Salvar arquivo em versões anteriores

Quem já passou por isso sabe a dor de cabeça que é. Você recebe o arquivo do AutoCAD e se depara com a mensagem “The drawing file could not be openede because it was created with a more recent version of AutoCAD”. Vamos dar um ponto final a esse problema!

Quando um arquivo de AutoCAD é salvo a sua extensão é sempre como .DWG, porém, de acordo com a versão do AutoCAD um arquivo mesmo sendo .dwg não abre em outra versão. Porque?

Conforme novas versões são lançadas, novos recursos são incorporados ao programa e se você utilizar um recurso “novo” o mesmo não existe na versão anterior, gerando uma situação de incompatibilidade.

Por exemplo, a partir do AutoCAD 2011 foram incorporados recursos como a aba Parametric, que cria restrições dimensionais e geométricas. Se eu utilizar esta funcionalidade em meu projeto e tentar abrir este arquivo no AutoCAD 2008 não tem como esse recurso funcionar.

Por isso a diferença entre as versões. Mas, como resolver?

FILES OF TYPE

Quando vamos salvar um arquivo abaixo do campo File Name temos o campo Files of Type.

salvar-arquivo-versões-anteriores

Para alterar a versão do AutoCAD basta escolher a versão desejada. Mas o problema é, eu preciso lembrar de fazer isso todas as vezes que eu precisar salvar o arquivo. Resumindo, uma hora eu vou acabar esquecendo disso!

Mas e agora? tem outra maneira de resolver este problema? Claro que tem!

OPEN AND SAVE

Podemos configurar o AutoCAD para sempre salvar qualquer arquivo em uma determinada versão. Por exemplo, você tem um cliente que utiliza a versão 2010 do AutoCAD e constantemente precisa lhe enviar arquivos. Você pode configurar o AutoCAD para sempre salvar todos os arquivos na versão 2010.

No botão iniciar do AutoCAD clique em Options ou digite OP na linha de comando e pressione Enter.

plot.log-como-faço-para-não-aparecer-mais-02

Dentro da janela OPTIONS vá para a aba Open and Save. Nesta aba devemos procurar o campo File Save.

salvar-arquivo-versões-anteriores

O campo Save As configura em qual versão o arquivo deve ser salvo, basta alterar para a versão desejada.

salvar-arquivo-versões-anteriores-04

Pronto! Para efetivar as alterações basta clicar em Apply e depois em OK!

salvar-arquivo-versões-anteriores

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa alteração de versão é basicamente uma adequação do arquivo que permite que uma versão mais antiga do AutoCAD possa abrir o arquivo mais atual, porém as novas funcionalidades não vão funcionar na versão anterior.

Por exemplo blocos dinâmicos não funcionarão em uma versão mais antiga do AutoCAD.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

12 comentários em “Salvar arquivo em versões anteriores”

  1. De minha parte eu já mudei essas configurações para salvar meus arquivos de CAD em versões antigas, porém às vezes a pessoa recebendo o arquivo possui uma versão mais antiga ainda (2010) e sempre me pede “dá pra converter pro AutoCAD xxxx?”, no que eu respondo com o link pro download do DWG TrueView (http://www.autodesk.com.br/products/dwg/viewers) e mando a pessoa baixar o programa e converter ela mesma. É um programinha gratuito da própria AutoDesk e bem fácil de usar, e já tem o bônus da pessoa já ficar com uma ferramenta pra converter futuros arquivos (além de parar de me pedir pra converter todo santo arquivo!).

    Responder
    • Olá Bianca,

      É uma ótima opção para resolver o problema, mas como temos a possibilidade de salvar o arquivo já em uma versão anterior poupa esse trabalho.

      Mas toda colaboração é bem vinda!

      Um abraço!

      Responder
    • BIANCA BOREGGIO MACHADO

      Obrigado pela dica eu tinha o TrueView instalado na minha máquina e não sabia, estou com o Autocad 2012 instalado e recebemo muitos desenhos em versões mais atuais e não conseguia abrir, agora resolvi o problema. Excelente dica, obrigado.

      Léo

      Responder
    • Oi Bianca,
      Baixei o DWG TrueView, porém não consigo adicionar o arquivo, mesmo seguindo todos os passos do site da Autodesk. Seleciono o arquivo que desejo, entretanto a janelinha volta para selecionar o arquivo novamente. Já ouviu algum problema desse tipo? Tens alguma dica? Muito obrigada.

      Responder
  2. Obrigada pela dica!

    Meus parabéns por dividir conosco seus conhecimentos!
    Infelizmente minha professora me ligou de ultima hora alegando que não abria meu auto cad pra me dar uma péssima nota, claro…..e fui salva pelo seu Blog.
    Muitissímo Obrigada! Cristina Peres.

    Responder
    • Olá Isabela,

      Desculpe a demora, mas quanto a sua pergunta é possível sim. Clique em salvar como e embaixo do campo onde você escolher o nome do arquivo você pode escolher em quaç versão quer salvar seu arquivo.

      dúvidas entre em contato.

      Um abraço!

      Responder
  3. Bem legal, passei por esse problema na faculdade, lá é 2016 em português, baixei 2018 em português, mas demoramos pra entender o porque dessa incompatibilidade e ai me lembrei em salvar, como lá só aparece até a versão 2013, salvei nela, porém meu projeto desconfigurou, um amigo disse pra eu digitar no prompt REA e enter, mas não deu certo e nem selecionando, agora preciso descobrir e o comando mudou no português, já q todos praticamente mudaram.

    Responder

Deixe um comentário