Parede cortina curva

Parede cortina curva é um recurso nativo do Revit, mas se você quiser que os vidros e perfis acompanhem a curvatura da parede é necessário alguns ajustes simples, aproveite e aprenda agora!

A ferramenta parede cortina permite uma ampla gama de possibilidades de envidraçamento do seu projeto, porém quando precisamos de uma parede perfeitamente curva o resultado pode não ser o que você estava imaginando.

parede-cortina-curva

Observe que temos um arco “facetado”, de forma que todos os vidros são perfeitamente planos, ao invés de serem curvos, que são bem mais caros e complexos de serem fabricados.

Mas vidros curvos oferecem um visual sofisticado e elegante em qualquer projeto, desta forma se o dinheiro não for um problema, vamos aprender a configurar um vidro curvo para a sua parede cortina.

Como criar parede cortina curva no Revit

O primeiro passo para a criação de uma parede cortina curva é entender que uma parede cortina é uma família aninhada (uma família com outras famílias dentro). Uma parede cortina é composta por eixos, montantes e painéis.

parede-cortina-curva

Se você não sabe trabalhar com paredes cortina e quer aprender mais, vou deixar o link para um artigo completo que fiz sobre essa ferramenta:

GUIA BÁSICO PAREDE CORTINA

Por padrão, os montantes e painéis são sempre retos, porém podemos substituir os painéis por um que melhor se adapte a nossa necessidade. O primeiro passo é ir até a aba Arquitetura e clicar na ferramenta Parede.

parede-cortina-curva

Na janela Editar tipo, selecione um modelo de parede simples. Vou usar a Genérico 200mm.

parede-cortina-curva

Na janela Propriedades de tipo vamos duplicar esta parede e alterar o nome para Vidro curvo.

parede-cortina-curva

Duplicada a parede precisamos configurar para que ela realmente tenha o aspecto de um vidro, para isso no campo Estrutura clique em Editar.

parede-cortina-curva

Na janela Editar montagem precisamos fazer dois ajustes, sendo o primeiro alterar a espessura do vidro. Vou colocar 0,02 metros (2 centímetros). Em seguida vamos alterar o material clicando em Material (nos “três pontinhos).

parede-cortina-curva

No Navegador de materiais você pode usar o material vidro ou criar um personalizado, conforme a sua necessidade. Clique em ok para confirmar.

parede-cortina-curva

Pode dar Ok nas outras janelas até voltarmos a nossa área de trabalho. Agora vamos selecionar nossa parede cortina e na janela Propriedades clicar em Editar tipo.

parede-cortina-curva

Em Propriedades de tipo, no campo Construção, temos uma opção chamada Painel de parede cortina, onde podemos selecionar o vidro curvo que acabamos de criar.

parede-cortina-curva

Clicando em Ok você vai notar que os vidros estão curvados, acompanhando a curvatura da sua parede, porém os montantes (perfis horizontais) não.

parede-cortina-curva

A solução é simples, onde o primeiro passo é remover os montantes horizontais. Para isso selecione a parede cortina e na janela Propriedades clique em Editar tipo.

parede-cortina-curva

Na janela Propriedades de tipo localize o campo Montantes horizontais e altere todas as opções para Nenhum.

parede-cortina-curva

Clique em Ok para finalizar. Caso seja exibido um alerta, não se preocupe, ele esta apenas informando sobre remoção dos montantes secundários. Pode clicar em Excluir montantes secundários.

parede-cortina-curva

Observe que temos uma parede perfeitamente curva, porém sem os montantes horizontais.

parede-cortina-curva

Se o seu projeto não tem os montantes horizontais, podemos encerrar por aqui, mas vamos supor que você também precisa dos perfis horizontais curvados, acompanhando a curvatura dos vidros.

Para isso precisamos criar um novo perfil para ser associado ao nosso vidro. Para isso vá até a aba Arquivo, clique em Novo e selecione Família.

parede-cortina-curva

Selecione o template Perfil métrico.

parede-cortina-curva

Observe que como estamos criando uma família, a área de trabalho muda totalmente.

parede-cortina-curva-

Mas não se preocupe, aqui só precisamos criar um desenho do perfil, para isso vá até a aba Criar e no painel Detalhe clicar em Linha.

parede-cortina-curva

Você será direcionado a aba Modificar | Colocar linha, onde temos acesso a todas as ferramentas de desenho para desenharmos o nosso perfil.

parede-cortina-curva

Como estou utilizando a parede cortina padrão do Revit, vou fazer um perfil retangular com 150 x 50mm. Tome o cuidado de desenhá-lo centralizado em relação aos planos de referência do template.

parede-cortina-curva

Não se esqueça de salvar o perfil com um nome adequado, no meu caso vou chamar de Perfil curvo. Após salvar clique no botão Carregar no projeto e fechar.

parede-cortina-curva

De volta ao ao nosso projeto, vamos até a ferramenta Parede localizar nosso vidro curvo e clique em Editar tipo.

parede-cortina-curva

Em Propriedades de tipo localize o campo Estrutura e clique em Editar.

parede-cortina-curva

Na janela Editar montagem precisamos expandir a visualização clicando em Visualizar, assim podemos ter uma prévia do nosso vidro. Aqui precisamos clicar no campo vista e alterar o modo de exibição para Corte: Modificar atributo de tipo.

parede-cortina-curva

Observe que no canto inferior esquerdo, o campo Modificar estrutura vertical (somente na visualização em corte) foram habilitadas.

parede-cortina-curva

Clique na opção Extrusão por percurso, para adicionarmos o nosso perfil curvo.

parede-cortina-curva

Será exibida a janela Moldura de parede. Aqui podemos adicionar o nosso perfil personalizado clicando em Adicionar.

parede-cortina-curva

Observe que uma nova linha foi adicionada, porém com um perfil padrão. Vá ao campo Perfil e altere para perfil curvo.

parede-cortina-curva

Adicionado o perfil pode clicar em Ok. Observe que na janela de preview já é possível visualizar o perfil na parte inferior do nosso vidro curvo.

parede-cortina-curva

Pode clicar em Ok nas demais janelas e você vai observar que já temos um perfil horizontal curvado na nossa parede de vidro.

parede-cortina-curva

Observe que ficou faltando o perfil curvo na parte superior. Em uma parede cortina, todos os vidros se comportam da mesma maneira, de forma que quando inserimos um perfil horizontal na parte inferior todos os vidros passaram a exibir o perfil inferior.

Porém precisamos que os vidros da fileira superior se comportem de forma diferente, para isso vamos selecionar um vidro qualquer da fileira de cima (se tiver dificuldades de selecionar o vidro, pressione a tecla tab até conseguir selecioná-lo).

parede-cortina-curva

Quando conseguir selecionar um dos vidros clique sobre ele com o botão direito e selecione a opção Selecionar painéis > Ao longo do eixo horizontal (Isso vai poupar o trabalho de selecionar todos os vidros, um por um).

parede-cortina-curva

Observe que todos os vidros foram selecionados e temos um “alfinete”. Para remover todos alfinetes de uma vez só, vá até a aba Modificar | Painel cortina e no painel Modificar clique Desafixar.

parede-cortina-curva

A partir de agora os vidros superiores continuam fazendo parte da parede cortina, porém podem ser alterados sem afetar o restante da parede curva. Mantenha os vidros selecionados e vamos até a aba Propriedades e clique em Editar Tipo.

parede-cortina-curva

Como já temos um vidro curvo perfeitamente configurado, vamos apenas Duplicar para criar a versão superior. Vou chamar o meu de Vidro curvo superior.

parede-cortina-curva

Agora vamos adicionar o nosso perfil superior, para isso clique no campo Estrutura no botão Editar.

parede-cortina-curva

Na janela Editar montagem vá até o campo Modificar Estrutura vertical e clique em Extrusão por percurso.

parede-cortina-curva

Na janela Molduras de parede já temos o perfil inferior, aqui você vai clicar no botão adicionar para incluir mais um perfil ao nosso vidro.

parede-cortina-curva

Ao clicar em adicionar temos uma nova linha. Na coluna perfil selecione Perfil curvo e na coluna De altere para topo. Pode clicar em Ok para finalizar.

parede-cortina-curva

Na janela Editar montagem dê aquela conferida na janela de preview. Se estiver tudo certo pode clicar em Ok.

parede-cortina-curva

Com isso temos nossa parede cortina curva do jeito que precisamos!

parede-cortina-curva

Na janela Molduras de parede ainda é possível selecionar um material para o perfil, fazer ajustes de deslocamento entre outros recursos. Se quiser saber mais sobre o processo de criação de perfis vou deixar o link de um artigo completo.

CRIAR PERFIL VARREDURA PERSONALIZADO

Um ponto muito importante aqui é que este processo que adotamos permite a criação da parede com o vidro curvo, porém tivemos que fazer uma série de adaptações, onde o painel de vidro foi substituído por uma parede e o montante horizontal por um perfil de varredura.

Esteticamente temos uma solução aceitável porém isso pode ser um problema caso você tenha intenção de extrair quantitativos, desta forma, pense bem ao utilizar este tipo de solução.

Conclusão

Parede cortina com vidro curvo pode ser uma dor de cabeça mas com algumas adaptações é possível se obter um resultado bem satisfatório dentro do Revit, claro que com os devidos cuidados.

Tem alguma dúvida sobre como criar uma parede cortina com vidro curvo ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário