PROBLEMAS COMUNSREVITDESENHO E EDIÇÃO

Seleção de objetos – tecla TAB

Selecionar objetos com auxílio da tecla TAB vai lhe proporcionar além de velocidade, a solução para pegar aqueles objetos “chatos” do seu projeto! Aprenda agora!

Em um projeto você passa um tempo considerável selecionando objetos e é bem comum você “enroscar” em algum objeto chato que não consegue selecionar nem por decreto!

É aí que entra a tecla TAB, com ela você consegue otimizar a forma de selecionar objetos economizando um tempo valioso!

A grosso modo, podemos organizar as funções com a tecla TAB em:

  • Seleção em cadeia
  • Seleção em ciclo
  • Selecionar objetos vinculados
  • Alternar entre vistas abertas

Vamos conferir usar estas funções.

TECLA TAB – SELEÇÃO EM CADEIA

Quando aproximamos o mouse de um objeto qualquer em nosso projeto, o Revit percebe nossa intenção e exibe o objeto em modo de pré-seleção, onde o mesmo fica com um efeito “azulado” destacando seus contornos.

seleção-de-objetos-tecla-tab

É neste momento que podemos ativar a seleção em cadeia. Assim que o objeto ficar pré-selecionado você pressiona a tecla TAB. Desta forma todos os objetos que estão em uma relação de conexão em cadeia com o objeto atual serão exibidos em azul.

Em seguida basta clicar que todos os objetos em azul serão selecionados.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Importante salientar que somente os objetos que tem uma relação de cadeia serão selecionados. Objetos que tem tem uma relação de interseção ou perpendicularidade serão ignorados.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Um balão irá aparecer explicando o que você acabou de selecionar.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Este processo também pode ser utilizado para elementos que estão dentro do modo de desenho por croqui.

seleção-de-objetos-tecla-tab

E também vale para sistema de hidráulica por exemplo.

seleção-de-objetos-tecla-tab

TECLA TAB – SELEÇÃO EM CICLO

Outra aplicação para a tecla TAB é a seleção em ciclo. Ela pode ser usada quando você tem uma situação onde os objetos estão sobrepostos ou coincidentes.

Acredito que o melhor exemplo para isso é a parede cortina devido a grande quantidade de famílias aninhadas.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Selecionar um painel ou um montante no meio desse caos pode ser um problema. Ou não, caso você use a tecla TAB.

Basta parar o cursor do mouse sobre uma aresta do objeto que você deseja selecionar e ir clicando na tecla TAB que o Revit vai alternando entre os objetos. Quando o objeto desejado ficar pré-selecionado basta clicar para confirmar.

seleção-de-objetos-tecla-tab

TECLA TAB – SELECIONAR OBJETOS VINCULADOS

Algo comum quando se trabalha com o Revit é vincular arquivos dentro do seu arquivo. Caso você não saiba do que se trata, um vínculo no Revit é quando você faz um link de um arquivo dentro do seu arquivo atual.

Os benefícios são diversos indo desde o trabalho em equipe ao fato do arquivo ficar muito mais leve.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Certo, mas qual o uso do TAB nisso tudo?

Simples. Quando você tem um arquivo vinculado você pode visualizar este arquivo mas não pode fazer alterações nele. Se você tentar selecioná-lo, vai perceber que ele é um “bloco” único.

Mas digamos que você gostaria de copiar algum objeto deste arquivo vinculado para dentro do seu arquivo atual, o que fazer?

Simples. Poscione o mouse sobre o objeto desejado e pressione a tecla TAB. Assim que o objeto ficar na cor azul clique para selecionar.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Em seguida na aba Modificar, no campo Área de transferência pressione Copiar (ou Ctrl + C).

seleção-de-objetos-tecla-tab

Agora basta usar a opção Colar (ou Ctrl + V) para inserir o objeto selecionado dentro do seu projeto atual. Pronto! A família é copiada e já esta disponível para ser usada.

TECLA TAB – ALTERNAR ENTRE VISTAS ABERTAS

No Revit estamos 100% do tempo trabalhando em um modelo 3D. Quando visualizamos uma planta ou um corte, por mais que se pareça com um desenh 2D é apenas uma visualização do seu projeto 3D.

Tanto estas visualizações em 2D bem como as em 3D chamamos de vistas. Conforme vamos trabalhando vamos abrindo vistas e mais vistas.

Para acessar as vistas que estão abertas precisamos ir até a aba Vista e no painel Janelas podemos gerenciar as vistas que estão abertas.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Mas uma maneira rápida de alternar entre as vistas que estão abertas no seu projeto, basta manter a tecla CTRL pressionada e ir clicando na tecla TAB, que desta forma o Revit vai alternando entre a vistas que estão abertas no seu arquivo.

seleção-de-objetos-tecla-tab

Pronto! Agora você tem um monte de possibilidades para usar a tecla TAB nos seus projetos, tanto facilitando seu trabalho como solucionando alguns pequenos problemas!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *