MODELAGEMPROBLEMAS COMUNSREVIT

Redimensionar imagem na escala – Revit

Saber redimensionar uma imagem na escala correta no Revit é um recurso fundamental para qualquer profissional, então se você ainda tem dúvidas na hora de fazer este processo, pare de sofrer e aprenda de uma vez!

Uma coisa muito comum quando estamos fazendo um projeto no Revit é importar um arquivo de AutoCAD e “desenhar por cima”. Porém, em alguns casos temos apenas uma imagem, por exemplo, um arquivo em JPG.

redimensionar-imagem-na-escala-02A

E é com esse arquivo que você tem que trabalhar para fazer o seu projeto! Mas não se preocupe, o Revit oferece algumas possibilidades para trabalharmos com imagens, então vamos analisar o que pode ser feito para reduzir o seu “sofrimento”.

A primeira pergunta que deve ser feita em relação a imagem que você possui: ela tem escala gráfica?

ESCALA GRÁFICA

A título de esclarecimento, vamos entender o que é uma escala no contexto de um projeto arquitetônico. Escala nada mais é do que a relação matemática entre as dimensões do objeto real (um terreno, uma edificação, etc) e o objeto representado.

Em uma escala gráfica, recorremos a uma “régua”, que nos permite converter dimensões gráficas em dimensões reais, através de um sistema de proporção.

redimensionar-imagem-na-escala-03

A principal vantagem deste processo é que independente do projeto ter sido reduzido ou ampliado, seja por cópia, escaneamento ou foto, a proporção da escala gráfica em relação ao desenho sempre será verdadeira. Por isso a primeira coisa a se fazer quando temos uma projeto como imagem é localizar sua escala gráfica.

Mas como que eu “leio” a escala do projeto com isso?

A escala gráfica é representada por uma barra graduada, sendo que cada subdivisão é denominada como talão. Cada talão apresenta a relação de seu comprimento com o valor correspondente ao do projeto, sempre sendo indicado de forma numérica na sua parte inferior.

Uma escala gráfica sempre vai contar com duas porções, sendo a principal (do zero para a direita) e a fracionada (do zero para a esquerda), que corresponde a uma fração do talão principal, subdividido em dez partes.

redimensionar-imagem-na-escala-04

É muito importante se atentar a numeração da escala gráfica, pois em alguns casos temos os talões identificados mas a numeração mostra apenas o valor total, como no exemplo abaixo.

redimensionar-imagem-na-escala-18

Neste caso, a barra inteira corresponde a 10 metros, e não cada um dos talões.Sim, realmente fica meio confuso essa forma de representação e não é a mais indicada, mas caso você se depare com esta situação você já sabe o que fazer.

Deu para perceber que o uso é super simples, basta você comparar qualquer distância no seu projeto com a escala gráfica, assim você consegue identificar as dimensões expressas no projeto.

Mas e se o projeto não tiver escala gráfica, o que eu faço?

Vou mostrar alternativas para as duas situações, então vamos aprender como redimensionar imagens no Revit.

REDIMENSIONAR IMAGEM NA ESCALA (COM ESCALA GRÁFICA)

A primeira coisa é identificar se sua imagem possui uma escala gráfica. Vou utilizar como exemplo a Casa de vidro, da arquiteta Lina Bo Bardi. Em uma busca rápida no google consegui encontrar uma imagem com uma escala gráfica.

redimensionar-imagem-na-escala-05

Agora vamos ao Revit para iniciar a importação da imagem. Para isso vá até a aba Inserir, painel Importar e clique em Imagem.

redimensionar-imagem-na-escala-06

Na janela Importar imagem, localize a imagem desejada e clique em Abrir.

redimensionar-imagem-na-escala-07

O cursor do mouse vai carregar um imenso “X”, que nada mais é do que a nossa imagem. Basta escolher um lugar da tela e inserir a imagem.

redimensionar-imagem-na-escala-08

Pronto! Imagem inserida.

redimensionar-imagem-na-escala-09

Agora vamos redimensionar a imagem. A primeira coisa é entender como se dá o processo de redimensionamento da imagem. Se você selecionar a imagem vai observar que temos “bolinhas azuis” nas extremidades. Elas servem para o redimensionamento da imagem, mas de uma forma sem precisão alguma, por isso devemos recorrer ao comando Escala.

Com a imagem selecionada, vá até a aba Modificar e clique em Escala.

redimensionar-imagem-na-escala-10

Agora vamos nos aproximar da escala gráfica, afinal, antes de sair clicando precisamos entender a escala.

redimensionar-imagem-na-escala-11

Neste caso, temos uma escala gráfica que indica que o valor total corresponde a 10m, logo precisamos usar a barra inteira.

redimensionar-imagem-na-escala-11

Agora é só conferir a medida da escala gráfica. Vou desenhar uma parede com 10 metros de comprimento ao lado da escala gráfica.

redimensionar-imagem-na-escala-13

Mas como vou ter certeza se esta na escala mesmo? E a precisão disso?

Bom, ao trabalhar com imagens ou fotos, certeza e precisão são palavras muito fortes. O que conseguimos é uma aproximação do real, para dados precisos só trabalhando com uma medição. Mesmo sem essas garantias eu particularmente acho muito melhor do que fazer um desenho sem informação nenhuma ou mesmo no “olhometro”.

Mas e se minha imagem não tiver uma escala gráfica?

Neste caso precisamos usar outra coisa do projeto como escala gráfica. Vamos analisar as possibilidades.

REDIMENSIONAR IMAGEM NA ESCALA (SEM ESCALA GRÁFICA)

Para redimensionar uma imagem é necessário que você tenha alguma informação dimensional real dessa imagem. Pode ser qualquer coisa, uma parede que você sabe a medida, a largura total da edificação ou o recurso que eu utilizo na maioria dos casos. Uma porta.

Como assim uma porta?

Pare para pensar. Independente do tipo de projeto, as portas sempre tem suas medidas relativamente padronizadas. Mesmo se a porta for fora de padrão de mercado, suas medidas giram entre 0,60cm a 1,00m. o que acaba sendo o item mais “confiável” que você vai encontrar em um projeto.

Vou utilizar novamente o projeto da Casa de vidro. Por se tratar de uma residência, podemos chutar como medida das portas algo entre 0,70 e 0,80cm.

redimensionar-imagem-na-escala-14

Vou utilizar 0,75cm como medida para as portas (isso é um chute, só para deixar claro). E vou repetir o processo de escalonamento. Aba Modificar, botão Escala e vou usar uma das portas como referência.

redimensionar-imagem-na-escala-15

Pronto! Só como teste vou criar uma parede perto da escala gráfica, para ter uma ideia de o quão próximo eu consegui chegar da medida correta.

redimensionar-imagem-na-escala-16

Deu pra perceber uma diferença no total, mas como eu disse, é muti difícil se obter uma precisão grande de uma imagem, uma vez que estamos reféns da qualidade da imagem, principalmente quando pegamos da internet.

A imagem pode ter sido redimensionada ou mesmo distorcida para “ficar mais bonita” no site onde você a obteve, para não citar outras atrocidades que podem ter sido feitas com a imagem do projeto.

Mesmo com todos estes problemas, não deixa de ser uma alternativa interessante e prática este recurso. Claro que após a conclusão do desenho em cima de uma imagem será necessário que seja realizada uma medição da obra ou conseguir informações técnicas precisas para validar os dados do seu projeto.

Eu mesmo já modelei a Villa Savoye inteira apenas por fotos e imagens de plantas, e mesmo com este processo “precário” consegui um resultado muito bom.

redimensionar-imagem-na-escala-17

Assim vemos como é simples e prático corrigir a escala das imagens e usá-las como referência para desenvolvermos qualquer tipo de projeto!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

O Luis André é o fundador do site QualifiCAD.
Mestre em Arquitetura, designer de produto, professor de pós graduação e cursos técnicos, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica.

* Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
* Arquiteto Urbanista
* Desenhista Industrial (Projeto do Produto)
* Professor de Computação Gráfica, Design de interiores e pós graduação BIM.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *