Object snaps, aprenda a usar! [DICA]

Object snap é uma ferramenta para localizarmos pontos estratégicos da geometria como extremidades, centros, tangentes, entre outros. Você sabe utilizar todos eles?

Saber utilizar todos os snaps trás inúmeros benefícios como precisão, velocidade e a utilização de uma quantidade menor de ferramentas. Mas antes precisamos entender como ativar e configurar a ferramenta.

OBJECT SNAPS

Podemos ativar o Object snaps na Status bar (menu inferior, abaixo da linha de comando) clicando no seu ícone. Geralmente esta ferramenta já esta ativada, caso não esteja, certifique-se que o ícone esta azul.

object-snap

Ao lado do ícone temos um botão que expande a ferramenta onde podemos ver todas os snaps disponíveis. Para ativar um snaps basta clicar sobre que o mesmo, desta forma, ficará com um “tique” ao lado do ícone.

object-snap

Mas quais eu deixo ativados?. Ahh mas é só ligar todos não é??

Particularmente não recomendo. Porque em determinados momentos você precisa que um osnap fique ativado e o AutoCAD irá ativar outro! Logo, é melhor ativar os realmente necessários.

COMO FUNCIONAM?

Os object snaps só vão aparecer quando você estiver tiver alguma ferramenta ativada. Ao aproximar o mouse do seu desenho os snaps irão começar a acender de acordo com o tipo de geometria ou ponto da geometria o mouse estiver mais próximo.

Quando um snap “acende” ele tem uma função magnética, ou seja, o AutoCAD entende que o local que você deseja clicar é exatamente a localização daquele snap.

object-snap

Para cada tipo de osnap temos um símbolo correspondente. Abaixo vamos entender o que cada um deles faz.

PRINCIPAIS OSNAPS

ENDPOINT – Identifica as extremidades de uma linha. Quando a extremidade é localizada, um quadrado aparece no local.

object-snap

MIDPOINT – Identifica o ponto médio de uma linha. Quando o ponto médio é localizado, triângulo aparece no local.

object-snap

CENTER – Identifica o centro de circunferências ou arcos. Quando o centro é localizado, um circulo aparece no local.

object-snap

GEOMETRIC CENTER – Identifica o centro de uma geometria, sendo necessário a mesma ser uma polyline. quando o centro da geometria é identificado, um asterisco seguido de um circulo aparece no local.

object-snap

NODE – Identifica pontos (points). Quando um ponto é localizado, um circulo com um “X” dentro aparece no local.

object-snap

QUADRANT – Identifica os Quadrantes de circunferências ou arcos. Quando o quadrante é localizado, um losango aparece no local.

object-snap

INTERSECTION – Identifica a intersecção entre linhas. Quando a interseção é localizada, um “X” aparece no local.

object-snap

EXTENSION – Identifica o alinhamento em relação a outro snap. Por exemplo, após ativar o endpoint, basta movimentar o mouse para aparecer um tracejado em verde no mesmo alinhamento do endpoint identificado.

object-snap

INSERTION – Identifica o ponto de inserção, por exemplo, o ponto de inserção de um bloco ou texto. Quando o ponto é identificado, dois quadrados sobrepostos aparecem no local.

object-snap

PERPENDICULAR – Identifica um ponto perpendicular em relação a linha que esta sendo criada. Quando o ponto é localizado, um “L” aparece no local.

object-snap
object-snap

TANGENT – Identifica a tangente de uma circunferência ou arco. Quando o ponto é identificado, um circulo com uma linha inclinada aparece no local. 

NEAREST – Identifica o ponto mais próximo de qualquer geometria. Quando o cursor do mouse identifica uma geometria, uma “ampulheta” aparece e percorre toda extensão da geometria.

object-snap

APPARENT INTERSECTION – Identifica a intersecção aparente mesmo que os objetos estejam em planos diferentes. Por exemplo, uma linha que esta na coordenada Z= 0.000 e outra linha que esteja na coordenada Z= 1.000, será identificada a intersecção “aparente”. Quando o ponto for localizado, um quadrado com um “X” dentro aparece no local.

object-snap

PARALLEL – Identifica o eixo de paralelismo em relação a outra linha e cria uma linha auxiliar para a construção da nova linha paralela. Quando o ponto é localizado, duas linhas inclinadas aparecem no local.

object-snap

OSNAP TEMPORÁRIO

O AutoCAD tem uma função na qual um único osnap é ativado e todos os outros ficam desligados. Esta função dura por apenas um clique. Mas qual a vantagem?

Por exemplo, você precisa que o endpoint fique ativado e a geometria acaba ativando outro osnap indesejado. Com essa função você pode fazer com que o AutoCAD identifique exclusivamente endpoints da geometria, após você clicar no endpoint desejado os outros osnaps voltam a funcionar normalmente.

Para ativar este recurso você deve manter o botão shift pressionado e clicar com o botão direito do mouse para o menu aparecer. Dentro deste menu basta escolher o osnap desejado.

object-snap

Além dos osnaps principais, temos outros que só podem ser usados temporariamente, os Temporary Snaps. São snaps para casos bem específicos, por isso não estão disponíveis diretamente no botão Object Snap. Abaixo vamos entender o que cada um faz.

TEMPORARY TRACK POINT – Este snap é uma variação do snap extension. O mesmo transfere a linha auxiliar  que o snap extension detectou para outro plano, com o auxílio de uma linha inclinada, por exemplo.

object-snap

FROM – Este snap trabalha com o sistema de coordenada relativa, onde você indica onde esta a coordenada e em que distância a partir desta coordenada nos eixos X e Y seu clique será executado. no exemplo, preciso criar um circulo a partir da quina do quadrado sendo que ele esta localizado a 18 em X e 15 em Y. Ao ativar o snap from devo digitar @18,15.

object-snap

MID BETWEEN 2 POINTS – Identifica o ponto intermediário entre outros dois pontos. Para isso devo ativar o snap mid between 2 points, clicar nos dois pontos para a linha ser criada entre ambos.

object-snap

POINTS FILTER – Apesar de estar na lista de osnaps, o point filters é um sistema de filtro de coordenadas. Ao clicarmos em qualquer lugar da tela o AutoCAD entende que este ponto esta em uma coordenada X, Y e Z em relação a coordenada absoluta do AutoCAD (0,0,0 ou X=0, Y=0 e Z=0).

Este sistema de filtro de pontos se baseia no ponto onde você clicar, sendo que você pode escolher quais coordenadas o comando irá registrar (X, Y, Z, XY, XZ e YZ). Por exemplo, eu tenho um quadrado de 25 x 25 e preciso fazer um circulo bem no centro.

object-snap

Ativo a ferramenta circulo e pressiono shift + botão direto do mouse e escolho a opção Point filter > X.

object-snap

Após isso devo clicar no mid point inferior, desta forma o point filter irá gravar o valor da distância somente em X. Na sequência devo clicar no mid point vertical e o circulo imediatamente é criado no centro da figura.

object-snap

3D OSNAP – Habilita os osnaps para objetos tridimensionais. Estes serão apresentado em outra publicação!

Gostaram? curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

43 comentários em “Object snaps, aprenda a usar! [DICA]”

  1. Fala Luis, eu usava o Autocad 2007 agora mudei para o 2015 porém não consigo digitar o valor no Osnap EXTENSION, como fazia no 2007. É um recurso que posso habilitar? Consegue me ajudar? Abraço

    Responder
    • Olá Kauã,

      Para o osnap extension funcionar você deve usa-lo em conjunto com o endpoint. Por exemplo, com a ferramenta line ativa, posicione o mouse sobre a quina de um quadrado e espere até aparecer na tela a palavra Endpoint. Mova o mouse para o lado que o tracejado em verde do extension irá aparecer. Agora basta digitar o valor da distância.
      Outra opção é clicar na tecla F11 para ativar o Object Osnap Tracking.
      Faça esses testes!

      Responder
      • Faço exatamente como você falou, porem quando digito o valor da distância ele cai em um lugar totalmente diferente do desejado. O Cad esta considerando a distancia digitada em direção ao Cross do mouse, e não sobre a linha tracejada do extension.

        Responder
  2. Luis André, obrigado pela postagem. Ocorreu uma coisa muito curiosa comigo. Eu não conhecia estes OSNAPs Temporários. Daí eu fui tentar usar no meu Autocad (versão estudantil, e, talvez, aí o problema) e, misteriosamente, ao segurar o SHIFT e clicar com o botão direito, os comandos aparecem, mas, ao clicar o Autocad gera uma informação na caixa de diálogos como se isso não existisse (unknow command) ou ainda associados a outros (o extension, por exemplo, vira extrude).

    Não sei se é a versão, mas nunca tinha visto esse tipo de erro do cad e confesso ter ficado bastante interessado na utilização dos Temporary OSNAPS, mas não consegui. Já viu esse tipo de erro? Você usa a versão estudantil? Obrigado!

    Responder
  3. Trabalho com AutoCad desde 1997, mas sempre com o AutoCad 2005, agora migrei para o AutoCad 2018 e estava tendo dificuldade em achar o referência e outros comandos flutuantes que eu tinha no botão direto do mouse depois de estar em um comando, mas lendo a que postou vi que só faltava eu pressionar o shift, agora ficou como antes, obrigado e um fraterno abraço.
    Paulo Santos

    Responder
  4. Bom dia Luis André
    Trabalho com topografia e também migrei do cad 2004 pro 2017 e estou com um problema em vários comandos quando desenho uma área com poliline por exemplo, quando dou um comando lisp como cotar uma distancia (entre outros comandos) o cad sempre remete para o geometric center, já tentei de tudo para desativa-lo, mas não tem jeito. Podes me ajudar?

    Responder
    • Olá Jairo,

      Esse problema só acontece quando você roda uma lisp qualquer? Esse comando geometric center é recente. Pode ser que ele tenha um atalho novo e suas rotinas estejam esbarrando neste atalho.

      Um abraço!

      Responder
      • Oi André…tudo bem contigo
        Continuo com o mesmo problema de 2017, onde não consigo desligar/desativar/deletar o geometric center…….
        Já tens uma solução??
        Incomoda muuuuito…………

        Responder
      • Oi André
        Isso……liga automaticamente sempre quando uso comandos lisp….tenho vários……faço muitos desenhos topográficos usando principalmente a PL e vários comandos lisp desenvolvidos por um amigo.
        Abraço

        Responder
  5. Boa tarde. Estou com um problema é nao consigo resolver de jeito nenhum. Meu note ficou ligado com o Cad aberto. Provavelmente algum dos meus gatos pode ter pisado e meus snaps não aparecem quando coloco o cursor sobre o objeto. Estao todos ligados, já desinstalei e reinstalei e nada muda. Não faço idéia do que pode ter acontecido.

    Responder
  6. Vou tentar exemplificar uma situação para ver se você consegue me ajudar, já que as vezes funciona e as vezes não 🙁

    Pego uma linha já feita de referência, digito o comando line e quero chegar em um determinado ponto (da linha já feita) a partir do valor digitado (acho que o que permite isso é o extension). Digitando o valor que quero, o comando line não vai para onde eu determinei, mas sim para qualquer lugar aleatório da tela. Como eu resolvo isso? O Nearest já está desativado, pq já sei que ele tb determina isso.

    Desde já, agradeço pela atenção!

    Responder
    • Olá Marianna,

      Acho que eu entendi o comando, agora vamos tentar entender o problema. Esse processo que você está falando é o que eu chamo de “adquirir ponto”, onde você “adquire” um ponto de referência (end point) e move o mouse para a direção que quer que a linha se inicie e digita a distância (entre o ponto adquirido e o lugar que você precisa).

      Agora esse lugar aleatório é que eu não entendi. Você está separando as casas decimais por ponto? Pode ser que ele esteja entendendo como coordenadas. Tente inserir o @ antes do valor para ver se funciona.

      Um abraço!

      Responder
      • O problema é que as vezes esse comando funciona certinho, mas as vezes não. Fiz isso que vc sugeriu e não deu certo

        Vou tentar exemplificar melhor pra ver se vc entende kkkk.
        Imagine que você está fazendo um corte de uma casa qualquer. Primeiramente faço as paredes e, depois disso, vou desenhar as portas em corte. Quando o comando funciona corretamente: entro com o comando line, vou no início da linha como ponto de referência, desloco o mouse para cima (para indicar a direção que quero), digito 210 (altura da porta), e a linha se inicia exatamente na altura que quero.

        Eu não entendo pq algumas vezes funciona, já outras vezes não.. Eu acredito que é algum atalho que aperto sem saber, e acabo modificando tudo 🙁

        Desculpa o incomodo, mas acho que se tem alguém que consegue me ajudar, será vc 😛

        Responder
      • Estava lendo os comentários antigos do post, o Kauã falou desse mesmo problema em 24/02/16. A explicação dele tá melhor que a minha haha

        Responder
  7. Uso o Cad 2007, quando clico no Osnap, depois vou no Setting com o botão direito e clico, não aparece nada, nem uma aba para selecionar os mesmo, sabe porque acontece e como ativar?

    Responder
  8. Bom dia Luiz André
    Veja se podes me ajudar……
    Trabalho com o Autocad 2018 e o comando do objetsnap “geometric center” se ativa automaticamente quando uso alguns comandos “Lisp”, isso me atrapalha muito……como posso desativa-lo permanentemente ou até excluí-lo??

    Responder
  9. Luiz André, congratulações.
    Tenho um auto CAD 2018 e tenho tido problemas quando, ao clicar em linha não consigo acessar em nenhum ponto snap. Não aparecem os pontos ao passar com o mouse sobre eles. Quando quero que uma linha inicie num ponto de outra linha ou na origem o,o, tenho que digitar a coordenada. Há tempos tenho tido esse problema e na internet disse para desligar o programa e ligá-lo novamente. Agora nada deu certo. cliquei no F9 e nada. ao inserir uma linha, tenho que dar o zoom máximo para minimizar o erro. gostaria de um help. Grato.

    Responder
    • Olá Manoel,

      Qual a unidade de medida que você trabalha? Parece ser uma configuração do Magnetic snap, que controla o quão perto você tem que chegar do snap para que ele seja ativado. Talvez o template que você está usando não está condizente com a escala ou algo do tipo. Isso acontece com todos os arquivos?

      Um abraço!

      Responder
  10. Ola pessoal estou com uma duvida aqui nao consigo ativar a tecla ‘A’ de area para achar uma area (normalmente clicamos 2 x na tecla ‘A’ e em um ponto da area que queremos achar ok). Nao sei o que fiz mas, esta desativada essa tecla, nao consigo medir area. Algum pode me ajudar ?

    Rogerio Tonello

    Grato.

    Responder
  11. Prezado Luiz, boa noite. Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho de ajuda.
    Tenho um CAD18 e, para o cálculo de uma área, durante a definição dela por pontos, aparecia a hachura verde, mostrando a área que estava sendo escolhida. De repente essa hachura verde deixou de aparecer. Ela ajuda muito a visualizar o que se está escolhendo. Você poderia me ajudar a recuperar essa hachura? Antecipadamente agradeço.

    Responder
    • Olá Pedro,

      Você esta falando sobre quando fazemos uma caixa de seleção e fica ou azul ou verde? SE for isso digite Options, vá até a aba Selection e clique no botão Visual Effect Settings. Na janela que abrir confira se a opção Indicate selection area esta marcada. É ela que faz o efeito azul ou verde na hora que você faz uma seleção.

      Um abraço!

      Responder
  12. Olá!

    Algumas vezes quando estou fazendo algum desenho… de repente percebo que quando vou localizar um “Snap” não consigo, desde então pressiono a tecla “F3” para ver se está ativo… Aí que está o problema. Ao pressionar o “F3” ele abre a janela do “Object Snap” com todas os “Snaps” desativados. Daí tenho sempre que está marcando os que uso sempre.
    E é frequentemente… É um saco quando isso acontece.
    Sabe informar o que seria?

    Responder

Deixe um comentário