link para a publicação:

RESTRIÇÕES PARAMÉTRICAS DE GEOMETRIA

As restrições dimensionais permitem definir restrições dimensionais entre duas ou mais geometrias, que podem determinar uma medida como fixa, de forma que não importa o que você faça, aquela dimensão não pode ser alterada.

blocos-dinamicos-apresentação

Observe que cada restrição dimensional inserida tem um “nome”, por exemplo, d1, d2, etc. Esses nomes podem ser utilizados para se trabalhar com fórmulas, por exemplo, no campo d2, eu poderia informar que obrigatoriamente o valor deve ser a metade de d1, resultando na fórmula:

d2 = d1/2

Com este critério, ao alterar o valor de d1 o valor de d2 é imediatamente atualizado.

blocos-dinamicos-apresentação

Aqui começamos a entender o tamanho do cenário, pois podemos combinar parâmetros, restrições geométricas, restrições dimensionais e ações, onde podemos criar desde soluções simples indo até soluções altamente complexas.

COMBINANDO PARAMETERS E ACTIONS

Apesar de um universo gigantesco de possibilidades, a principal dúvida é o que pode ser combinado com o que, que para não deixar esta publicação gigantesca, vou fazer uma pequena tabela que vai permitir uma melhor compreensão das possibilidades.

blocos-dinamicos-apresentação

Lembrando que a principal ferramenta aqui é a sua criatividade, muitas vezes um bloco dinâmico não precisa ser complexo, mas simples, justamente para simplificar o seu dia a dia.

CONCLUSÃO

Blocos dinâmicos acabam intimidando profissionais iniciantes, mas se você for paciente e fizer alguns testes, vai perceber que é possível incorporar uma série de funcionalidades que vão otimizar o seu fluxo de trabalho de forma expressiva.

A proposta desta publicação é apresentar o universo dos blocos dinâmicos dentro do AutoCAD, tanto é que cada parâmetro vai ganhar uma publicação exclusiva, então não deixe de conferir essas publicações aqui no site.

Tem alguma dúvida sobre blocos dinâmicos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

1 comentário em “O que são Blocos dinâmicos?”

Deixe um comentário