REGIÃO DE MÁSCARA

A ferramenta de região de máscara é um recurso que permite criar uma região que oculta parte do desenho, sendo exibida apenas na vista em que for criada. Vamos aprender como utilizar este recurso!

Mesmo trabalhando 100% do tempo em um modelo 3D, o Revit permite que o seu projeto possa ser visualizado de diferentes formas, que chamamos de vistas do projeto.

Nestas vistas temos uma representação 2D do projeto, onde é comum a necessidade de ocultar parte dos elementos ali exibidos, situação bem comum de acontecer em vista de detalhe. Nestes casos podemos recorrer a ferramenta Região de máscara.

REGIÃO DE MÁSCARA, O QUE É?

região-de-máscara

A ferramenta região de máscara permite ocultar partes do seu projeto, permitindo um controle mais refinado do que é exibido na vista, principalmente em vista de detalhes.

Caso além de ocultar a região você precise utilizar um preenchimento como uma hachura, você pode recorrer a ferramenta Região de máscara. Fiz uma publicação completa sobre esta ferramenta, se quiser conferir basta clicar no link abaixo:

REGIÃO PREENCHIDA

Um aspecto muito importante sobre a ferramenta Região preenchida é que estamos falando de uma ferramenta de anotação, ou seja, é um recurso que afeta apenas a vista em que foi criada, assim como textos ou cotas.

COMO CRIAR UMA REGIÃO DE MÁSCARA

Para acessar a ferramenta Região preenchida vamos até a aba Anotação e no painel Detalhe localize a opção Região.

regiao-preenchida

Ao lado do botão temos uma seta que clicando sobre ela serão exibidas as opções da ferramenta. Selecione a opção Região de máscara.

região-de-máscara

Clicando em região preenchida, o Revit irá exibir a aba de contexto Modificar | Criar limite da região de máscara, onde as ferramentas de desenho são exibidas.

região-de-máscara

Você pode utilizar qualquer uma das ferramentas do painel desenhar para criar a sua região de máscara. A única preocupação é que sua região deve ser um perímetro fechado, ou o Revit irá exibir uma mensagem de erro.

regiao-preenchida

Como exemplo, vou fazer o desenho de uma linha de interrupção, para ocultar parte de uma parede.

região-de-máscara

Como o objetivo é ocultar parte da parede eu preciso desenhar um perímetro fechado de forma que parte dele seja representado como uma linha de interrupção e o restante como uma caixa, para ocultar o segmento da parede.

O problema é que eu quero que apenas a linha de interrupção seja exibida, as demais linhas não deveriam aparecer. Para isso podemos usar o painel Estilo de linha, onde podemos personalizar os tipos de linha que serão utilizados na região de máscara.

regiao-preenchida

Além das opções de linhas com diferentes espessuras e padrões, como tracejado, de centro, etc., é possível escolher linhas invisíveis, que permitem deixar a área preenchida sem nenhum contorno.

regiao-preenchida

Desta forma vou deixar a linha de interrupção como linhas finas e o trecho que não quero que seja exibido com linhas invisíveis. Com isso apenas a linha de interrupção será visível.

região-de-máscara

Quanto a região de máscara, ela só será exibida quando selecionada, que inclusive terá algumas alças de manipulação, que vão permitir fazer alterações no seu formato sem a necessidade de entrar no modo de edição.

região-de-máscara

Um aspecto importante sobre a região de máscara é que ela sempre vai cobrir qualquer elemento 3D da vista, porém isso não acontece quando temos cotas ou textos, que por padrão, sempre vão ficar por cima da região de máscara.

região-de-máscara

Isso é uma característica excelente, afinal não queremos que uma região de máscara oculte informações importantes do nosso projeto.

Um outro aspecto muito comum é o uso de regiões de máscara junto com regiões preenchidas, onde podem ocorrer problemas de um problema de sobreposição, pois em alguns momentos você vai precisar ocultar uma região preenchida e em outros exibir.

região-de-máscara

Nestes casos podemos selecionar a região preenchida ou de máscara e ir até a aba Modificar | Itens de detalhe e acessar o painel Organizar.

região-de-máscar

O sistema de organização é muito simples, onde temos dois botões, que permitem “empurrar” a região preenchida selecionada para frente ou para trás. Cada botão oferece ainda opções para empurras a região preenchida.

regiao-preenchida

A tradução da ferramenta ficou meio confusa, mas o processo é muito simples. Para entender o sistema de organização basta pensar nas regiões preenchidas como cartas de um baralho.

A opção trazer para frente, faz com que “a carta” seja movida para o início da fila, ficando por cima de todas as outras. Já a opção trazer para atrás, faz com que ” a carta” seja movida apenas uma posição posição para frente.

regiao-preenchida

O mesmo vale para as opções de enviar para trás. A opção Enviar para atrás move “a carta” para o final da fila. Já a opção Enviar adiante, move “a carta” uma posição na fila para trás.

regiao-preenchida

Desta forma, escolha a opção mais adequada e faça os ajustes necessários até que a região de máscara fique posicionada da forma que você precisa.

região-de-máscara

CONCLUSÃO

A ferramenta região de máscara permite um controle refinado dos elementos que serão exibidos na vista, permitindo uma melhor apresentação dos detalhes do seu projeto.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com regiões de máscara ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário