O QUE SÃO PARÂMETROS NO REVIT?

O que são parâmetros no Revit é uma dúvida muito comum para iniciantes e até mesmo para profissionais, então se você ainda acha tudo muito confuso ou fica perdido com um monte de campos para parâmetros, esta publicação vai solucionar as suas dúvidas!

O Revit é um programa que permite um fluxo de trabalho BIM, onde o seu projeto não se resume a um simples arquivo 3D, mas sim a um banco de dados da construção, onde os elementos do seu projeto estão recheados de dados.

Entenda por dados as características de cada elemento presente no seu projeto, de maneira que precisamos que estes dados tenham significado, que possam ser úteis para a correta execução do projeto, desta forma você precisa transformá-los em informação.

Esta não é uma tarefa simples, pois os dados do projeto precisam ser classificados, categorizados, detalhados e organizados, de forma que ao final disso você tenha o “I” do BIM, que nada mais é do que a Informação.

Se quiser saber mais sobre dados e extração de dados, fiz uma publicação que explico um pouco mais sobre o tema, basta acessar o link abaixo:

TABELAS, DADOS E PARÂMETROS NO REVIT

No Revit o processo de classificação da informação é realizado através dos parâmetros, mas o que são parâmetros afinal?

PARÂMETROS NO REVIT

Um parâmetro é uma característica que permite definir ou comparar algo. No Revit os parâmetros funcionam como “containers”, armazenando as informações dos elementos do seu projeto, que podem ser acessadas e comunicadas a todos os envolvidos com o projeto.

Mas onde eles estão?

Simplesmente, em todos os lugares. Por exemplo, nas janelas de Propriedades, Editar tipo ou mesmo em Informações do projeto.

o-que-são-parâmetros

Mas como organizar as informações de elementos tão diferentes presentes em um projeto?

Para dar conta desta tarefa o Revit usa cinco diferentes tipos de parâmetros, que são pensados para diferentes tipos de contextos, existindo algumas limitações para cada um deles.

  • Parâmetro de sistema (incorporado);
  • Parâmetro de família;
  • Parâmetro de projeto;
  • Parâmetro compartilhado;
  • Parâmetro global.

Desta forma é fundamental entender as diferenças entre cada tipo de parâmetro, saber quais parâmetros devem ser utilizados de acordo com sua necessidade e, não menos importante, quais são os dados que estes parâmetros trabalham.

Isso costuma ser bem confuso, principalmente para profissionais iniciantes, desta forma, a proposta desta publicação é apresentar cada um dos tipos de parâmetros, que posteriormente farei uma publicação detalhada de cada um deles.

PARÂMETRO INCORPORADO (DE SISTEMA)

o-que-são-parâmetros

Os parâmetros incorporados (ou parâmetros de sistema) são aqueles que já existem quando você inicia a modelagem, seja um projeto ou uma família, sendo que geralmente as informações do parâmetro já vem pré-preenchidas.

Parâmetros incorporados não podem ser removidos ou alterados, podendo ser exibidos em identificadores ou tabelas.

PARÂMETRO DE FAMÍLIA

o-que-são-parâmetros

São parâmetros customizados que estão disponíveis apenas para as famílias à qual são adicionados, não aparecendo em identificadores ou em outras famílias da mesma categoria.

Parâmetros de família controlam valores de variáveis como dimensões ou materiais, podendo ser usado para controlar um parâmetro de uma família aninhada, associando o parâmetro da família hospedeira ao parâmetro na família aninhada.

PARÂMETRO DE PROJETO

o-que-são-parâmetros

Os parâmetros de projeto são específicos para um único arquivo de projeto, podendo ser adicionados a todas as categorias, seja uma em específico ou múltiplas categorias, como elementos, folhas ou vistas.

Parâmetros de projeto não são acessíveis dentro das famílias do projeto e nem podem ser compartilhadas ou transferidas para outros projetos, porém podem ser utilizadas em tabelas, classificação e filtros de um projeto.

PARÂMETRO COMPARTILHADO

o-que-são-parâmetros

Parâmetros compartilhados são definidos dentro de um arquivo de texto externo (um arquivo de parâmetros compartilhados) fora do projeto ou família, podendo ser usado para múltiplas famílias ou projetos, e também aparecendo em identificadores ou tabelas.

Como um parâmetro compartilhado é criado dentro de um arquivo externo, ele fica protegido contra alterações, sendo altamente recomendado criar um único arquivo, contendo todos os parâmetros neste único arquivo.

PARÂMETRO GLOBAL

o-que-são-parâmetros

O parâmetro global é específico para um único arquivo de projeto, mas não é atribuído a uma categoria, podendo afetar vários elementos ou tipos de elementos do projeto.

Parâmetros globais são definidos pelo usuário, mas podem ser “pré-criados” em seu arquivo de template (RTE), sendo atribuídos exclusivamente as propriedades “expostas” pela fabrica, de forma que não se pode atribuir um parâmetro global a tudo.

Um parâmetro global pode ser um valor simples, derivado de uma equação (fórmula) ou valores retirados do modelo usando outros parâmetros globais, sendo muito usados para criar regras de projeto com base em valores padrão, por exemplo “altura dos interruptores = 1,20m”.

OUTROS PARÂMETROS?

A função de um parâmetro é a classificação da informação, observando desta forma, temos outras situações em que, teoricamente, temos diferentes tipos de parâmetros. Que mesmo não sendo considerados “parâmetros oficiais” permitem classificar a informação do projeto.

Parâmetro calculado

o-que-são-parâmetros

Parâmetros calculados são propriedades (não parâmetros reais) criados em tabelas ou identificadores. Aparecem exclusivamente em tabelas ou identificadores, podendo ser resultado de fórmulas ou apenas valores estáticos para uso em outras fórmulas ou tabelas.

Parâmetro relatório

o-que-são-parâmetros

Um parâmetro relatório tem seu valor definido por uma dimensão específica em uma família, usado para cálculos dentro de famílias ou parâmetros globais. Esse parâmetro extrai um valor de uma dada condição geométrica e o utiliza esta informação em uma fórmula ou parâmetro tabelável.

Em um parâmetro de relatório comprimentos, raios, ângulos ou comprimentos de arco podem ser utilizados, o único que fica de fora é a área.

ESTRUTURA DE UM PARÂMETRO

Mesmo com diferentes tipos de parâmetros, é necessário obedecer um padrão de organização dos dados, desta forma temos uma estrutura básica, independente do tipo de parâmetro ou sua aplicação.

Alguns campos podem até parecer simples ou óbvios demais, mas mesmo assim precisam ser analisados com muito critério, permitindo que os dados sejam corretamente classificados, para que a informação possa ser extraída sem maiores problemas.

Vamos conhecer estes campos e alguns cuidados a serem tomados, principalmente quando criamos parâmetros personalizados.

NOME DO PARÂMETRO

Em um primeiro momento, o nome do parâmetro pode ser escolhido conforme o seu “bom gosto”, porém nomear um parâmetro vai muito além de um capricho, pois estamos lidando com a informação da construção.

Fatores regionais também podem ser um problema, pois como o Brasil é um país continental, um mesmo elemento construtivo pode ser identificado de diferentes formas, por exemplo peças hidrossanitárias.

o-que-são-parâmetros

Para isso temos normas em desenvolvimento, como a NBR 15.965 – Sistema de classificação da informação da construção e NBR 12.006 – Construção de edificação – Organização de informação da construção.

Não apenas normas, mas a adoção de um padrão de classificação da informação pela equipe envolvida nos projeto pode evitar uma série de problemas e mal entendidos no decorrer do desenvolvimento do projeto.

DISCIPLINA

No Revit, as informações do projeto são organizadas em diferentes disciplinas, que contam com ferramentas específicas e até mesmo abas de ferramentas completas, onde cada disciplina conta com um fluxo de trabalho específico.

Desta forma com os parâmetros não seria diferentes. Temos assim os seguintes campos de parâmetros: Comum (Arquitetura), Elétrica, Energia, AVAC, Infraestrutura, Tubulação e Estrutural.

o-que-são-parâmetros

De acordo com a disciplina seleciona, diferentes parâmetros serão disponibilizados no campo Tipo de parâmetro.

TIPO DE PARÂMETRO

De acordo com a disciplina que for escolhida, diferentes parâmetros serão disponibilizados, de forma que as possibilidades são proporcionais a quantidade de opções.

parâmetros-de-projeto

Os parâmetros são bem variados, onde temos opções que não são necessariamente uma unidade de medida, por exemplo a opção texto, que se mostra a mais versátil, pois aceita “qualquer coisa”, porém, a que oferece “menos inteligência”, uma vez que não tem qualidade para ser “computado”.

Outro tipo de parâmetro disponível é o de condição Sim/não, que é exibido como uma caixa de seleção, usada para controlar a visibilidade de objetos ou simplesmente impor uma condição de sim ou não.

PARÂMETRO DE GRUPO SOB

Após definir o parâmetro, é importante que ele possa ser facilmente localizado, desta forma é possível classificá-lo para que seja exibido dentro de um determinado grupo.

o-que-são-parâmetros

Ao selecionar uma opção dentro de Parâmetro de grupo Sob, o parâmetro é imediatamente adicionado aquele grupo. Caso o grupo ainda não exista no projeto ou família, o grupo é adicionado para permitir a correta classificação do parâmetro.

o-que-são-parâmetros

DESCRIÇÃO DA DICA

O campo Descrição da dica permite descrever o parâmetro de forma resumida, com no máximo 250 caracteres.

o-que-são-parâmetros

O texto inserido neste campo é exibido quando paramos o cursor do mouse sobre o parâmetro, permitindo conferir de forma rápida qual a funcionalidade e objetivo daquele parâmetro.

o-que-são-parâmetros

TIPO OU INSTÂNCIA

Ao criar um parâmetro temos que tomar uma importante decisão, ele será um parâmetro de tipo ou de instância?

o-que-são-parâmetros

Em um primeiro momento, pode ser que escolher entre estas opções define apenas onde ele aparece, se na janela de Propriedades ou dentro da janela Editar tipo.

o-que-são-parâmetros

Mas esta escolha afeta profundamente os elementos do seu projeto, pois parâmetros de Instância interagem com os elementos do projeto de forma individual, onde os valores inseridos afetam apenas o elemento selecionado.

Já em parâmetros de Tipo, afetam todos os elementos do projeto que sejam do mesmo tipo.

Se quiser saber mais sobre a diferença entre Tipo e Instância, clique no link da publicação abaixo, onde explico em detalhes as características de cada um:

REVIT – FAMÍLIA, TIPO E INSTÂNCIA

PARÂMETROS, UMA VISÃO GERAL

Compreender o que são os parâmetros e como eles organizam as informações do seu projeto é essencial para quem deseja adotar um fluxo de trabalho BIM.

As informações aqui apresentadas tem por objetivo auxiliar você neste importante passo, portanto vou deixar um resumo para facilitar a consulta e permitir que você compare as principais diferenças e características de cada tipo de parâmetro.

CONCLUSÃO

Parâmetros de projeto são uma peça chave para que todos os dados do seu projeto possam ser transformados em informação, possibilitando um correto fluxo de trabalho BIM, portanto compreender suas principais diferenças é fundamental.

Como apresentado no início, o objetivo desta publicação é apresentar o universo dos parâmetros, que por se tratar de um assunto bem amplo, vou fazer publicações para explicar cada um dos tipos de parâmetros, permitindo assim abordar cada tema em detalhes.

o-que-são-parâmetros

Tem alguma dúvida sobre parâmetros ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

3 comentários em “O QUE SÃO PARÂMETROS NO REVIT?”

  1. Parabéns pelo post incrível! Adoro suas dicas e aprendo muito sempre. Uma pequena observação é que na tabela resumo parece que inverteu as informações sobre tabela e tags entre os parâmetros de família e de projeto. Acredito que os parâmetros de projeto aparecem em tabelas e não aparecem em tags, enquanto os parâmetros de família não aparecem em nenhum deles.

    Responder

Deixe um comentário