PROBLEMAS COMUNSREVIT

Reduzir número de backups no REVIT

Reduzir o número de backups no REVIT é a melhor alternativa para que sua pasta de projetos não fique lotada de arquivos que talvez você nunca venha a usar. Aprenda agora!

A partir do momento que você salva o seu projeto em uma pasta, automaticamente o REVIT inicia um processo de criação de cópias de segurança (backup), para caso aconteça algum problema com o seu arquivo original, você possa utilizar esta cópia de segurança.

O problema é a quantidade de cópias de segurança. Caso você utilize um Modelo (Template) padrão do REVIT, o mesmo esta configurado para criar 20 cópias de segurança, sendo assim, dos 21 arquivos presentes na sua pasta, você efetivamente utiliza apenas um.

reduzir-número-de-backups-no-revit

Além do acumulo de arquivos, o outro agravante é o tamanho. Pegando um projeto que tenho de um Prédio comercial, o arquivo esta com 28.5 mega. Já somando o tamanho das 20 cópias de segurança eu tenho 327 mega. Desta forma uma pasta que deveria ter apenas 28.5 esta com 355 mega!

Temos algumas alternativas, vamos analisar cada uma.

CONTROLANDO A QUANTIDADE DE ARQUIVOS DE BACKUP DO REVIT

Para arquivos que já estão gerando as cópias de segurança, basta você ir até o Menu de aplicação,  Salvar como e clicar em Projeto.

reduzir-número-de-backups-no-revit

No navegador de arquivos, basta você clicar no botão Opções.

reduzir-número-de-backups-no-revit

Agora você esta na janela Opções para Salvar arquivo. Observe que já no primeiro campo temos a opção Máximo de Backups: 20. Basta você reduzir para a quantidade que você desejar. Recomendo que deixe pelo menos 03.

reduzir-número-de-backups-no-revit

Certo, mas e os próximos arquivos que eu criar? Terei que fazer isso sempre?

Esta configuração é referente aos arquivos de Modelo (Template) que o REVIT disponibiliza, você pode utilizar o seu próprio Modelo, para isso basta tomar o cuidado para que quando for salva-lo, altere o número máximo de Backups.

Abra o seu Modelo (Template), e vá até o Menu de aplicação,  Salvar como e clicar em Modelo.

reduzir-número-de-backups-no-revit

No navegador de arquivos, o processo será o mesmo, basta você clicar no botão Opções.

reduzir-número-de-backups-no-revit

Na janela Opções para Salvar arquivo você reduzir para a quantidade que você desejar. A diferença é que sempre que utilizar esse Modelo (Template) para elaborar os seus projetos, só serão criadas cópias de segurança na quantidade que você definir aqui.

reduzir-número-de-backups-no-revit

Certo, mas qual o risco que eu corro ao reduzir a quantidade de arquivos de segurança? O Revit para de fazer backups quando criar o último?

Fique tranquilo, quando o último backup for criado (o terceiro, por exemplo), o REVIT irá percorrer os backups mais antigos, substituindo-os primeiro. Por isso, caso precise utilizar algum arquivo de segurança, é importante que você teste TODOS os arquivos para identificar qual é o mais atual.

Gostaram? Compartilhem e curtam nossa página!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. 12 de novembro de 2018 at 08:09 — Responder

    Excelente dica, a quantidade de espaço que estes backups ocupam chega a ser preocupante.

  2. Sebastião Carlos Batista
    7 de agosto de 2019 at 13:59 — Responder

    Boa tarde,
    As dicas desse blog são valiosas, didáticas e muitos esclarecedoras. Parabéns .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *