REVIT 2023 CHEGOU!

O Revit 2023 chegou! E claro que eu fiz mais um review completo para você conhecer as principais novidades! Aprenda agora!

Conteúdo do artigo: ocultar

E chegou mais uma nova versão do Revit. Para quem não esta acostumado, a Autodesk faz o lançamentos de uma nova versão sempre em meados de abril. Não sabe das novidades nem da versão 2022? Calma, confira o review que fiz das últimas versões clicando nos links abaixo:

REVIT 2019! CONHEÇA AS NOVIDADES

REVIT 2020! CONHEÇA AS NOVIDADES!

REVIT 2021! CONHEÇA AS NOVIDADES!

REVIT 2022! CONHEÇA AS NOVIDADES!

Mas se você está interessado nas novidades da versão 2023, fiz um review de diversas ferramentas com meus comentários ao final das principais e uma descrição breve de diversos outros recursos, vamos conferir cada uma delas a seguir.

DOCUMENTAÇÃO

Documentar corretamente as informações do seu projeto é uma etapa que requer cuidado e atenção, desta forma novas ferramentas e recursos são sempre bem vindos, e é claro que o Revit 2023 veio com uma lista recheada de novidades.

Formatação condicional por Família e Tipo

Ao criar uma tabela no Revit 2023 temos a opção de criar uma formatação condicional dos campos com base na família ou no tipo, recurso que ajuda demais na visualização das informações da planilha.

Desta forma podemos, por exemplo, estabelecer um padrão para saber se os parâmetros da tabela atendem ou não aos requisitos do projeto. Como exemplo, vou usar uma tabela simples com as portas de um projeto.

REVIT-2023

Neste caso eu quero identificar todas as portas da família Porta básica. Para isso vou até a janela Propriedades e clico no campo Formatação.

REVIT-2023

Em Propriedades da tabela você deve selecionar o Campo Família e clicar em Formato condicional.

REVIT-2023

Em Condição temos três filtros sendo: Campo (filtra por família ou tipo), Testar (Filtra por “Igual a” ou Não igual a” e Valor (Filtra por tipo ou família, dependendo do que foi definido no filtro “Campo”). Vou configurar para filtrar por família igual a Porta básica.

REVIT-2023

No campo Condições para usar podemos ver a estrutura da fórmula. Outro campo importante é o Cor do plano de fundo, que preenche o fundo da célula com uma cor a sua escolha, assim fica mais simples identificar os campos detectados pela formatação.

REVIT-2023

Clicando em ok para fechar as janelas de Formatação condicional e Propriedades da tabela já é possível ver o resultado.

REVIT-2023
  • PRÓS – Um recurso muito simples, e prático, principalmente em situações onde temos tabelas imensas, facilitando a localização de informações específicas.
  • CONTRAS – Quando fui fazer um filtro por Tipo, em duas famílias diferentes eu tinha o valor 0,80m e 0,90m, porém ao fazer o filtro estes valores foram classificados separadamente, dificultando a identificação. Claro que posso ter cometido algum erro, mas achei bem estranho.
REVIT-2023

Vista explodida 2D

Um recurso que sempre me chamou a atenção é o de Vista explodida, onde conseguimos “desmontar” o nosso projeto, facilitando muito o entendimento de partes do projeto ou do projeto como um todo.

vista explodida 17

Agora o Revit 2023 permite que este processo seja realizado também em vistas 2D! Se você nunca usou este recurso em 3D veja uma publicação completa que fiz sobre essa ferramenta.

VISTA EXPLODIDA NO REVIT

O processo é tão simples quanto no modo 3D, basta selecionar o objeto desejado, ir até a aba Modificar e no painel Vista clicar em Deslocar elementos.

REVIT-2023
  • PRÓS – Extremamente simples de trabalhar e permite um melhor entendimento de elementos complicados em um projeto.
  • CONTRAS – Não identifiquei nenhum problema na ferramenta até o momento.

Quantitativos por folha

Agora é possível configurar uma tabela de quantitativos para que apenas os elementos presentes na folha de projeto sejam exibidos na tabela, oferecendo uma maior liberdade de organização das folhas do seu projeto.

Isso é excelente uma vez que podemos criar tabelas simples, sem a necessidade de filtros complexos para exibir exatamente os quantitativos presentes na folha atual. Como exemplo vou criar uma tabela quantificando as janelas de um projeto.

REVIT-2023

Ao inserir esta mesma tabela em uma folha, ela sempre irá exibir a quantidade total de janelas, independente das vistas que forem inseridas na folha.

REVIT-2023

Porém agora é possível configurar a tabela para que a informação exibida seja baseada nas vistas presentes na folha. Para isso você deve ir até a vista da tabela e no painel Propriedades, clicar em Filtro.

REVIT-2023

Na aba Filtro agora temos, na parte inferior da tela, o campo Filtrar por folha. Selecione este campo para ativar esta funcionalidade.

REVIT-2023

Pronto, com isso a sua tabela esta configurada para exibir apenas o quantitativo dos objetos presentes na folha atual.

REVIT-2023

Outra funcionalidade interessante é que com esta opção, podemos usar uma mesma tabela em outras folhas, proporcionando uma maior organização do seu projeto.

  • PRÓS – Um recurso muito bem vindo, mostrando uma preocupação não apenas em quantificar os objetos, mas na forma como os resultados são apresentados na folha do projeto.
  • CONTRAS – Tenha muita atenção com as vistas que forem inseridas no projeto, fiz alguns testes e ao inserir um corte que exibia janelas em outro ponto do projeto elas imediatamente foram quantificadas. Não diria que isso é ruim, mas apenas que você deve pensar bem no layout do seu projeto.

Piso arquitetônico – Exibição das linhas

Quando trabalhamos com piso arquitetônico, temos uma maior flexibilidade de modelagem da forma do piso, para isso basta selecionar o piso arquitetônico e ir até a aba Modificar|Pisos.

REVIT-2023

Se você ainda não conhecia esse recurso veja uma publicação que fiz explicando como fazer uma calçada acessível, basta clicar no link abaixo:

CRIAR CALÇADA ACESSÍVEL NBR9050

No Revit 2023 tivemos um aprimoramento na forma de exibição das linhas de piso editados, para isso basta ir até a aba Vista, painel Gráficos e clicar em Visibilidade/Gráficos (Atalho VG).

REVIT-2023

Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, em Categorias de modelo, ao acessar o campo Pisos temos dois campos adicionais, o Linha de dobra e Linhas divisórias.

REVIT-2023

Fiz um pequeno teste configurando uma sobreposição de exibição das cores das linhas de dobra e divisórias para conferir o resultado.

REVIT-2023

Isso permite identificar de forma rápida os trechos onde o piso sofreu alterações.

REVIT-2023

Quando estamos modelando um piso com as ferramentas de Edição da forma, podemos adicionar as linhas de divisão (que pintei de verde), estas linhas fui eu quem decidi onde deveriam ficar.

Porém, de acordo com a complexidade, o Revit pode criar linhas de dobra (em vermelho), que são uma solução para viabilizar a edição que você criou.

No Revit 2023 é possível converter uma linha de dobra em linha de divisão, para isto basta selecionar a linha de dobra (use a tecla tab para facilitar a seleção) e na aba Modificar|Pisos e clicar em Converter linhas.

REVIT-2023

Com isso a linha imediatamente passa a ser uma linha de divisão.

REVIT-2023
  • PRÓS – Achei interessante a possibilidade de controlar a exibição das linhas, onde um simples filtro ou controle de exibição já permite identificar de forma rápida as alterações realizadas no piso.
  • CONTRAS – Não vi necessariamente problemas, mas talvez outras funcionalidades mais complexas na modelagem seriam muito bem vindas.

Rotação de anotações genéricas

Uma “dorzinha de cabeça” já antiga no Revit está relacionada as anotações genéricas, principalmente quando elas precisam ser rotacionadas ou espelhadas.

REVIT-2023

O mesmo ocorre para o espelhamento de anotações, onde o resultado era uma “rotação aleatória” gerando um resultado bem ruim.

REVIT-2023

Finalmente este problema foi solucionado no Revit 2023, onde é possível rotacionar ou espelhar os objetos de forma que as anotações se comportam da maneira correta.

REVIT-2023
  • PRÓS – Mais uma reclamação antiga resolvida, desta forma é um recurso muito bem vindo.
  • CONTRAS – Convenhamos que era um problema simples de ser resolvido, de forma que nem deveria ser novidade, mas sim uma atualização de um bug.

Múltiplas linhas de chamada das anotações

Agora temos múltiplas linhas de chamada para uma mesma anotação, o que é excelente, afinal muitas vezes temos elementos similares muito próximos, de forma que inserir várias vezes a mesma anotação só deixa o desenho poluído.

Agora, ao inserir um identificador, temos algumas opções na aba Modificar|Identificador.

REVIT-2023

O recurso é muito simples, a partir do momento em que temos um identificador basta ir clicando em outros objetos para adicionar novas linhas de chamada, você pode inclusive reposicionar os cotovelos (bolinhas azuis) para obter uma melhor exibição.

REVIT-2023

Observe que temos também alguns botões novos, onde podemos personalizar o modo de exibição das linhas de chamada. Você pode acessar este painel na etapa de colocação da anotação ou selecionando a anotação depois que ela já foi inserida.

REVIT-2023

Cada opção permite definir a forma de exibição das chamadas de detalhe de uma forma diferente, vamos conferir as opções:

  • Mostrar todas as chamadas de detalhe – Todas as chamadas são exibidas;
  • Ocultar todas as chamadas de detalhe – Nenhuma chamada é exibida;
  • Mostrar uma chamada de detalhe – Modo tradicional, onde apenas uma chamada é exibida;
  • Selecionar chamadas de detalhe a serem exibidas – entra em modo de edição, onde você pode escolher quais chamadas podem ser ocultas.
REVIT-2023

Por fim temos o botão Mesclar chamadas de detalhe, onde todas as linhas de chamada se conectam em uma única linha.

REVIT-2023
  • PRÓS – Excelente adição, permitindo maior flexibilidade e organização da exibição das anotações no seu projeto.
  • CONTRAS – Uma ferramenta que o AutoCAD tem desde sempre demorou demais para ser incorporada, além do fato que não é possível reposicionar a extremidade da linha de chamada, fazendo com que muitas vezes a linha fique mal posicionada. No meu caso ela ficou em cima da mesa.
REVIT-2023

Substituir vistas em folhas

Na etapa de organização das folhas do projeto, é muito comum a necessidade de reordenar vistas, tirar de uma folha, colocar em outra, e por aí vai.

Nas versões anteriores o processo consistia em deletar a vista e inserir outra no lugar, porém no Revit 2023 podemos usar o recurso de substituir vistas, algo muito mais prático.

O processo é muito simples, basta selecionar a vista que você deseja substituir que será exibida a aba Modificar|Viewports, onde temos o painel Posicionamento e visualização.

REVIT-2023

Temos apenas duas opções, sendo que o primeiro campo define se a vista será posicionada ao centro ou na origem (canto inferior esquerdo).

REVIT-2023
  • PRÓS – Excelente adição, permite a rápida substituição de uma vista, facilitando a organização da sua folha.
  • CONTRAS – Mesmo sendo simples, é importante analisar o que vai entrar no lugar da vista antiga, uma vez que temos diversos formatos de vista, o que pode ocasionar sobreposições ou a necessidade de mover a vista para uma melhor organização.

Exibir identificadores na vista 3D

No Revit 2023 os identificadores, ou Tags, podem ser exibidos em vistas 3D, um recurso muito bem vindo.

Porém, este recurso tem uma exigência, que é o bloqueio da vista 3D, desta forma percebemos que apensar de poder inserir as tags em uma vista 3D, não é possível rotacionar a vista. Se você não sabe como bloquear uma vista 3D, vou deixar um link de uma publicação que apresenta o recurso:

BLOQUEAR VISTA 3D

Vou duplicar a vista 3D e duplicar, assim posso inserir os identificadores sem maiores preocupações. O processo de colocação é idêntico a uma vista 2D, basta clicar na ferramenta Identificar por categoria e clicar na família que deseja identificar. Fiz um teste com as janelas.

REVIT-2023

Observe que como estamos trabalhando com uma vista 3D, seria interessante utilizar identificadores personalizados, que tenham uma máscara de fundo, permitindo um maior destaque dos elementos identificados.

Observe a diferença que fica quando edito a família e insiro uma máscara de fundo.

REVIT-2023
  • PRÓS – Usar identificadores em vistas 3D permite uma melhor apresentação das vistas 3D.
  • CONTRAS – Confesso que fiquei “chateado” da vista ter que ser bloqueada, porém, não é nada que interfira no resultado.

Ícones de identificação de vistas inseridas em folhas

Se tem uma coisa que atrapalha a vida de qualquer um é saber quais vistas já foram inseridas em uma folha e quais não foram. Em um projeto pequeno isso não chega a ser um incomodo, mas em projetos maiores é um verdadeiro pesadelo.

No Revit 2023 foi adicionado um ícone, que indica quais vistas já fora adicionadas a uma folha, facilitando a organização e inclusive a conferência, afinal gastar horas detalhando uma vista e esquecer de inserir ela em uma folha é o pior pesadelo de qualquer profissional.

REVIT-2023

Quando a caixa está em azul, indica que a vista já foi adicionada a uma folha, o que permite uma rápida identificação, simples assim.

Se você ficar “incomodado” com o ícone, basta clicar com o botão direito em qualquer lugar do Navegador de projeto e desmarcar a opção Mostrar a colocação da vista nos ícones de status da folha.

REVIT-2023

Dessa forma o ícone é removido, de forma que você pode optar por ativar esta função apenas no momento em que for inserir as vistas em folhas.

  • PRÓS – Excelente recurso, muito bem vindo, principalmente para a conferência e projetos de grande porte.
  • CONTRAS – Uma coisa muito simples poderia ser implementada nesta função. Para o mouse sobre o ícone e exibir o nome da folha, assim teríamos o link perfeito, identificar as vistas que já foram inseridas em uma folha e saber em qual folha ela foi inserida.

Duplicar materiais e configurações

Uma dor de cabeça, principalmente para profissionais iniciantes no Revit é o uso do recurso de duplicar um material, quando o objetivo é reaproveitar as configurações do material anterior.

O problema começa com a Propriedade de aparência. Este é um recurso que permite compartilhar a “aparência” de um material com outro material, para que ambos se comportem da mesma maneira, ou seja, ao alterar um material duplicado, a outra “duplicata” é alterada junto.

Fiz uma publicação explicando como resolver este problema, se você ainda usa uma versão anterior ao Revit 2023 pode lhe ajudar com este problema.

MATERIAIS DUPLICADOS FICAM IGUAIS

Mas este problema foi resolvido na versão Revit 2023, ao clicar com o botão direito sobre qualquer material, temos duas opções.

REVIT-2023
  • Duplicar materiais e recursos – o material é duplicado de forma independente.
  • Duplicar usando recursos compartilhados – o material é “clonado”, onde ao alterar um material, o outro material também é afetado.
  • PRÓS – Soluções de problemas antigos são sempre bem vidas, principalmente essa, que gerava muita dor de cabeça.
  • CONTRAS – Poderia ter um botão para duplicar, de forma que ao parar mouse sobre as opções um menu flutuante explicasse a diferença entre ambos, pois para quem já conhece o software fica claro, mas para quem esta aprendendo não fica tão óbvio assim.

Ativar/Desativar controles e cotas

Com certeza você já selecionou uma cortina de vidro e apareceu uma enxurrada de “alfinetes” prejudicando completamente a visualização do projeto. Ódio é uma palavra leve quando isso acontece.

REVIT-2023

Agora temos um botão para desabilitar esses ícones. Ele esta localizado na aba Modificar, dentro do painel Controles, onde temos o botão Ativar.

REVIT-2023

Basta desabilitar o botão que o problema é resolvido. E para melhorar ele tem atalho, basta digitar AC.

  • PRÓS – Não há o que dizer, acabou o inferno para quem trabalha com parede cortina.
  • CONTRAS – Demorou demais para apresentarem uma solução para este problema, era algo simples demais pra ser resolvido.

PRODUTIVIDADE E OTIMIZAÇÃO

Velocidade sempre foi um fator crucial no processo de desenvolvimento de qualquer projeto, sendo assim ferramentas que otimizem a produtividade e facilitem o processo de modelagem são cruciais em qualquer tipo de projeto.

No Revit 2023 uma série de recursos simples e atualizações de algumas ferramentas permitem uma melhoria expressiva no seu fluxo de trabalho.

Configurar visualização em cortes para famílias

Ao criar uma plana baixa ou um corte no Revit, alguns elementos são cortados e outros não. Por exemplo, em uma planta baixa não queremos que a geladeira apareça cortada mostrando um frango assado ou algo do tipo.

Brincadeiras a parte, em alguns casos seria interessante a exibição cortada, por exemplo uma bancada de cozinha onde precisamos visualizar detalhes internos, entre outras situações comuns em qualquer projeto.

No Revit 2023 podemos definir se a família é “cortável” ou não, para isso basta editar a família. Vou usar uma cuba de uma área de serviço como exemplo.

REVIT-2023

Selecionando a família e indo até a aba modificar, basta clicar em Editar Família para acessarmos as o arquivo da família.

REVIT-2023

Com o arquivo da família aberto, basta acessar a janela Propriedades e no campo Outros habilitar o campo Ativar corte nas vistas.

REVIT-2023

Simples assim, agora a família aparece em corte quando carregada.

REVIT-2023
  • PRÓS – Mesmo sendo uma funcionalidade simples, permite resolver pequenos problemas de projeto.
  • CONTRAS – Pelo que testei, o recurso não está disponível para todo tipo de família, como por exemplo famílias de equipamento elétrico.
REVIT-2023

Melhorias em importações CAD

Quando pensamos em arquivos “CAD” o que nos vem a cabeça são arquivos DWG, o formato nativo do AutoCAD. Porém formatos CAD são um universo a parte, com uma variedade imensa de programas e formatos de arquivos.

Acessando a aba Inserir, no painel Importar temos acesso ao botão Importar CAD.

REVIT-2023

Na janela Importar formatos de CAD, temos duas novas opções, Arquivos FormIt e Arquivos OBJ.

REVIT-2023

Além dos novos formatos, é possível habilitar a função de corte dos arquivos CAD, permitindo a visualização em corte, sendo muito útil quando temos projetos inteiros como uma casa ou uma edificação qualquer.

Basta selecionar o arquivo CAD importado e clicar em Ativar corte nas vistas, na aba Propriedades.

REVIT-2023
  • PRÓS – a interoperabilidade entre formatos de arquivo é uma necessidade antiga, principalmente quando falamos de formatos padrão de mercado, sendo um recurso muito bem vindo.
  • CONTRAS – particularmente eu gostaria que o Revit “conversasse” melhor com outros formatos de arquivo, e olha que nem estou falando de concorrentes mas programas da própria Autodesk como o AutoCAD e 3DS Max.

Controle de padrão de hachuras em famílias 3D

Agora é possível criar um parâmetro de instância para as hachuras presentes dentro das famílias do Revit 2023, de forma que o padrão de preenchimento pode ser alterado de forma individual em cada família inserida no projeto.

Para isso basta selecionar a família e clicar em Editar tipo.

REVIT-2023

Dentro da família, selecione o padrão de preenchimento e clique em Editar tipo, na janela Propriedades.

REVIT-2023

Na janela Propriedades de tipo temos um pequeno campo ao lado do parâmetro de Padrão de preenchimento, onde basta clicar nesta “caixinha” que será possível criar um parâmetro de instância.

REVIT-2023

Na janela Parâmetro de família associado, basta clicar no ícone para a criação de um novo parâmetro.

REVIT-2023

Vou criar um parâmetro simples, com o nome de Hachura, não esquecendo de marcar o campo como Instância.

REVIT-2023

Agora basta dar Ok em todas as janelas e recarregar a família no seu projeto, clicando em Carregar no projeto.

REVIT-2023

Agora, ao selecionar a família, você pode alterar o padrão de preenchimento da família de forma individual.

REVIT-2023
  • PRÓS – Recursos que permitam a customização de famílias de forma individual são sempre bem vindos.
  • CONTRAS – O uso de padrões de hachura em modelos 3D é uma pratica comum nos EUA e Europa, aqui no Brasil eu não vejo isso acontecendo com frequência, mas minha queixa é que não é possível fazer isso em famílias de anotação, achei ruim esta limitação.

Medir distâncias em vistas 3D

Finalmente é possível usar a ferramenta “fita métrica” na vista 3D, recurso este, que fazia muita falta nas versões anteriores.

REVIT-2023

O mais interessante da ferramenta é que você não precisa se limitar a extremidades, o Revit detecta qualquer ponto de uma face também. Para manter o alinhamento perpendicular, basta manter o Ctrl pressionado.

REVIT-2023

Em situações mais “complicadas” é possível clicar com o botão direito e ativar a ferramenta Snaps, para escolher o snap mais adequado para a situação.

REVIT-2023
  • PRÓS – Aquela atualização que você pensa “como vivi sem essa ferramenta até hj?”.
  • CONTRAS – Acho que o acesso aos Snaps poderia ser mais simples, pressionando Shift, por exemplo.

Ferramenta de plano de trabalho aprimorada

Uma coisa que sempre estressou muita gente sempre foi a ferramenta plano de trabalho. Você precisa ir na ferramenta, selecionar como o plano de trabalho vai ser identificado, para a partir daí, começar a trabalhar. Algo que deixava o fluxo de trabalho muito arrastado.

Porém essa dor de cabeça parece que vai acabar a partir do Revit 2023, já que agora basta ir até a aba Arquitetura, dentro do painel Plano de trabalho temos uma opção junto com o botão Definir, onde é possível selecionar a opção Selecionar um plano.

REVIT-2023

Depois é só clicar na face que você deseja trabalhar e esperar a magia acontecer.

REVIT-2023
  • PRÓS – O ganho de produtividade com este recurso é indescritível.
  • CONTRAS – O plano de trabalho é identificado corretamente, mas quando pedimos para exibir o plano de trabalho, é muito comum ele não ficar corretamente posicionado sobre a face, sendo necessário reposicioná-lo manualmente. Nada que prejudique o fluxo de trabalho, mas você acaba ficando na dúvida se “será que eu cliquei no lugar certo?”.

Estudo solar interativo

A ferramenta de estudo solar teve melhorias significativas na sua interface, pois agora temos uma aba de contexto, com todos os recursos disponíveis para uso distribuídos de uma forma mais organizada.

REVIT-2023

Lembrando que para ativar a ferramenta de estudo solar você precisa primeiramente ir ao menu inferior, ativar as sombras e em seguida clicar no campo Caminho do sol, para selecionar a opção Estudo solar.

REVIT-2023

A partir daqui temos acesso a uma série de opções de configuração. Vamos dar uma olhada em cada um dos painéis.

Em Visualização e reprodução temos acesso aos controles “de vídeo”, permitindo iniciar a animação, selecionar os quadros da animação e inclusive deixar a animação em looping, clicando em reproduzir em ciclo.

REVIT-2023

No painel Exibir podemos controlar a velocidade da animação, e fazer ajustes na intensidade da luz e da sombra.

REVIT-2023

Em Tipo de estudo temos acesso ao modo em que a simulação irá se basear.

REVIT-2023

Vamos conhecer as opções:

  • Imagem estática – a posição do sol é fixa e o painel de reprodução é bloqueado;
  • Tipo de estudo de um dia – uma simulação de um único dia do ano a sua escolha;
  • Tipo de estudo de vários dias – simula um intervalo de dias a sua escolha;
  • Tipo de estudo de iluminação – estudo baseado na altura solar e no azimute.

Já em Predefinições e dados temos as informações baseadas na escolha do tipo de estudo, uma vez que o painel se altera conforme a sua escolha.

REVIT-2023

Definido o modo basta fazer os ajustes desejados e dar o play.

REVIT-2023

Se quiser saber mais sobre a ferramenta estudo solar fiz uma publicação completa, basta acessar o link abaixo:

ESTUDO SOLAR – REVIT

  • PRÓS – A ferramenta ficou mais intuitiva visualmente para ser usada, facilitando o entendimento e agilizando o processo de configuração.
  • CONTRAS – Não foi incluído o botão para exportar o estudo solar como vídeo e o painel está mal formatado, com textos desalinhados e linhas cinzas mal posicionadas, ficou parecendo que foi criado de última hora.
REVIT-2023

SIMULAÇÃO, ANALISE E INTEROPERABILIDADE

Não menos importante, temos atualizações direcionadas a disciplinas específicas, análise e interoperabilidade. Algumas destas disciplinas não são minha especialidade, então vou me concentrar em apresentar as novidades, mas fique a vontade para comentar e deixar sua opinião!

Análise elétrica

Agora é possível aproveitar um PDF, DWG ou mesmo um arquivo de Revit para realizar cálculos preliminares de carga. As ferramentas estão disponíveis na aba Analisar, painel Análise elétrica.

REVIT-2023

Essas ferramentas permitem definir áreas de limite para cargas, baseadas em áreas e cargas de equipamentos.

Novo fluxo de trabalha para análise estrutural

O Revit sempre ofereceu recursos para a modelagem analítica estrutural, mas engenheiros e outros profissionais acabavam recorrendo a outras ferramentas, buscando maior flexibilidade, principalmente quando o assunto é estruturas complexas.

REVIT-2023

No Revit 2023, o modelo analítico permanece associado a geometria física, mas agora é independente, permitindo mais velocidade e precisão na criação do modelo enquanto protege o modelo analítico de alterações inesperadas.

Ao modelar elementos analíticos você pode atribuir sua função estrutural, tipo e forma (perfil), definir sua rotação de seção transversal e especificar como esses elementos devem ser analisados. Diversos outros detalhes foram otimizados para um melhor fluxo de trabalho.

Interoperabilidade com o FormIt Pro

O FormIt é o “Sketchup da Autodesk”, que tem como proposta ser utilizado para a modelagem preliminar do seu projeto, e como de costume, toda nova versão do Revit a interoperabilidade com o FormIt é melhorada.

REVIT-2023

No Revit 2023 é possível vincular arquivos FormIt AXM diretamente no Revit, de forma que as alterações são refletidas no Revit quando o link é recarregado ou o projeto é reaberto.

REVIT-2023

Parâmetros IFC e mapeamento da exportação

Para trabalhar com a metodologia BIM é fundamental que você estabeleça um fluxo de trabalho que possa incorporar arquivos IFC. Se você não sabe o que é o IFC fiz uma publicação explicando em detalhes do que se trata e qual a sua importância, vou deixar um link para o conteúdo logo abaixo:

IFC – INDUSTRY FOUNDATION CLASSES

E obviamente o Revit 2023 não deixaria de incluir algumas novidades relacionadas aos IFC, sendo a primeira delas a possibilidade de mapear atributos IFC diretamente nos elementos do seu projeto.

Agora, quando você seleciona um objeto e acessa a aba de Propriedades temos um novo campo, chamado Parâmetros IFC, que são configurações para a instância (o objeto selecionado).

REVIT-2023

Mas também temos parâmetros IFC por Tipo, para acessá-los, basta selecionar o elemento desejado e clicar em Editar Tipo.

REVIT-2023

O impacto dessas melhorias é imenso então vou deixar para falar em detalhes desses recursos em uma publicação específica.

DADOS E NUVEM

O trabalho na nuvem é uma realidade no fluxo de trabalho de muitos profissionais, de forma que a Autodesk não iria deixar de incluir uma série de melhorias nos recursos direcionados a este fluxo de trabalho.

Troca de dados

No Revit 2023 é possível criar uma troca de dados publicando um arquivo do Revit juntamente com um conjuto de vistas 3D, no Autodesk Docs.

REVIT-2023

Os dados contidos em cada visualização 3D publicada podem ser adaptados às necessidades de informação de qualquer disciplina, permitindo criar uma troca selecionando uma vista publicada a um aplicativo Autodesk ou um aplicativo de terceiros.

Também é possível usar o Data Exchanges para criar uma conexão entre o Revit e o Microsoft Power Automate, permitindo criar fluxos de trabalho que integram os dados de intercâmbio, como por exemplo gerar uma lista de materiais diretamente no Excel ou enviar um relatório usando o Power BI.

Caminho do servidor para texturas e decalques

Com o auxílio do autodesk Docs é possível compartilhar texturas e decalques com membros da equipe que estejam acessando o arquivo através de servidores externos, que era um grande problema para quem usava o BIM Collaborate Pro ou o BIM 360.

REVIT-2023

No Revit 2023 você pode mapear suas texturas personalizadas para um caminho de pasta dentro do Autodesk Docs ou os desenvolvedores podem acessar esses recursos na API do Revit, para criar suas próprias conexões de servidor personalizadas.

DIVERSOS

A versão do Revit 2023 conta com uma vasta lista de pequenas atualizações que são de maior e menor impacto no seu fluxo de trabalho, desta forma fica difícil comentar cada uma delas, desta forma vou fazer uma categorias Diversos, onde falo brevemente do que se trata.

Se algum tema for do seu interesse deixe um comentário que posso fazer uma publicação Exclusiva.

Filtros para molduras da parede

Em Visibilidade e Gráficos foi adicionada uma categoria para identificar molduras em paredes.

REVIT-2023

Regras de filtro em paredes

As paredes também ganharam novas regras de filtro, relacionados as restrições superiores e inferiores.

REVIT-2023

Ordem de impressão PDF

Agora você pode especificar a ordem de impressão PDF, dentre as opções:

  • Organização do navegador – organiza conforme as vistas selecionadas na mesma ordem em que aparecem no Navegador de projeto.
  • Número da folha (crescente) – Use números de folha crescentes para a ordem de impressão.
  • Ordem manual – Arraste e solte a visualização e as folhas na seleção para definir a ordem de impressão.
REVIT-2023

Reprodutor do Dynamo

A interface do usuário do Reprodutor do Dynamo foi modernizada, com várias melhorias de usabilidade interessantes.

REVIT-2023

Automação de projetos de conexões com base em bibliotecas

A automação de projetos de conexões com base em bibliotecas permite modelar o projeto com mais rapidez, incorporando regras de engenharia estrutural e fabricação para reduzir as iterações.

REVIT-2023

Salvar configuração de colocação de famílias com base no plano de trabalho

Ao colocar um elemento de uma família com base no plano de trabalho, a última opção usada é salva como a opção de colocação padrão.

REVIT-2023

Cotas temporárias para elementos aninhados ou compartilhados

Ao selecionar elementos de famílias aninhadas e compartilhadas, as cotas temporárias são exibidas automaticamente.

REVIT-2023

Direção da legenda da curva de nível

As legendas de curva de nível “ficam legíveis” de qualquer direção.

REVIT-2023

Visualização efetiva de vergalhões sólidos em vistas 3D

O vergalhão será exibido como sólido se o nível de detalhe da vista 3D estiver definido como Alta resolução. Os elementos do acoplador do vergalhão são sempre exibidos como sólidos em vistas 3D.

REVIT-2023

CONCLUSÃO

Mesmo sabendo que não consegui apresentar todas as novidades, pois isso levaria muito tempo, espero conseguir apresentar um panorama geral das novidades do Revit 2023.

Particularmente falando, gostei muito das novidades do Revit 2023, foram várias e pelo que percebi, várias delas atendem solicitações dos profissionais, de forma que consigo percebem uma preocupação da Autodesk com o seu publico.

Claro que ainda tem um monte de coisas para serem melhoradas, de forma que volto a bater na mesma tecla. CHEGA DE VERSÕES ANUAIS! Isso não é vídeo game é mercado de trabalho! Criou um novo recurso ou melhorou uma ferramenta? Lance isso imediatamente, pois o mercado tem pressa!

Não vi atualizações desnecessárias ou “confete e purpurina”, todas são úteis de uma forma ou de outra, principalmente falando de um setor tão variado como o da construção civil, sem contar com as diferentes normas construtivas que cada país tem.

E você, o que achou? Sentiu falta de algum recurso? Deixe o seu comentário!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

4 comentários em “REVIT 2023 CHEGOU!”

  1. O Revit é um dos melhores programas para elaboração de Porjectos Executivos.
    Essas melhorias vêm para contribuir muito no sentido de criarmos os nossos projectos de forma mais intuitiva.

    Estamos de Parabéns.

    Responder

Deixe um comentário