Revit LT – Vale a pena?

O Revit LT vale a pena? Essa é uma dúvida que já passou pela cabeça de qualquer profissional, mas o medo de ficar sem alguma ferramenta importante provavelmente fez com que você mudasse de ideia, mas nessa publicação você vai descobrir isso de uma vez por todas! Aprenda agora!

Um dos mais completos softwares de modelagem BIM sem sombra de dúvidas é o Revit, porém o alto custo de sua licença se mostra um problema expressivo para diversos profissionais, então para oferecer um software com um preço mais competitivo a Autodesk oferece o Revit LT.

Mas o que muda nessa versão “LT”? Essa é a pergunta que diversos profissionais se fazem, então se você esta neste dilema, fiz este Review completo! Confira!

REVIT X REVIT LT – QUAL A DIFERENÇA?

revit-lt

A primeira coisa que precisamos compreender é o que significa o LT, que nada mais é do que Limited (Limitada), de forma que o REVIT LT é uma versão com “recursos reduzidos”.

Mas o que são esses recursos reduzidos?

Basicamente algumas ferramentas são removidas da versão do Revit LT, desta forma, para ter acesso a essas ferramentas você precisaria migrar para a versão completa.

E é aqui que ficamos na dúvida. Abro mão da versão completa em função de uma licença com um custo bem mais baixo? Mas e se eu precisar de uma ferramenta importante do meu processo de trabalho e ela não estiver disponível na versão Revit LT?

Obviamente você deve estar se perguntando que ferramentas são essas e qual o impacto delas no seu fluxo de trabalho, sendo assim vou apresentar um panorama completo do Revit LT, para que você consiga tomar esta importante decisão.

REVIT LT – INTERFACE

O Revit LT, em um primeiro momento não apresenta grandes diferenças em sua interface, que se parece muito com sua versão completa.

revit-lt

Porém ao observar bem os arquivos de amostra e os templates disponíveis notamos que a versão está mais enxuta. Ao criar um novo arquivo temos um único template disponível, o de Arquitetura.

revit-lt

Vamos criar um arquivo com o template de arquitetura e analisar as diferenças.

REVIT LT – OU REVIT ARQUITETURA?

O único template que temos disponível é o de arquitetura por um motivo muito simples, o Revit LT se limita aos recursos arquitetônicos do Revit.

revit-lt

Em um primeiro momento você quase não percebe as diferenças, mas olhando com atenção você vai notar a ausência de algumas ferramentas. Observe que temos um menos número de abas e alguns recursos.

Para apresentar as diferenças entre as versões vou usar imagens da versão do Revit “completa”, marcando em vermelho as abas ou ferramentas que ficaram de fora do Revit LT.

revit-lt

Para uma melhor compreensão dos recursos que não fazem parte do Revit LT vou, em um primeiro momento, apresentar cada uma das abas presentes e também as abas que foram removidas, em seguida farei uma análise mais aprofundada sobre o impacto em alguns fluxos de trabalho.

ABA ARQUITETURA

revit-lt

Na aba de Arquitetura praticamente não notamos diferença alguma, porém se olhar com atenção você vai reparar que não temos a opção de Modelar no local e Sistema cortina.

revit-lt

A ferramenta Modelar no local permite que você criar famílias personalizadas diretamente no projeto, sem a necessidade de abrir um template para isso, o que além de oferecer velocidade, permite um melhor posicionamento e precisão da família no projeto.

Já a ferramenta Sistema Cortina permite que você insira um sistema de parede cortina em uma massa, o que já nos dá a dica de que os recursos de massa também estão indisponíveis.

Se quiser conhecer as ferramentas Modelar no local e Massa, vou deixar os links para artigos completos sobre essas ferramentas:

MODELAR NO LOCAL – REVIT

MASSA NO REVIT – FUNDAMENTOS

OPINIÃO – Para quem desenvolve projetos arquitetônicos ou de design de interiores no Revit as ferramentas de modelar no local e Sistema cortina fazem um pouco de falta, mas de um modo geral é possível sobreviver sem elas.

ABA ESTRUTURA

revit-lt

A aba Estrutura pode gerar um certo impacto (principalmente se você for engenheiro, rs!). Mas não se assuste, apesar dela parecer muito simples ainda temos importantes ferramentas aqui.

O que faz você achar essa aba tão “vazia” também é o fato de que os painéis ModeloAberturaDados e Plano de trabalho não estão disponíveis nesta aba, mas você pode acessar essas ferramentas na aba Arquitetura.

revit-lt

Mas temos recursos que efetivamente ficaram de fora dessa versão do Revit. No painel Estrutura foram removidas as ferramentas Treliça e Sistema de vigas, que são recursos bem úteis, principalmente quando estamos trabalhando com estruturas metálicas.

revit-lt

A ferramenta Treliça permite criar um sistema interconectado de forma triangular, onde o conjunto se comporta como um único objeto.

Já o sistema de vigas cria um conjunto de vigas paralelas, que permite controlar o seu espaçamento e formato do conjunto, que é criado com base em um perímetro fechado.

Se quiser conhecer ambas ferramentas vou deixar o link para artigos onde explico em detalhes o funcionamento de cada um desses recursos.

MADEIRAMENTO DE TELHADO NO REVIT

TRELIÇAS NO REVIT

Outro painel que foi removido é o de Conexão, que permite adicionar diferentes conexões estruturais, importante recurso, principalmente em estruturas metálicas.

Já nas ferramentas de fundação ainda temos ficamos com as opções Isolada e Parede, porém as opção de piso (Fundação Estrutural: Laje e Piso: Viga de borda) foram removidas do Revit LT.

revit-lt

E por fim, o golpe mais pesado para os engenheiros, o painel Armadura. Ferramentas como vergalhão, armadura, telas e todos os demais recursos não estão disponíveis na versão Revit LT.

revit-lt

OPINIÃO – A aba Estrutura contém importantes recursos para profissionais da construção civil e abrir mão de ferramentas como armadura e conexões pode inviabilizar o fluxo de trabalho de muitos profissionais, principalmente engenheiros e construtores.
Porém ainda é possível fazer estudos preliminares ou anteprojetos, o que oferece certa liberdade nestas etapas, porém em estágios mais avançados de modelagem estrutural, o recomendado é trabalhar com a versão completa do revit.

ABA AÇO, PRÉ-MOLDADO E SISTEMAS

revit-lt

O Revit LT também sofre o desfalque de abas inteiras, neste caso as abas Aço, Pré-moldado e sistemas.

A aba aço oferece um amplo leque de ferramentas para projetos em aço, com recursos que vão desde ConexõesElementos de fabricaçãoModificadores Cortes paramétricos.

revit-lt

Ou seja, nada de projetos de galpões, treliças e outros belos projetos em aço se você pretende usar o Revit LT.

A partir do Revit 2021 os recursos do plugin Precast Extension for Revit foi incorporado ao programa com a adição da aba Pré-moldado, só que infelizmente este leque de ferramentas não está disponível no Revit LT.

revit-lt

Os recursos da aba Pré-moldado permitem que os modelos do Revit sejam trabalhados pensando no processo de fabricação, permitindo a geração de arquivos CAM  (Computer Aided Manufecturing – Manufatura auxiliada por computador).

Agora chegamos ao maior desfalque, a aba Sistemas. As ferramentas desta aba afetam diversos profissionais, pois boa parte das ferramentas destinadas aos projetos complementares (MEP) estão reunidos nesta aba.

Ou seja, ferramentas para projetos Hidrossanitários, Elétricos, luminotécnicos, segurança e prevenção a incêndio e climatização ficaram de fora do Revit LT.

revit-lt

OPINIÃO – A ausência das abas Aço, Pré-moldado e principalmente a Sistemas deixam bem claro que o Revit LT não é destinado aos profissionais que desenvolvem projetos complementares. O impacto é pesado, mas já era de se esperar que em uma versão LT (Limitada) algumas (ou várias) disciplinas tivessem que ser sacrificadas.

ABA INSERIR

revit-lt

Na aba Insert boa parte das opções de vínculo estão disponíveis, com exceção de Nuvem de Pontos e PDF, fato que pode gerar alguma dor de cabeça dependendo do fluxo de trabalho.

revit-lt

Mas ainda assim o desfalque não foi tão pesado, uma vez que podemos gerar vínculos de arquivos do próprio Revit além dos formatos IFC, CAD, DWF, topografia e Modelos de coordenação.

revit-lt

No painel Importação as opções Importa gbXML (Green Building Extensible Markup Language – esquema para facilitar a transferência de dados de construção para ferramentas de análise de engenharia) e a importação de arquivos PDF também ficaram de fora.

revit-lt

OPINIÃO – De uma forma geral o impacto que temos na aba Inserir do Revit LT é relativamente baixo, onde abrimos mão da possibilidade de importar/vincular arquivos PDF e importar gbXML, sendo este último algo para fluxos de trabalho mais específicos.

ABA ANOTAR

revit-lt

Na aba Anotar temos poucos desfalques, onde os principais estão relacionados a ferramentas específicas, como alguns identificadores, preenchimentos de cores e símbolos.

revit-lt

Dentre os identificadores as Anotações de Viga, Identificador de espaço e Anotação alinhada a múltiplos vergalhões ficaram de fora.

revit-lt

Já em preenchimentos de cores, as opções de Legenda de dutos e Legenda da tubulação ficaram de fora, o que faz até certo sentido, uma vez que suas respectivas ferramentas não estão disponíveis na versão Revit LT.

revit-lt

Por fim temos o painel Símbolo, onde temos uma situação parecida, uma vez que as ferramentas de Símbolo de direção de expansão, armadura da área, sistema de vigas, armadura de caminho e armadura de tela soldada também não estão disponíveis.

revit-lt

OPINIÃO – Os principais recursos de anotação estão disponíveis, de forma que a parte técnica das anotações não sofre grande impacto, uma vez que apenas anotações relacionadas a disciplinas específicas foram removidas.

ABA ANALISAR

revit-lt

Mais uma aba inteira que foi removida da versão Revit LT, a aba analisar, que conta com os principais recursos de cálculo do Revit.

Boa parte das ferramentas disponíveis na aba Analisar estão relacionadas a outras disciplinas que não sejam de arquitetura, como por exemplo os painéis Modelo analítico e Ferramentas do modelo analítico.

revit-lt

As ferramentas de Espaços e zonas foi outro desfalque, assim como Relatórios e tabelas e Verificação de sistemas.

revit-lt

Em Legenda de preenchimento de cores ainda conseguimos usar a opção Legenda de preenchimento de cor, que está disponível na aba anotar, mas os demais recursos, assim como os painels Otimização da energiaAnálise de rota e Analise estrutural também estão de fora.

revit-lt

OPINIÃO – Boa parte das ferramentas da aba analisar estão relacionadas a outras disciplinas, mas acho que seria interessante ter as opções de Espaços & zonas e Análise da rota na versão LT, pois podem agregar muito a disciplina de arquitetura.

ABA TERRENO

revit-lt

Sim, você não leu errado, o nome da aba é Terreno uma vez que os recursos de massa não estão disponíveis no Revit LT. Então se você costuma fazer estudos volumétricos e modelagens orgânicas no seu projeto, este é um recurso que pode fazer bastante falta.

revit-lt

Mas os recursos de terreno estão completos, não prejudicando este tipo de modelagem no seu projeto.

OPINIÃO – Confesso que fiquem bem espantado do Revit LT ter removido as ferramentas de massa, uma vez que são um importante recurso na modelagem arquitetônica, principalmente falando da etapa inicial e de estudos de modelagem,

ABA COLABORAR

revit-lt

A aba Colaborar foi um dos mais pesados desfalques no aspecto de trabalho em equipe, uma vez que todos os seus recursos ficaram de fora do Revit LT.

Os recursos de worksets permite que múltiplas pessoas trabalhem em um mesmo projeto simultaneamente, um recurso extremamente importante para trabalhos em equipe.

revit-lt

Observe que inclusive o painel inferior de seletor de worksets foi removido.

revit-lt

E neste pacote ficamos sem as ferramentas da aba Coordenar, recurso que realmente faz muita falta não apenas em worksets, mas em diversos fluxos de trabalho.

revit-lt

OPINIÃO – A ausência dos recursos da aba Colaborar deixam claro que o Revit LT é uma “aventura solo” onde o trabalho em equipe não se faz presente. O seu projeto pode ser incorporado a outros fluxos, mas desenvolver trabalhos em equipe dentro do Revit LT pode ser mais complicado do que você imagina.

ABA VISTA

revit-lt

A aba anotar é uma das que praticamente não notamos diferença alguma, porém precisamos ter olhar com atenção para perceber que mesmo com poucos desfalques, eles foram pesados.

revit-lt

Um dos mais importantes recursos que foram removidos da aba vista foram os Filtros, recurso que considero de extrema importância para qualquer projeto, e não para por aí, no Revit LT não temos a ferramenta de renderização.

revit-lt

Um outro recurso que removido foi a tabela gráfica de colunas, uma vez que se trata de um elemento estrutural.

revit-lt

OPINIÃO – A aba filtros oferece um mar de possibilidades de organização das informações do seu projeto, não ter esta ferramenta exige um certo “malabarismo” e trabalho repetitivo para se trabalhar, mesmo que sejam projetos de pequeno porte.
Já a renderização ainda temos a possibilidade de renderizar na nuvem, fora que o modo de visualização realista já oferece um resultado satisfatório, lembrando que a proposta do Revit não é criar maquetes bonitas.

ABA GERENCIAR

revit-lt

Na aba Gerenciar temos um compilado de diversas ferramentas e funcionalidades do Revit, porém importantes recursos ficaram de foram do Revit LT.

revit-lt

Sem sombra de dúvidas um recurso que me chamou a atenção logo de cara foi a ausência dos parâmetros globais, esta ferramenta oferece um amplo leque de possibilidades. Caso não saiba trabalhar com parâmetros globais, vou deixar um link apresentando a ferramenta.

PARÂMETROS GLOBAIS – REVIT

Também foram removidos as opções de Configurações estruturais, MEP e modelos de tabelas e painéis, mas como são disciplinas a parte já era de se esperar isso.

revit-lt

Já em configurações adicionais o único recurso removido foram as configurações de Estilos de exibição de análise.

revit-lt

Em Localização do projeto o desfalque foi dentro de Coordenadas, onde as opções Adquirir coordenadas, Publicar coordenadas e Redefinir coordenadas compartilhadas foram removidas.

revit-lt

A ferramenta de Opções de desenho também não está disponível, além do recente recurso de Design Generativo.

revit-lt

Dentro do painel Gerenciar projeto a única opção removida foi a Vista inicial, que define qual vista será visualizada quando o seu arquivo for iniciado, que apesar de um interessante recurso, não vejo grandes impactos.

revit-lt

Um outro recurso que que ficou de fora, que nem todos usam mas acho bem prático são os filtros de seleção, onde podemos deixar salvo diferentes tipos de seleção para uso posterior.

revit-lt

Por fim os painéis Macros Programação visual (Dynamo) ficaram de fora, impedindo o uso de qualquer tipo de programação dentro do Revit.

revit-lt

OPINIÃO – A quantidade de recursos removidos é expressiva e gera muito impacto em diversos fluxos de trabalho, fazendo jus ao “LT”, realmente bem limitado.

SUPLEMENTOS

revit-lt

Mesmo o Revit sendo um software extremamente robusto e com diversas ferramentas é praticamente impossível atender a todas as demandas da construção civil, desta forma é muito comum a necessidade de recursos personalizados.

Desta forma os plugins podem ser um importante recurso para diversos profissionais, mas infelizmente essa não é uma possibilidade dentro do Revit LT.

OPINIÃO – A ausência da aba Suplementos deixa claro que recursos customizados, plugins e outras funcionalidades externas que permitem diversas melhorias ao seu fluxo de trabalho não são uma opção dentro do Revit LT.

MODIFICAR

revit-lt

Os modificadores são os mais básicos recursos do Revit, então os desfalques foram pequenos aqui.

revit-lt

Os poucos recursos removidos foram as opções de Aplicar e remover juntas, além das opções de matriz de cópias, Criar peças e Criar montagem.

Como temos uma aba com as mais básicas ferramentas do Revit o volume de ferramentas removidas é pequeno, mas recursos como Matriz de cópias e criar montagem recursos que farão muita falta para diversos profissionais.

OPINIÃO – O que mais me espantou foi realmente a matriz de cópias, que mesmo que seja possível “sobreviver sem”, deixa claro que a proposta do Revit LT é para projetos realmente bem pequenos.

FAMÍLIAS

revit-lt

Como conferimos acima, um volume expressivo de ferramentas não fazem parte do Revit LT, mas e as famílias? Quais são as limitações encontradas no Revit LT? E famílias de outras disciplinas, como elétrica ou hidráulica? O que acontece quando elas são carregas?

Para responder essas dúvidas vou apresentar alguns testes que eu fiz e os resultado obtidos deste processo.

REVIT LT – FAMÍLIAS DE EQUIPAMENTO ELÉTRICO, HIDROSSANITÁRIO E AVAC

revit-lt

O Revit LT não disponibiliza as ferramentas da aba sistema, onde temos acesso a recursos para projetos AVAC, hidrossanitários e elétricos, mas o que acontece com as famílias destas disciplinas? E posso criar ou carregar essas famílias?

Vou começar testando o processo de criação de uma família de Equipamento elétrico métrico, mas o que vou apresentar aqui também se aplica as famílias AVAC e Hidrossanitárias, pois o template tem basicamente a mesma estrutura, sendo que a diferença são as categorias utilizadas.

revit-lt

Lembrando que quando estamos criando uma família temos uma interface com uma série de ferramentas de modelagem, pensadas para a criação da respectiva família.

revit-lt

Em um primeiro momento parece que podemos criar uma família sem maiores problemas, porém um importante painel de ferramentas não está disponível, no caso o de Conectores. Outro que também foi recurso removido é o grupo de modelos.

revit-lt

Pera aí, eu consigo ou não criar uma família de Equipamento elétrico?

A resposta é “depende”, pois você pode sim criar uma família de equipamento elétrico, inclusive a família é atribuída a categoria correta, no caso Equipamento elétrico, como podemos conferir no painel de Propriedades.

revit-lt

A questão aqui são as funcionalidades da família. Por exemplo, ao criar uma família de, por exemplo, uma tomada sem um Conector elétrico, abrimos mão de uma série de informações importantes para um projeto elétrico.

revit-lt

Aqui é fundamental considerar o seu fluxo de trabalho e o seu objetivo com este projeto.

Para um projeto arquitetônico simples, a informação relacionada as tomadas pode se limitar ao quantitativo de pontos e tipos de tomada. Neste caso podemos utilizar uma família simples, sem conectores, a mesma será suficiente para se obter este tipo de informação.

Já para um projeto elétrico, esse tipo de família se mostra extremamente limitado, prejudicando etapas como por exemplo, dimensionamento de disjuntores e bitola de cabos.

Mas e se eu fizer o projeto no Revit LT e o elétrico no Revit “Completo”?

Neste caso funciona, mas seria necessário fazer a substituição das famílias “LT” por famílias completas, com conectores e demais parâmetros necessários.

Mas e se eu abrir uma família “completa”, com conectores no Revit LT?

Para realizar esse teste vou pegar uma família de interruptor simples completa, com todas as funcionalidades necessárias como exemplo. Observe que a visualização da família é até meio “poluída” devido ao volume de conectores.

revit-lt

E logo abaixo a mesma família, carregada dentro do Revit LT.

revit-lt

Observe que a família veio completa, com todos os seus recursos. Isso quer dizer que se você tiver uma biblioteca de famílias devidamente configuradas, você pode desenvolver o seu projeto sem problemas.

Isso já abre um leque de possibilidades, onde em uma equipe de trabalho você pode ter algumas máquinas com uma versão LT, para “inserir as informações” do projeto e outras máquinas para o processo de cálculos e dimensionamento mais refinado.

Certo, mas e para inserir ele no projeto?

Em um projeto dentro do Revit LT, como não temos a aba Sistemas para carregá-la através do botão Dispositivo elétrico, podemos simplesmente utilizar o botão Componente na aba Construir.

revit-lt

Com isso a família pode ser tranquilamente inserida no projeto, da mesma forma que em uma versão completa do Revit.

revit-lt

A diferença que temos seria na etapa de desenvolver o projeto elétrico em si, pois ao selecionar a família, na aba Modificar | Dispositivo de iluminação temos acesso apenas a recursos simples.

revit-lt

Observe que não temos acesso as funcionalidades da família, como por exemplo o botão Forças para atribuir o interruptor a um circuito.

revit-lt

OPINIÃO – Obviamente que uma versão limitada do Revit iria impor uma série de pesadas limitações, porém ainda é possível trabalhar com diversos tipos de famílias em seu projeto, o que abre espaço para que seu projeto seja incorporado a um fluxo de trabalho mais robusto envolvendo mais disciplinas.

REVIT LT – FAMÍLIAS DE LUMINÁRIAS

revit-lt

Apesar das limitações das famílias MEP (Hidráulica, elétrica, ar-condicionado, etc), ainda temos as famílias de iluminação.

Como assim? O Revit LT não tem a aba Sistema!

Se você clicar para criar uma nova família, vai observar que todos os templates para a criação de luminárias estão disponíveis.

revit-lt

Para testar vou abrir o template Luminárias métricas para acessarmos suas funcionalidades. Observe que ao abrir o template, temos bem no centro da tela a nossa fonte Luminosa (se precisar dê zoom, é um pequeno circulo amarelo).

revit-lt

Ao selecionar nossa fonte luminosa temos acesso, na aba Modificar | Fonte luminosa (ou na janela de Propriedades) ao campo Definição da origem da luz.

revit-lt

Na janela Definição da origem da luz temos acesso a Forma e a Distribuição de luz, sem nenhuma restrição de funcionalidades.

revit-lt

E em Tipos de famílias (Aba Criar > Painel Propriedades) podemos conferir na janela Tipos de famílias que não temos nenhuma restrição aos parâmetros de configuração da nossa fonte luminosa.

revit-lt

OPINIÃO – Mesmo com o número reduzido de ferramentas, ainda é possível trabalhar com projetos preliminares de iluminação, porém devido a ausência das ferramentas da aba sistemas ficamos limitados a layouts e informações básicas, impossibilitando o desenvolvimento de projetos luminotécnicos completos.

REVIT LT – FAMÍLIAS INDISPONÍVEIS

Claro que nem tudo são flores. Apesar da maioria das famílias da versão completa serem carregáveis no Revit LT, temos algumas limitações.

revit-lt

Famílias de massa, componente adaptativo e paredes cortinas que foram criadas através de massa não são possíveis de serem carregadas, de forma que ao tentar fazer isso recebemos um alerta.

Já no processo de criação de famílias, temos alguns templates que nem sequer são disponibilizados. Fiz uma relação dos que eu identifiquei que estão indisponíveis na imagem abaixo.

revit-lt

Um detalhe interessante é que quando estamos dentro de uma família e queremos alterar a sua categoria no campo Lista de filtros temos uma nova opção, chamada Exibir categorias do Revit e Revit LT.

revit-lt

OPINIÃO – Sinceramente achei que seria bem pior, uma vez que as famílias indisponíveis são um leque pequeno em comparação ao grande pacote de templates que o Revit disponibiliza.

ABRINDO UM PROJETO ARQUITETÔNICO NO REVIT LT

Digamos que você recebeu um projeto de um cliente, que foi desenvolvido na versão completa do Revit, será que ele abre? Para descobrir isso peguei o projeto de modelo que vem com o Revit, o RAC_basic_sample_project.rvt.

revit-lt

Aqui eu acabei fazendo dois testes, onde um foi abrir um projeto “completo” e outro foi fazer uma atualização de arquivo, uma vez que o projeto que eu tinha era da versão do Revit 2022. Como era de se esperar, alertas e alguns erros.

revit-lt

E no canto da tela, aquela pop-up “amarelinha” descrevendo os erros e respectivos IDs.

revit-lt

Todo bom profissional sabe que esses erros devem ser conferidos, então vou aproveitar e deixar o link de duas publicações sobre alertas e IDs. no Revit.

REVIT ID

ERROS E ALERTAS NO REVIT

Por se tratar de um projeto arquitetônico, não temos grandes problemas de visualização e edição dos elementos e famílias presentes no projeto. Porém ao selecionar elementos estruturais, disciplina que não faz parte do Revit LT temos limitações.

Note que ao selecionar uma laje de fundação os campos de recobrimento de vergalhão estão bloqueados e na aba Modificar | Fundações estruturais o campo Editar croqui também está bloqueado.

revit-lt

Um outro problema foi com o Estudo solar presente no projeto. No Revit LT ele simplesmente não existe, o que temos é apenas uma perspectiva do projeto.

revit-lt

Os demais elementos do projeto, por se tratarem de famílias e elementos arquitetônicos não apresentaram grandes problemas.

OPINIÃO – De uma forma geral, o impacto em um projeto arquitetônico é pequeno, sendo possível desenvolver tranquilamente um projeto arquitetônico.

ABRINDO UM PROJETO MEP NO REVIT

As disciplinas MEP (hidrossanitário, elétrica, ar-condicionado, etc) não fazem parte do Revit LT, então ao abrir um projeto com este conteúdo podemos, em um primeiro momento, visualizar seus elementos e famílias.

revit-lt

Obviamente, temos uma série de alertas, onde podemos notar que o máximo que podemos fazer com este tipo de projeto, é visualizar as informações mesmo.

revit-lt

Temos alertas, dentre eles problemas com cálculos de vazão, desconexões, espaços, entre outros. Infelizmente não vou conseguir medir o impacto, mas particularmente recomendo que não salve ou faça alterações no projeto.

OPINIÃO – projetos de outras disciplinas podem ser visualizados ou vinculados a fim de se obter alguma informação ou compatibilizar algum elemento, mas definitivamente o Revit LT não é a melhor alternativa para isso.

CONCLUSÃO

O Revit LT se apresenta como uma opção para arquitetos e designer de interiores, uma vez que uma série de funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de projetos de outras disciplinas foram removidas.

O desfalque de ferramentas é expressivo, impossibilitando o desenvolvimento de projetos de diversas outras disciplinas, então é muito importante conferir com cuidado cada funcionalidade que você utiliza no seu fluxo de trabalho antes de decidir se o Revit LT é a melhor opção.

Tem alguma dúvida sobre o Revit LT ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário