REVIT

REVIT 2020! Conheça as novidades!

Revit 2020! Conheça a mais nova versão do Revit! Fiz um review completo e você não pode perder!

Nossa, outra versão? Pra quem já esta acostumado com a Autodesk, todo ano em meados de abril temos uma nova versão de quase toda sua linha de softwares e o Revit não ficaria de fora. Não sabe nem das novidades da versão 2019? Calma, confira o review que fiz da última versão clicando nos links abaixo:

REVIT 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES

Mas vamos para o que interessa, Revit 2020! Aqui vou apresentar um compilado das principais novidades, comentar um pouco cada uma delas e vou dar minha humilde opinião.

INTERFACE

Já de cara temos novidades, a tela de início foi redesenhada, adotando um layout branco, o que achei que ficou mais condizente com o padrão do programa.

revit-2020-chegou

Apesar da mudança drástica na tela inicial temos os mesmo campos disponíveis. De resto sobre a interface não percebi maiores novidades.

IMPORTAR PDF

Aqui temos algo muito bem vindo! Agora é possível importar arquivos em PDF! Para ver a eficiência do novo recurso eu importei dois arquivos, um que foi gerado pelo próprio Revit e outro que foi gerado pelo AutoCAD. Mas vamos primeiro conhecer a nova ferramenta.

Na aba Inserir, dentro do painel Importar temos agora o botão PDF.

revit-2020-chegou

Clicando sobre o botão a janela do navegador de arquivos será exibida. Basta localizar o arquivo PDF desejado e clicar em abrir.

revit-2020-chegou

Será exibida a janela Importar PDF onde podemos fazer algumas configurações.

revit-2020-chegou

Propositalmente usei um arquivo PDF que tem 3 folhas. Observe que as 3 folhas são exibidas e podemos escolher qual das folhas será inserida no desenho, para isso basta ir no campo Páginas para importar e inserir o número da folha que você deseja inserir. Claro que você também pode selecionar uma das miniaturas.

revit-2020-chegou

No final da janela você pode indicar a resolução desejada da imagem em DPI, quanto maior o valor melhor a qualidade.

revit-2020-chegou

Após fazer os ajustes e clicar em ok, o procedimento é similar ao de inserir uma imagem qualquer. Basta mover o PDF até o local desejado e clicar para inserir. Coloquei 300 DPI e a qualidade impressiona, fiz uma ampliação de um detalhe da imagem.

revit-2020-chegou

Se você selecionar o PDF que foi inserido, será exibida a aba Modificar|Imagens raster.

revit-2020-chegou

Clicando na primeira opção, Gerenciar imagens, temos acesso a todas as imagens inseridas no arquivo.

revit-2020-chegou

Temos algumas opções bem simples aqui. Podemos adicionar imagens, excluir, recarregar (caso você tenha um novo PDF com alterações), etc.

Um outro recurso bem legal (copiado do AutoCAD, rs!) é a opção Ativar Snaps.

revit-2020-chegou

Falei que foi copiado do AutoCAD porque lá já temos essa função e inclusive o ícone é o mesmo.

revit-2020-chegou

Mas vamos para o que interessa, o que esse botão faz? Simples, mesmo o arquivo sendo um PDF ele consegue identificar os “pontos magnéticos” do arquivo, os Snaps. Não sabe usar os Snaps? Veja esta publicação que fiz sobre o tema clicando no link abaixo:

USANDO OS ATALHOS DOS SNAPS – REVIT

Aqui temos alguns cuidados a tomar. Se seu PDF for raster (tem cores e gradientes como sombras) o Snap não vai funcionar nestes itens da imagem. Se for um PDF sem raster, ele detecta tudo. Mas quando digo tudo é tudo mesmo, desde linhas de parede a linhas de piso, traços, etc.

revit-2020-chegou

Um problema que identifiquei é que em situações como linhas tracejadas o Revit não consegue detectar a linha como um objeto inteiro, então se você usar a opção Selecionar linhas o Revit vai criar a linha somente naquele traço.

revit-2020-chegou

Ah, não se esqueça de corrigir a escala do PDF quando fizer a importação. Lembre-se que ele é como uma imagem, o Revit não faz a correção automática da escala, isso fica por sua conta!

revit-2020-chegou

Ah, mas com um PDF do Revit fica fácil, quero ver um PDF do AutoCAD!

Pensei a mesma coisa, mas por incrível que pareça, não da pra saber de onde o PDF veio depois de inserido. Abaixo um PDF que gerei diretamente no AutoCAD.

revit-2020-chegou

VINCULAR ARQUIVOS DO SKETCHUP

Agora o Revit permite vincular arquivos do Sketchup. Mas um aviso a galera do “100% Revit”, não se anime. Podemos entender que esse vínculo está mais voltado para um “estudo de massa/volumetria” do que o que você está imaginando.

Nossa, ta tão ruim assim?

Depende do que você pretende fazer com o arquivo. Vamos as primeiras impressões. De cara um problema que detectei foi que arquivos do Sketchup salvos na versão 2019 não podem ser importados. Testei com uns dois arquivos diferentes, caso alguém tenha obtido sucesso deixe um comentário.

Quando você tenta é exibia uma mensagem que o arquivo não pode ser localizado. Até comenta que ele será exibido, mas no final das contas nada aparece.

revit-2020-chegou

Mas como o Sketchup não tem essa frescura problemática, basta salvar o arquivo do Sketchup como uma versão 2018 ou anterior que o problema é resolvido. Mas vamos entender o processo. Vá até a aba Inserir e no painel Vínculo clique em Vínculo de CAD.

revit-2020-chegou

Agora na janela Vincular formato de CAD você deve ir até o campo Arquivos do tipo e selecionar Arquivo Sketchup.

revit-2020-chegou

Agora é possível visualizar o arquivo de Sketchup. Não se esqueça de antes de fazer a importação configurar Unidades, posicionamento etc.

revit-2020-chegou

Logo de cara, tomei um alerta, informando problemas de escalas não uniformes na geometria importada.

revit-2020-chegou

Bom, vou mostrar como estava o projeto no Sketchup e como ficou a importação.

revit-2020-chegou

Nossa, ficou igual!!

Como eu disse no início, não se empolgue. Visualmente fica bem fiel, mas vamos analisar o problema do alerta de erro. Quando aproximei para visualizar de perto percebi que a porta estava bugada.

revit-2020-chegou

Mas o que aconteceu aí afinal?

Depois de pensar um pouco eu descobri. Como essa porta era um modelo genérico eu usei o comando de escala no Sketchup para que ela ficasse dentro do vão da porta, dessa forma eu “distorci” o tamanho real da porta (quem nunca?rs).

O que eu entendi que aconteceu foi que no processo de importação o Revit pegou a porta que estava na biblioteca de componentes do arquivo do Sketchup, logo tivemos um conflito de dimensões. Apesar da mensagem de alerta, não da para fazer nada aqui, você tem que corrigir no Sketchup.

Outra coisa que fiz foi testar o vínculo. Voltei ao Sketchup e inseri um cilindro amarelo sobre o Deck da piscina.

revit-2020-chegou

Salvei o arquivo de Sketchup e voltei para o Revit. No Revit precisamos atualizar o arquivo vinculado. Para isso na aba Inserir, dentro do painel Vínculo clique em Gerenciar vínculos.

revit-2020-chegou

Em Gerenciar vínculos clique na aba Formatos CAD para visualizar o vínculo do Sketchup.

revit-2020-chegou

Selecione o arquivo vinculado e clique em Recarregar. Pronto! Arquivo atualizado.

revit-2020-chegou

Outro detalhe interessante são as camadas. Se você for em Visibilidade/Gráficos (atalho VG), vá até a aba categorias importadas e confira que todas as camadas estão aí e funcionando.

revit-2020-chegou

Você também pode mudar a forma de exibição em estilo visual. É aqui que você vai ter uma “surpresinha”.

revit-2020-chegou

Ei! O que deu errado com o realista?

Na verdade nada. Esse é o aspecto realista do vínculo. E nem adianta tentar renderizar, porque é assim mesmo que vai ficar.

revit-2020-chegou

Pois é, não foi dessa vez que seu render ficou 100% Revit. Não vejo problema de não reconhecer as texturas, afinal isso seria um caos na janela de materiais, mas acho que não custava nada manter as cores do estilo sombreado ou cores consistentes.

Talvez tenha sido proposital, afinal se dessem essa brecha os projetos iam ser verdadeiros Frankensteins! Imagina, parte modelado no Revit e parte (aquela difícil que você ficou com preguiça de pesquisar a maneira correta) modelada no Sketchup.

Apesar de tudo, achei m recurso muito bom!

CAMINHO DE DESLOCAMENTO

Esta nova ferramenta permite que você crie um caminho de deslocamento, selecionando um ponto inicial e um ponto final. com este caminho traçado é possível analisar distâncias e definir os obstáculos ao longo do caminho, evitando contato com os obstáculos, calculando a distância mais curta possível.

Lembrando que o caminho será calculado apenas em um único nível, ignorando elementos verticais (escadas e rampas).

Para acessar a ferramenta vá até a aba Analisar e no final dela você vai encontrar o painel Análise da rota. Basta clicar no botão Caminho de deslocamento.

revit-2020-chegou

Ao clicar no botão, você será direcionado a aba Modificar|Inserir caminho de deslocamento.

revit-2020-chegou

Aqui temos a opção de inserir um identificador automaticamente e escolher o estilo de linha. Observe que já temos um tipo de linha chamado Linhas de caminho do deslocamento selecionada.

revit-2020-chegou

Vou ignorar por enquanto estas opções e traçar uma rota. Em um projeto você deve dar apenas dois cliques. Sendo o primeiro para definir o caminho de início da rota e o segundo clique para definir o caminho de chegada.

revit-2020-chegou

Observe que o mais interessante aqui foi que eu tracei uma linha reta e a ferramenta estabeleceu a menor rota possível do meu deslocamento de uma sala para a outra!

Você também pode inserir um identificador (TAG) na linha de percurso, lembrando que possivelmente esta família não estará carregada em seu projeto.

revit-2020-chegou

Caso tenha dificuldades em localizar a família, a mesma esta na pasta Anotações e se chama Identificador de caminho de percurso.

revit-2020-chegou

Ao inserir o identificador temos por padrão dois campos, sendo o primeiro relacionado a distância e o segundo relacionado ao tempo necessário para realizar este percurso. Bem legal né?

revit-2020-chegou

Você também pode ajustar a analise da rota, para isso vá até a aba Analisar e no painel Análise da rota clique na “setinha” no canto direito.

revit-2020-chegou

Agora você está na janela Configurações de analise da rota, onde já de cara temos uma orientação quanto ao que o Revit considera como obstáculo e o que ele não considera como obstáculo.

revit-2020-chegou

Por padrão, você vai perceber que apenas o campo Portas está ativado. Esta ferramenta proporciona um leque incrível de possibilidades, não apenas no quesito de segurança para analise de evacuação do andar, mas analise do fluxo de atividades desenvolvidas na edificação, melhores rotas para a comunicação entre ambientes e muito mais!

PAREDES ELÍPTICAS

Recentemente passei por esta situação. Precisei criar uma parede elíptica e não tinha um botão para isso. Nem preciso dizer que tive que fazer uma série de testes até encontrar uma alternativa razoável para a situação. Mas a partir de agora não vou mais passar por isso, temos agora a opção nativa da criação de paredes elípticas.

Para ativar o recurso basta ativar a ferramenta Parede e em Modificar|Colocar parede temos a opção elipse disponível. Simples assim.

revit-2020-chegou

O processo de criação é bem simples, basta clicar para determinar o centro da elipse. Em seguida você determina o primeiro raio e em seguida o raio final.

revit-2020-chegou

Simples assim. Parece bobagem mas é um recurso que fazia muita falta.

ELEVAÇÃO DO NÍVEL

Outra atualização bem discreta mas bem vinda. Agora você consegue alterar a Elevação do nível dos objetos. Vou tentar exemplificar para facilitar o entendimento. Imagine que você inseriu um armário em um nível qualquer. Agora você precisa deslocar este armário verticalmente 10 cm, como proceder?

No Revit 2020 ficou mais simples esta alteração. Ao selecionar o armário, temos o campo Elevação do nível, opção que não tínhamos nas versões anteriores.

revit-2020-chegou

Pode parecer bobagem mas este é outro recurso que facilita a nossa vida de uma forma incrível. Nas versões anteriores se um objeto era associado a um nível, para fazer um deslocamento deste tipo era um saco. Agora podemos fazer isso com a facilidade que deveria ser.

Você também pode inserir um identificador com esta informação. A opção Elevação do nível também foi incluída nas opções de legenda.

revit-2020-chegou

Desta forma é possível criar outras possibilidades de legenda, como por exemplo informar a distância do lavabo em relação ao piso acabado.

revit-2020-chegou

MATERIAIS

Também temos novidades, e também são discretas. Agora quando você vai selecionar um material para o seu projeto você pode filtrar por Classe. Na interface, percebemos um novo botão loo abaixo do campo de busca.

revit-2020-chegou

Todo material em sua aba de Identidade tem um campo onde você pode definir a qual classe aquele material pertence.

revit-2020-chegou

Em qualquer projeto é comum trabalharmos com uma quantidade imensa de materiais, então uma opção para agrupar por classes reduzir consideravelmente o tamanho da lista.

revit-2020-chegou

Outra coisa que foi alterada é o botão de acesso a biblioteca. Nas versões anteriores ele era quase uma “passagem secreta”, agora ele foi removido e a guia da biblioteca fica simplesmente recolhida. Quando você quer acessar a biblioteca basta clicar na guia.

revit-2020-chegou

CONCLUSÃO

Nossa, mas já acabou? Na verdade não, mas a ideia aqui é apresentar as principais novidades, ou então a publicação ficaria gigantesca. Apenas para dar uma panorama geral temos atualizações como: Melhorias nos filtros de vistas, recursos MEP, na representação de projetos elétricos, na cópias e anotações de armaduras, armaduras em escadas modeladas no local, conexões metálicas e outras coisinhas.

Acho que esta versão trouxe ferramentas e melhorias interessantes, mas sinceramente eu esperava um pouco mais. Falo tanto na apresentação de novos recursos como em melhorias. Podemos pegar um exemplo simples como o corrimão, que em muitos casos fica uma coisa totalmente sem nexo algum.

Um recurso que eu não entendo porque ainda não foi inserido é uma impressora PDF nativa. O AutoCAD que também é da Autodesk já tem isso faz tempo! Também acho que o motor de renderização poderia ser melhor. Sei que o propósito do software não é fazer “maquetes bonitas” mas convenhamos, renderizar no Revit é limitado, demorado e o resultado é bem ruim.

Sim, sei que muita gente consegue bons resultados, mas acredito que estes mesmos profissionais ficaram muito felizes com uma ferramenta de renderização de qualidade.

Mas mesmo assim gostei das atualizações. Acho importante o processo de inclusão de novas ferramentas sem deixar de revisitar ferramentas existentes e fazer ajustes e atualizações. Revit é um software com um nome forte no mercado e precisa de atualizações constantes. Inclusive essas atualizações “anuais” já não são suficientes.

E você gostou das atualizações? Comente o que você achou!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

4 Comentários

  1. Naiara
    30 de abril de 2019 at 11:59 — Responder

    Olá,
    Sabe me explicar melhor a função dos Materiais. Quando clico não abre o navegador.

    Obrigado

    • 5 de maio de 2019 at 11:38 — Responder

      Olá Naiara,

      Não esta aparecendo a aba de materiais é isso?

      Um abraço!

  2. Christopher Alcantara
    30 de abril de 2019 at 15:57 — Responder

    Boa abordagem do assunto Luiz, o que eu mais esperava no Revit era ele ser mais flexível para projetos menos complexos e uma biblioteca MEP de hidráulica e elétrica disponível assim como temos modelos prontos de portas e janelas por exemplo.

    • 5 de maio de 2019 at 11:36 — Responder

      Olá Christopher,

      Realmente esperava mais novidades e melhorias, mas vamos aguardar por mais novidades.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *